Porto goleia Trissino e segue líder só com vitórias

Num duelo entre os dois mais bem classificados, o Porto goleou o Trissino em Itália e segura a liderança no Grupo A da Champions League. Na perseguição, está o Barcelona, que recebeu e venceu o Saint-Omer. O Reus somou os primeiros pontos, em duelo catalão com o Igualada.

Porto goleia Trissino e segue líder só com vitórias

Com a liderança em jogo, o Porto foi afirmativo em Itália, na pista do Trissino, vencendo por claros 1-7.

Os dragões adiantaram-se aos três minutos, por Gonçalo Alves. Na reacção, Alvarinho desperdiçou uma grande penalidade, mas redimiu-se com a igualdade aos nove minutos. No entanto, o Porto seria mais eficaz.

Carlo Di Benedetto fez o 1-2 e, em nova oportunidade para igualar, Alvarinho não conseguiu converter nova bola parada, desta vez um livre directo. No contra-golpe, Telmo Pinto dilatou para um 1-3 que foi um rude golpe nas aspirações italianas.

No arranque da etapa complementar, o Porto garantiu os três pontos com três golos - por Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Edu Lamas - em apenas sete minutos.

Com o jogo na mão, o Porto geriu, dando um derradeiro golpe já nos cinco minutos finais, com Carlo Di Benedetto a capitalizar uma superioridade por azul a Andrea Malagoli.

O Porto soma quatro vitórias em quatro jogos, tendo agora o Barcelona - ainda invicto, mas com um empate - como adversário mais próximo. Os blaugrana venceram o Saint-Omer por 6-1.

Ignacio Alabart e Sergi Aragonès bateram Pedro Chambel para o que parecia ser um triunfo fácil, mas Santi Lampasona reduziu a meio da primeira parte e os gauleses seguraram a desvantagem mínima, que levaram até seis minutos do final, quando Alabart bisou para o 3-1.

Sem nada a perder, o Saint-Omer arriscou, mas o Barcelona foi de uma eficácia extrema, com três golos - dois de Marc Grau e mais um de Alabart, a selar um hat-trick - no derradeiro minuto.

Reus vira para a primeira vitória

Em Reus, a equipa da casa somou os primeiros pontos com uma vitória num duelo catalão com o Igualada.

Os arlequinse estiveram a vencer por 0-2, com tentos de Marc Carol e Roger Bars, mas Guillem Jansà reduziu e, aproveitando a superioridade numérica por azuis a Matias Pascual e Joan Ruano, os "roiginègre" viraram o marcador com Martí Casas e Joan Salvat a marcarem.

Na etapa complementar, Martí Casas dilatou na 10ª falta do Igualada aos 11 minutos. Roger Bars reduziu, também de bola parada, numa grande penalidade, a 10 minutos do fim, mas a equipa de MArc Muntané não conseguiu evitar a derrota.

O Grupo A da fase de grupos da Champions League regressa, para a 5ª e última jornada da primeira volta, no dia 21, com o Igualada a receber o Trissino.

As restantes partidas - deste Grupo A e também do Grupo B - realizam-se na costumeira quinta-feira, dia 22. Destaque para o embate entre Porto e Barcelona, na reedição da final mais repetida na mais importante prova europeia: nada menos do que sete vezes.

4ª jornada

Barcelona 6-1 Saint-Omer • 8.Jan

• Trissino 1-7 Porto • 8.Jan

Reus 4-3 Igualada • 8.Jan

Classificação

1º Porto (12 pontos), 2º Barcelona (10), 3º Trissino (7), 4º Reus (3), 5º Igualada (3), 6º Saint-Omer (0)

5ª jornada

• Igualada vs. Trissino • 21.Jan, 21h

• Saint-Omer vs. Reus • 22.Jan, 20h

• Porto vs. Barcelona • 22.Jan, 20h30

Horários das partidas na hora local.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Benfica 'morde' no João Rocha e Oliveirense empata em Barcelos

Benfica 'morde' no João Rocha e Oliveirense empata em Barcelos

Se o Sporting 'mostrou os dentes' na Luz para o campeonato, o Benfica deu uma 'valente dentada' no João Rocha, num jogo em que as águias estiveram claramente melhor. Frente à Oliveirense, o Óquei de Barcelos evitou a derrota no último minuto, e o Liceo venceu o Bassano.

Acto europeu do 'dérbi capital'

Acto europeu do 'dérbi capital'

A Champions League entra em 2026 com a 4ª jornada da fase de grupos. No Grupo A, apenas quatro dias volvidos, há novo 'dérbi capital' entre Sporting e Benfica, agora no João Rocha, e o Porto defende a liderança do Grupo A na pista do Trissino.

Um 'ex' muito incómodo

Um 'ex' muito incómodo

No dérbi maior do arranque de 2026, o primeiro dos golos do Sporting foi apontado por Danilo Rampulla, jogador que chegou a Portugal pela mão do Benfica, sendo dispensado em 2021. Aproveitado e alavancado pelo Óquei de Barcelos, vai 'amargando' aquela decisão das águias.

Renovações na 'corda bamba'

Renovações na 'corda bamba'

Rafa e Diogo Rafael são duas figuras maiores da última década a nível nacional e mundial que terminam contrato no final da presente temporada, tendo o futuro em aberto. Uma eventual ida de Rafa para o Benfica foi notícia, mas as águias não apresentaram qualquer proposta.

'Rei' de Portugal

'Rei' de Portugal

Entre quem diz que já ganhou a corrida e quem defenda que apenas é o melhor posicionado após as voltas de qualificação, é incontornável: Reinaldo Ventura será o próximo seleccionador português. O anúncio federativo confirmará a 'escolha' que foi avançada pelo HóqueiPT em Outubro.

Hockey Club Coruña
HC Coruña abandona OK Liga

HC Coruña abandona OK Liga

O HC Coruña, com graves problemas económicos, abandonou a OK Liga Femenina e será fortemente sancionado pela federação espanhola, quer com o afastamento das competições nacionais, quer economicamente e até com a obrigação de ressarcir as equipas que se deslocaram ao Riazor.

'Negro' apresenta renúncia... para valer?

'Negro' apresenta renúncia... para valer?

Em ano de Campeonato do Mundo, 'Negro' Paez apresentou a renúncia do cargo de seleccionador da albiceleste... outra vez. O treinador, campeão do Mundo em 2022, já apresentara a renúncia noutras ocasiões, mas os diferendos acabaram sanados, ou com promessas disso.