Oliveirense, finalista na última edição, cai em Paço de Arcos
A Oliveirense, finalista da Taça em 2025, caiu nos 16-avos, em Paço de Arcos. Em desvantagem por 3-0, a Oliveirense ainda empatou, mas a equipa da Linha foi mais eficaz nas grandes penalidades. Óquei de Barcelos, Porto, Sporting e Benfica também avançam. E vai haver Clássico.

Depois de Valongo, ainda nos 32-avos-de-final, e Tomar, este sábado, a Oliveirense é a terceira equipa do Campeonato Placard a sair da Taça de Portugal às mãos de equipas da II Divisão.
Tem sido uma entrada aziaga da Oliveirense em 2026. Após a derrota para o campeonato, em casa, com o Tomar, e uma vitória que escapou no último minuto em Barcelos para a Champions League, a equipa de Oliveira de Azeméis é afastada nos 16-avos-de-final da Taça depois de ter sido finalista na última edição.
Em Paço de Arcos, Bruno Frade, Lourenço Miguelito e, na recarga a uma grande penalidade, Gonçalo Nunes colocaram o Paço de Arcos, 4º classificado da Zona Sul da II Divisão, a vencer por surpreendentes 3-0 com menos de nove minutos jogados.
A Oliveirense reduziu por Diogo Lemos pouco depois, mas a equipa da Linha foi segurando uma vantagem que, na segunda parte, Bruno Di Benedetto anulou. O internacional francês fez o 3-2 aos 12 minutos e, três minutos volvidos, igualou.
Faltavam perto de 10 minutos para o fim do tempo regulamentar, mas a equipa de Nuno Resende não conseguiu voltar a bater Diogo Rodrigues ("Matraco"). Nem nos 10 minutos adicionais do prolongamento, em que Bernardo Mendes ainda negou um golo de livre directo a Frade que parecia certo. Nem nas grandes penalidades.
No desempate por castigos máximos, Bruno Frade marcou na primeira tentativa, e, sem mais golos, foi suficiente para a equipa de Diogo Alves seguir para os oitavos-de-final, recebendo o Sporting.
Vitórias de Champions
As outras equipas envolvidas na Champions League acabaram por vencer com relativa facilidade.
O Sporting venceu por 1-7 na pista do Académico da Feira, com Santiago Honório a bisar. Num jogo em que foram chamados mais quatro jovens, João Pina, Guilherme Caetano, Miguel Franco e o guarda-redes Lourenço Soares, Guilherme e Miguel ainda fizeram o gosto ao stick.
Porto e Benfica venceram no Entroncamento e em Sesimbra, e vão encontrar-se na próxima ronda no Dragão Arena.
Depois de um susto na ronda anterior, o Porto não facilitou e, no Entroncamento, mudou aos sete e acabou aos 14, com póquer de Carlo Di Benedetto e hat-trick de Pol Manrubia e Gonçalo Alves.
O Benfica venceu na vila piscatória por 2-11, com hat-trick de Diogo Rafael e Lucas Ordoñez, e Nil Roca a bisar. Eduardo Chumbinho, que representou as águias nos escalões de formação, apontou os dois golos do Sesimbra.
No primeiro jogo do dia, em dérbi minhoto, o Óquei de Barcelos venceu o Famalicense por 3-10, com a equipa de Rui Neto a mostrar a sua veia goleadora também na Taça. "Tato" Ferruccio, Carlitos, Ivan Morales, Miguel Rocha e Kyllian Gil bisaram.
Nos oitavos-de-final, os barcelenses terão novo dérbi minhoto, com o Riba d'Ave, no Parque das Tílias.
Carvalhos passa no Marco
No jogo que fechou estes 16-avos-de-final, o Carvalhos venceu o Marco por 3-6.
Ruben Sousa inaugurou o marcador. Artur Ribeiro, com um bis, virou o resultado já nos últimos cinco minutos, mas Afonso Lima e Ruben Sousa conseguiram levar a equipa primodivisionária a vencer para o intervalo.
Na segunda parte, Luís Cláudio igualou aos cinco minutos para o actual 6º classificado da Zona Norte A da III Divisão, mas Diogo Casanova assumiu o apuramento para os "oitavos", com encontro marcado com o Póvoa.
O internacional jovem português respondeu apenas um minuto volvido com o 3-4, dilatou aos 11 minutos de grande penalidade e fez o 3-6 final a dois minutos do derradeiro apito.
A próxima eliminatória está agendada para o fim-de-semana de 14 e 15 de Fevereiro.
16-avos-de-final
• Sintra 0-3 Candelária • 10.jan
• Juv. Salesiana 4-6 Riba d'Ave • 10.jan
• Criar-T 2-3 Póvoa (1-1, 1-1 prol, 0-1 pen) • 10.jan
• Acad. Cambra 2-4 Turquel • 10.jan
• Vilafranquense 1-9 Oeiras • 10.jan
• Santiago 1-7 Parede • 10.jan
• Acad. Espinho 2-3 Juv. Pacense • 10.jan
• Lavra 3-10 Braga • 10.jan
• Sobreira 3-8 Sanjoanense • 10.jan
• Juv. Viana 6-3 Tomar • 10.jan
• Famalicense 3-10 Óquei de Barcelos • 11.jan
• Paço de Arcos 4-3 Oliveirense (3-3, 1-0 pen) • 11.jan
• Entroncamento 0-14 Porto • 11.jan
• Acad. Feira 1-7 Sporting • 11.jan
• Sesimbra 2-11 Benfica • 11.jan
• Marco 3-6 Carvalhos • 11.jan
Oitavos-de-final
• Oeiras vs. Juv. Pacense
• Porto vs. Benfica
• Póvoa vs. Carvalhos
• Candelária vs. Juv. Viana
• Braga vs. Sanjoanense
• Riba d'Ave vs. Óquei de Barcelos
• Paço de Arcos vs. Sporting
• Parede vs. Turquel

Domingo, 11 de Janeiro de 2026, 19h39
Gostou deste artigo?








