HC Coruña abandona OK Liga

O HC Coruña, com graves problemas económicos, abandonou a OK Liga Femenina e será fortemente sancionado pela federação espanhola, quer com o afastamento das competições nacionais, quer economicamente e até com a obrigação de ressarcir as equipas que se deslocaram ao Riazor.

HC Coruña abandona OK Liga
Foto de capa: Hockey Club Coruña

O Hockey Club Coruña não completará três anos na OK Liga Femenina, o mais competitivo campeonato de Hóquei em Patins no feminino.

Lançado em 2023 aquando do "desaparecimento" da equipa feminina do Liceo, ficando mesmo com a vaga deste nas competições europeias, o HC Coruña arrancou a temporada com sérias dificuldades económicas e teve várias atletas a reclamarem vencimentos em atraso e a deixarem a equipa nesta pausa de Inverno.

Com três vitórias (sobre os três mais mal classificados) e oito derrotas, o clube ocupava o 11º lugar entre os 14 participantes da OK Liga, mas foi forçada a abandonar a OK Liga.

A federação espanhola decidiu punir o emblema com o afastamento dos campeonatos nacionais - OK Liga e OK Liga Plata - durante duas temporadas e obrigará ao pagamento das despesas de deslocação das equipas que visitaram esta época o Palácio dos Desportos do Riazor.

Os jogos com o HC Coruña não serão considerados para efeitos de pontuação ou saldo de golos, sendo que, com o relegar da equipa para o último lugar da classificação, só serão despromovidas mais duas equipas.

Como uma estrela cadente

O Hockey Club Coruña surgiu em 2023, para manter vivo o Hóquei em Patins feminino na Corunha em virtude do anunciado "fecho" da equipa do Liceo. Foi 6º na primeira temporada e, com a vaga do Liceo, chegou às meias-finais da Champions League Women.

Na pretérita temporada, não foi além do 9º lugar. Já se vislumbravam alguns problemas, mas a equipa contava com a portuguesa Inês Severino, a italiana Vicki Caretta, as espanholas Alba Garrote e Laia Juan, ou as chilenas Beatriz Gaete ou Fernanda Muñoz. Partiram todas.

Apesar de uma equipa reformulada, a manutenção parecia ao alcance, mas, com dificuldade em cumprir os compromissos financeiros, tudo ficou comprometido.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Um 'ex' muito incómodo

Um 'ex' muito incómodo

No dérbi maior do arranque de 2026, o primeiro dos golos do Sporting foi apontado por Danilo Rampulla, jogador que chegou a Portugal pela mão do Benfica, sendo dispensado em 2021. Aproveitado e alavancado pelo Óquei de Barcelos, vai 'amargando' aquela decisão das águias.

Renovações na 'corda bamba'

Renovações na 'corda bamba'

Rafa e Diogo Rafael são duas figuras maiores da última década a nível nacional e mundial que terminam contrato no final da presente temporada, tendo o futuro em aberto. Uma eventual ida de Rafa para o Benfica foi notícia, mas as águias não apresentaram qualquer proposta.

'Rei' de Portugal

'Rei' de Portugal

Entre quem diz que já ganhou a corrida e quem defenda que apenas é o melhor posicionado após as voltas de qualificação, é incontornável: Reinaldo Ventura será o próximo seleccionador português. O anúncio federativo confirmará a 'escolha' que foi avançada pelo HóqueiPT em Outubro.

'Negro' apresenta renúncia... para valer?

'Negro' apresenta renúncia... para valer?

Em ano de Campeonato do Mundo, 'Negro' Paez apresentou a renúncia do cargo de seleccionador da albiceleste... outra vez. O treinador, campeão do Mundo em 2022, já apresentara a renúncia noutras ocasiões, mas os diferendos acabaram sanados, ou com promessas disso.