HC Coruña abandona OK Liga
O HC Coruña, com graves problemas económicos, abandonou a OK Liga Femenina e será fortemente sancionado pela federação espanhola, quer com o afastamento das competições nacionais, quer economicamente e até com a obrigação de ressarcir as equipas que se deslocaram ao Riazor.

O Hockey Club Coruña não completará três anos na OK Liga Femenina, o mais competitivo campeonato de Hóquei em Patins no feminino.
Lançado em 2023 aquando do "desaparecimento" da equipa feminina do Liceo, ficando mesmo com a vaga deste nas competições europeias, o HC Coruña arrancou a temporada com sérias dificuldades económicas e teve várias atletas a reclamarem vencimentos em atraso e a deixarem a equipa nesta pausa de Inverno.
Com três vitórias (sobre os três mais mal classificados) e oito derrotas, o clube ocupava o 11º lugar entre os 14 participantes da OK Liga, mas foi forçada a abandonar a OK Liga.
A federação espanhola decidiu punir o emblema com o afastamento dos campeonatos nacionais - OK Liga e OK Liga Plata - durante duas temporadas e obrigará ao pagamento das despesas de deslocação das equipas que visitaram esta época o Palácio dos Desportos do Riazor.
Os jogos com o HC Coruña não serão considerados para efeitos de pontuação ou saldo de golos, sendo que, com o relegar da equipa para o último lugar da classificação, só serão despromovidas mais duas equipas.
Como uma estrela cadente
O Hockey Club Coruña surgiu em 2023, para manter vivo o Hóquei em Patins feminino na Corunha em virtude do anunciado "fecho" da equipa do Liceo. Foi 6º na primeira temporada e, com a vaga do Liceo, chegou às meias-finais da Champions League Women.
Na pretérita temporada, não foi além do 9º lugar. Já se vislumbravam alguns problemas, mas a equipa contava com a portuguesa Inês Severino, a italiana Vicki Caretta, as espanholas Alba Garrote e Laia Juan, ou as chilenas Beatriz Gaete ou Fernanda Muñoz. Partiram todas.
Apesar de uma equipa reformulada, a manutenção parecia ao alcance, mas, com dificuldade em cumprir os compromissos financeiros, tudo ficou comprometido.
Terça-feira, 6 de Janeiro de 2026, 21h31
Gostou deste artigo?






