'Rei' de Portugal
Entre quem diz que já ganhou a corrida e quem defenda que apenas é o melhor posicionado após as voltas de qualificação, é incontornável: Reinaldo Ventura será o próximo seleccionador português. O anúncio federativo confirmará a 'escolha' que foi avançada pelo HóqueiPT em Outubro.

Ao início da noite desta terça-feira, alguns órgãos de comunicação nacional deram Reinaldo Ventura como próximo seleccionador nacional. A notícia ecoou pelos quatro cantos e, entre certezas e uma mal disfarçada água numa fervura que já tinha levantado, será certo, confirmando a "escolha" avançada pelo HóqueiPT em Outubro último: o o trono estava mesmo à espera de Rei.
Reinaldo Ventura, que completa 48 anos em Maio e se manterá em funções como treinador da Sanjoanense pelo menos até final desta época, sucederá a Paulo Freitas como seleccionador de Portugal, herdando uma equipa que se sagrou campeã europeia e que procurará redimir-se do 4º lugar do último Campeonato do Mundo no Mundial que se realiza em Outubro no Paraguai.
Figura histórica do Porto, Reinaldo Ventura representou depois Óquei de Barcelos, Viareggio e Juventude de Viana como jogador. A meio da temporada de 2021/22, num abandono discreto das pistas, assumiu o comando técnico dos vianenses. Garantiu a manutenção e arrancou para nova temporada, mas, com o emblema da Princesa do Lima a atravessar uma crise financeira, não terminaria a temporada.
Pouco depois, assumiu os destinos da Sanjoanense na II Divisão. Logo na primeira temporada, em 2023/24, garantiu o regresso à categoria máxima, ficando em lugar de play-off em 2024/25. Nesta que está a ser a sua terceira temporada nos alvinegros de São João da Madeira, é 10º, mas novamente na luta pelos play-offs, está nos 16-avos-de-final da Taça de Portugal (defronta o Sobreira), e nos quartos-de-final da WSE Cup (com o Lleida como adversário).
Regressa agora à Selecção Nacional, depois de ter culminado o seu percurso como internacional no Mundial de 2017, como vice-campeão do Mundo. Antes, destacam-se os títulos mundiais de 2003 e o título europeu de 2016. O primeiro desafio desta nova aventura, será em Montreux, para a Taça das Nações, em Abril.
Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2026, 9h07
Gostou deste artigo?







