Renovações na 'corda bamba'
Rafa e Diogo Rafael são duas figuras maiores da última década a nível nacional e mundial que terminam contrato no final da presente temporada, tendo o futuro em aberto. Uma eventual ida de Rafa para o Benfica foi notícia, mas as águias não apresentaram qualquer proposta.

Esta quarta-feira, A Bola noticiou que Rafa, em fim de contrato, estaria de saída do Porto com um contrato de três temporadas com o Benfica à espera, dando eco a algumas publicações num fórum afecto aos portistas. Mas, ao que o HóqueiPT apurou, não houve qualquer proposta das águias ao internacional português do Porto, não sendo, neste momento, sequer equacionado na Luz.
Rafa, recentemente reconhecido com um Dragão de Ouro, completará 14 épocas de dragão ao peito, 12 delas consecutivas, que fazem dele o jogador há mais tempo na equipa principal.
Pelos dragões, o internacional português de 34 anos conquistou, entre outros títulos, sete vezes o campeonato nacional, cinco vezes a Taça de Portugal e uma Champions League. Pela selecção portuguesa absoluta, a que renunciou no final do último Europeu, conquistou um Campeonato do Mundo e dois Campeonatos da Europa em 10 presenças (cinco mundiais e cinco europeus) consecutivas entre 2015 e 2025.
Em seis destas grandes competições, Rafa partilhou balneário com Diogo Rafael, que está também em final de contrato - com o Benfica - e também com o futuro em aberto.

Diogo Rafael tem 36 anos e praticamente uma vida ligada ao Benfica, sendo um dos capitães a par de Pedro Henriques, que também termina contrato no final da época. Diogo chegou em 2004 para os Sub-17 e está na sua 22ª época de águia ao peito, contando, entre outros, quatro títulos de campeão, três Taças de Portugal e duas Ligas Europeias.
Campeão europeu em Oliveira de Azeméis, em 2016, participou como Rafa em cinco mundiais e cinco europeus, entre 2011 e 2022, falhando apenas a presença no Mundial de 2019.
No Benfica, a saída de Lucas Ordoñez é dada como certa, mas a renovação (ou não) de "Xiquinho" está em ponderação. Será bom recordar que Pau Bargalló estará de regresso até Março, e que, por exemplo, o jovem Martim Costa, cedido ao Turquel, vai ganhando maturidade. A suficiente para ocupar um lugar - o de Diogo Rafael - na equipa principal do Benfica? Caberá aos responsáveis encarnados avaliarem.
Certo, para já, com tudo "o que hoje é verdade, amanhã é mentira", é que uma eventual vaga nas águias não será para Rafa...
Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2026, 19h36
Gostou deste artigo?








