Benfica 'morde' no João Rocha e Oliveirense empata em Barcelos

Se o Sporting 'mostrou os dentes' na Luz para o campeonato, o Benfica deu uma 'valente dentada' no João Rocha, num jogo em que as águias estiveram claramente melhor. Frente à Oliveirense, o Óquei de Barcelos evitou a derrota no último minuto, e o Liceo venceu o Bassano.

Benfica 'morde' no João Rocha e Oliveirense empata em Barcelos

Quatro dias depois de se terem defrontado para o campeonato, com um empate a dois, Sporting e Benfica voltaram a encontrar-se. E, se os leões foram à Luz mostrar os dentes, agora em casa foram fortemente mordidos. O Benfica venceu por 1-4, controlando praticamente toda a partida.

O Benfica entrou forte, a tentar impor velocidade, mas foi o Sporting que inaugurou o marcador, com Rampulla a servir Rafa Bessa, que desfeiteou Pedro Henriques, eleito para este jogo, para o 1-0. No entanto, ao contrário do que aconteceu para o campeonato, o Benfica não acusou o golo. Nem mais uma bola parada falhada.

Ainda antes dos cinco minutos, Rafa Bessa fez grande penalidade sobre Zé Miranda, mas o jogador das águias não conseguiu bater Xano. Depois de três bolas defendidas na Luz, o guardião leonino voltaria a ser intransponível na bola parada.

O Benfica continuou a mandar no jogo, quase sempre sob a batuta de Roberto Di Benedetto e, aos 10 minutos, o internacional gaulês surpreendeu Xano por trás da baliza para a igualdade. Minuto e meio depois, em contra-ataque, Diogo Rafael rematava rasteiro para a reviravolta.

Os encarnados acalmaram o jogo, com ataques mais prolongados. E, sempre com mais posse de bola, eram poucas as oportunidades que sobravam para a equipa de Joan Ignasi Edo. Que ainda voltaria a sofrer antes do descanso. Com quatro minutos e meio para o intervalo, Lucas Ordoñez recebeu na área, trabalhou bem, e rematou para o fundo das redes para o 1-3.

Depois de uma primeira parte em que esteve irreconhecível - bem longe da primeira parte que protagonizou na Luz -, o Sporting foi mais afoito na segunda, também beneficiando do retrair das águias, que, sem se desequilibrarem defensivamente, iam evitando apuros a Pedro Henriques.

A 10 minutos do fim, Zé Miranda arrancou pela direita e serviu Gonçalo Pinto a meia altura para um golo bonito, e para um 1-4 que, a nove minutos do fim, dava muito conforto à equipa de Edu Castro.

O Sporting ainda dispôs de uma grande penalidade, mas Rafa Bessa não conseguiu bater Pedro Henriques, merecendo apenas nota adicional o vermelho a Edu Castro a poucos segundos do fim, a protestar um lance de Gonzalo Romero sobre Gonçalo Pinto que não foi sancionado pela equipa de arbitragem.

Óquei de Barcelos evita derrota no último minuto

Em Barcelos, houve empate a quatro na visita da Oliveirense.

O Óquei de Barcelos esteve a vencer por duas vezes, mas Bruno Di Benedetto bisou para anular primeiro o golo de Carlitos e depois o de Miguel Rocha.

No arranque da segunda parte, Lucas Martinez colocou a Oliveirense pela primeira vez na frente aos três minutos, quando as equipa jogavam ambas com menos um jogador, e os barcelenses tiveram de ir atrás do resultado.

A nove minutos do fim, Kyllian Gil era eficaz de bola parada, batendo Bernardo Mendes no livre directo da 15ª falta oliveirense para o 3-3, mas, dois minutos volvidos, João Souto não desperdiçava igual oportunidade e voltava a dar vantagem à equipa de Nuno Resende.

Em vantagem, a Oliveirense fechou-se bem, com um Óquei de Barcelos que não conseguia manter a cabeça fria. Já nos dois minutos finais, Tato Ferruccio viu azul. E Miguel Rocha também. Mas, há sempre uma estrela a "guiar" os campeões. Mesmo em inferioridade numérica, num remate de meia distância, Kyllian Gil faria o 4-4 a ditar a divisão de pontos.

Liceo vence Bassano

Na Corunha, o Liceo venceu o Bassano por 4-3.

Nuno Paiva marcou o único golo da primeira parte, no derradeiro minuto, mas houve ainda tempo para Fernando Montigel ver azul. E, no arranque da segunda parte, aproveitando a superioridade, "los verdes" ampliaram por Dava Torres.

Gerard Riba reduziu, mas golos de Bruno Saavedra e Arnau Xaus dispararam o Liceo no marcador com menos de sete minutos para jogar.

Facundo Pósito encurtou distância de pronto, mas os italianos, sem pontos, não conseguiriam melhor que um terceiro golo, novamente por Riba, a dois minutos do fim.

Com o Benfica a liderar destacado com 12 pontos, mais cinco que Sporting e Liceo, o Grupo B da fase de grupos da Champions League regressa, para a 5ª e última jornada da primeira volta, no dia 22, com destaque para o Clássico europeu entre Benfica e Liceo.

4ª jornada

Liceo 4-3 Bassano • 8.Jan

• Sporting 1-4 Benfica • 8.Jan

• Óquei de Barcelos 4-4 Oliveirense • 8.Jan

Classificação

1º Benfica (12 pontos), 2º Sporting (7), 3º Liceo (7), 4º Oliveirense (4), 5º Óquei de Barcelos (4), 6º Bassano (0)

5ª jornada

• Bassano vs. Óquei de Barcelos • 22.Jan, 20h45

• Benfica vs. Liceo • 22.Jan, 20h30

• Oliveirense vs. Sporting • 22.Jan, 21h

Horários das partidas na hora local.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Porto goleia Trissino e segue líder só com vitórias

Porto goleia Trissino e segue líder só com vitórias

Num duelo entre os dois mais bem classificados, o Porto goleou o Trissino em Itália e segura a liderança no Grupo A da Champions League. Na perseguição, está o Barcelona, que recebeu e venceu o Saint-Omer. O Reus somou os primeiros pontos, em duelo catalão com o Igualada.

Acto europeu do 'dérbi capital'

Acto europeu do 'dérbi capital'

A Champions League entra em 2026 com a 4ª jornada da fase de grupos. No Grupo A, apenas quatro dias volvidos, há novo 'dérbi capital' entre Sporting e Benfica, agora no João Rocha, e o Porto defende a liderança do Grupo A na pista do Trissino.

Um 'ex' muito incómodo

Um 'ex' muito incómodo

No dérbi maior do arranque de 2026, o primeiro dos golos do Sporting foi apontado por Danilo Rampulla, jogador que chegou a Portugal pela mão do Benfica, sendo dispensado em 2021. Aproveitado e alavancado pelo Óquei de Barcelos, vai 'amargando' aquela decisão das águias.

Renovações na 'corda bamba'

Renovações na 'corda bamba'

Rafa e Diogo Rafael são duas figuras maiores da última década a nível nacional e mundial que terminam contrato no final da presente temporada, tendo o futuro em aberto. Uma eventual ida de Rafa para o Benfica foi notícia, mas as águias não apresentaram qualquer proposta.

'Rei' de Portugal

'Rei' de Portugal

Entre quem diz que já ganhou a corrida e quem defenda que apenas é o melhor posicionado após as voltas de qualificação, é incontornável: Reinaldo Ventura será o próximo seleccionador português. O anúncio federativo confirmará a 'escolha' que foi avançada pelo HóqueiPT em Outubro.

Hockey Club Coruña
HC Coruña abandona OK Liga

HC Coruña abandona OK Liga

O HC Coruña, com graves problemas económicos, abandonou a OK Liga Femenina e será fortemente sancionado pela federação espanhola, quer com o afastamento das competições nacionais, quer economicamente e até com a obrigação de ressarcir as equipas que se deslocaram ao Riazor.

'Negro' apresenta renúncia... para valer?

'Negro' apresenta renúncia... para valer?

Em ano de Campeonato do Mundo, 'Negro' Paez apresentou a renúncia do cargo de seleccionador da albiceleste... outra vez. O treinador, campeão do Mundo em 2022, já apresentara a renúncia noutras ocasiões, mas os diferendos acabaram sanados, ou com promessas disso.