Rei posto: Reinaldo Ventura confirmado como novo seleccionador
Reinaldo Ventura foi apresentado como novo seleccionador nacional pela federação portuguesa. O actual treinador da Sanjoanense regressa à Selecção nove anos depois de ter vestido a camisola das quinas pela última vez.

A Federação de Patinagem de Portugal apresentou, esta segunda-feira, Reinaldo Ventura como novo seleccionador nacional de seniores masculinos, ocupando o lugar deixado vago por Paulo Freitas após a conquista do Campeonato da Europa em Setembro último. Confirmam-se as informações lançadas em vários órgãos na semana passada, e o "favoritismo" ao cargo avançado pelo HóqueiPT em Outubro último.
Internacional juvenil, júnior e Sub-23, Reinaldo Ventura representou a selecção absoluta em oito Campeonatos da Europa, em seis Campeonatos do Mundo e numa edição dos Jogos Mundiais.
Depois de ter estado consecutivamente em seis Campeonatos da Europa (de 2000 a 2012) e cinco Campeonatos do Mundo (2003 a 2011), abdicaria em 2012 após o Europeu perdido em Paredes a seis segundos do fim.
Mas foi sensível ao apelo de Luís Sénica para regressar em 2016 como aporte de experiência, e conquistou o Europeu em Oliveira de Azeméis (onde conquistara o Mundial de 2003), pondo fim ao maior jejum de grandes competições da selecção nacional, de seis Europeus e seis Mundiais sem vencer. Ainda esteve no Mundial de 2017, o primeiro dos então World Roller Games, já com 39 anos, despedindo-se vice-campeão, numa final decidida em grandes penalidades.

Agora, voltou a receber a chamada de Luís Sénica. De Sénica presidente para Ventura treinador. E "Rei", treinador da Sanjoanense desde 2023, quando pegou nos alvinegros na II Divisão, será o terceiro seleccionador absoluto do "postulado" de Luís Sénica como presidente federativo. E, a cumprir-se o acordo firmado até 2028, será - pela limitação de mandatos - o último.
Para já, Reinaldo Ventura - e os adjuntos Hugo Silva e Marco Lopes - tem um primeiro desafio em Montreux, para a Taça das Nações, já em Abril. E, em Outubro, disputará o Campeonato do Mundo no Paraguai.
Reinaldo, de 47 anos, junta-se a um corpo de seleccionadores que tem sido rejuvenescido, reforçando a marca de uma geração nascida à volta de 1980. Também apontados a este cargo, recorde-se que Hugo Azevedo, de 42 anos, é o seleccionador de Sub-17 masculinos, Filipe Faria, de 43, lidera os Sub-17 femininos, e Ricardo Barreiros, que completa 44 no próximo sábado, é o seleccionador de seniores femininos. "Destoa" Vasco Vaz, do alto de respeitáveis 65 anos, que está à frente dos Sub-19 masculinos.
Como Reinaldo na Sanjoanense, Hugo, no Juventude Pacense, e Ricardo, no Oeiras, acumulam como treinadores de clube, .
Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026, 17h49
Gostou deste artigo?


