Sporting sua para vencer Oliveirense
O Sporting venceu a Oliveirense tangencialmente no arranque da 12ª jornada. Depois de uma entrada forte dos leões na etapa complementar, a equipa da Oliveirense anulou uma desvantagem de dois golos e fez por merecer a igualdade nos últimos minutos. Mas o Sporting foi pragmático.

Em Actualização...
Na abertura da 12ª jornada, o Sporting recebeu e venceu a Oliveirense por tangencial 4-3, num jogo em que a equipa de Oliveira de Azeméis não conseguiu contrariar o arranque de 2026 aziago - são agora três derrotas e um empate em quatro jogos -, mas obrigou os leões a fecharem-se para segurar os três pontos.
Com pouco mais de quatro minutos cumpridos, Danilo Rampulla inaugurou o marcador para uma tradição que parecia cumprir-se.
Na época passada, já com Joan Ignasi Edo e Nuno Resende nos bancos, as duas equipas defrontaram-se quatro vezes, duas delas em finais. A Oliveirense venceu a Taça Continental e o Sporting conquistaria a Taça de Portugal, e, pelo meio, os leões venceram os dois jogos para o campeonato.
De resto, para o campeonato, a Oliveirense não vence o Sporting desde Janeiro de 2021 e, como visitante, desde Março de 2014. No João Rocha, o melhor que a equipa de Oliveira de Azeméis logrou foi um empate em oito jogos, e num já distante Novembro de 2018.
No entanto, na recta final de uma primeira parte com pouca emoção, Gonzalo Romero viu o azul e, na superioridade numérica, assistido por João Souto no regresso a uma casa que foi sua nas últimas seis temporadas, o jovem Diogo Lemos repôs a igualdade, deixando tudo em aberto para a etapa complementar.
No regresso dos balneários, o Sporting foi impressionante na sua pressão. Rafa Bessa reclamou cedo um golo que não foi validado e, no dobrar dos três minutos, contou mesmo. Ainda antes de estar cumprida uma mão cheia de minutos, Alessandro Verona, após iniciativa de Rampulla, ampliava para 3-1.
Eram dois golos conseguidos em duas segundas bolas a que os leões foram mais rápidos a chegar e, mesmo reduzindo - completamente contra a corrente - aos seis minutos, por Bruno Di Benedetto, os jogadores não se livraram de um valente raspanete de Nuno Resende, que, neste mesmo João Rocha, se sagrou campeão pelo Benfica em 2023.
O golo colocou o Sporting em sentido, ainda que continuasse a ser Bernardo Mendes, com uma excelente exibição, o guarda-redes mais em foco. Aos 12 minutos, o guardião oliveirense protagonizou uma das suas melhores intervenções, numa jogada leonina a três bem gizada, e, no contra-ataque que se seguiu, também numa segunda bola, Joan Galbas igualava a três.
A Oliveirense crescia no recuar do Sporting, mas, minuto e meio volvido sobre o empate, Franco Platero teve uma "branca", deixou fugir Romero e empurrou o compatriota contra a tabela, vendo azul. Na superioridade, Roc Pujadas fez o 4-3 à entrada dos 10 minutos finais.
A equipa de Nuno Resende, que não contou com o capitão Lucas Martinez, reagiu e teve muitas oportunidades, "entremeadas" de boas intervenções de Bernardo Mendes na resposta às defesas de Xano Edo, que negou uma grande penalidade de Galbas e viu Platero rematar ao poste. O Sporting defendia a vantagem e os três pontos como podia.
No derradeiro minuto e meio, a Oliveirense jogou sem guarda-redes, mesmo na perda de bola (escapou duas vezes ao golo no contra-golpe) e esteve muito perto do golo da igualdade. Perto, mas sem cigarro.
As duas equipas voltam a encontrar-se já no seu próximo jogo, no dia 22, a contar para a Champions League. Então, a Oliveirense recebe o Sporting.
Os restantes jogos desta 12ª jornada disputam-se este sábado. Destaque para os duelos entre Benfica e Óquei de Barcelos, os dois mais bem classificados e separados por apenas um ponto, e entre Porto e Braga, 4º e 5º com iguais 22 pontos.
12ª jornada
• Sporting 4-3 Oliveirense • 16.Jan
• Porto vs. Braga • 17.Jan, 15h
• Juv. Pacense vs. Sanjoanense • 17.Jan, 17h30
• Tomar vs. Valongo • 17.Jan, 18h
• Riba d'Ave vs. Póvoa • 17.Jan, 18h30
• Benfica vs. Óquei de Barcelos • 17.Jan, 19h
• Turquel vs. Carvalhos • 17.Jan, 21h
Classificação
1º Benfica¹ (31 pontos), 2º Óquei de Barcelos¹ (30), 3º Sporting (29), 4º Porto¹ (22), 5º Braga¹ (22), 6º Tomar¹ (16), 7º Oliveirense (15), 8º Valongo¹ (14), 9º Riba d'Ave² (13), 10º Sanjoanense¹ (12), 11º Turquel¹ (9), 12º Juv. Pacense² (5), 13º Carvalhos¹ (4), 14º Póvoa¹ (0)
¹ menos um jogo, ² menos dois jogos
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, 19h47




