13ª jornada fechada sem surpresas

Sporting, com um hat-trick de Rampulla, Braga e Juventude Pacense venceram no 'quase' fecho da primeira volta - apenas pendente de uma decisão disciplinar - da fase regular do Campeonato Placard. Sanjoanense e Tomar dividiram pontos.

13ª jornada fechada sem surpresas

Depois das vitórias de Benfica, Óquei de Barcelos e Porto, a 13ª jornada foi concluída, esta quarta-feira, com as equipas mais bem classificadas a imporem-se. Houve empate entre Sanjoanense e Tomar, mas estão mais perto na classificação. Sem surpresas.

Esse empate, em São João da Madeira, foi a três, e conseguido pelos tomarenses nos segundos finais.

O Tomar marcou primeiro, ainda não estavam cumpridos sete minutos, por Xanoca, mas os alvinegros responderam de pronto por Alex Mount. No arranque da etapa complementar, Hugo Santos fez o 2-1, e, na superioridade após azul ao reforço invernal Martim Lopes, Nuno Araújo dilatava para 3-1.

António Marante já negara duas bolas paradas - um livre directo e uma grande penalidade - a Hugo Santos, e a Sanjoanense parecia ter na mão a primeira vitória após o anúncio de Reinaldo Ventura como seleccionador. Mas os três pontos escapariam...

A 11 minutos do fim, na 10ª falta, Julián Tamborindegui reduziu. Remi Herman não conseguiu a igualdade de grande penalidade, já nos quatro minutos finais, mas, no derradeiro assalto, Xanoca fazia o tento que ditava a repartição de pontos.

O Tomar termina a primeira volta em 6º, com 18 pontos, seguindo a Sanjoanense em 10º, com 13, e à mercê da decisão disciplinar do jogo entre Riba d'Ave e Juventude Pacense.

Juventude Pacense volta a vencer

Pela primeira vez na época em curso, os pacenses somam duas vitórias consecutivas e passam a somar 11 pontos. Ainda abaixo da linha de água, mas com Turquel (12 pontos) e Sanjoanense (13) ao alcance de uma possível vitória na secretaria.

Esta quarta-feira, a equipa de Hugo Azevedo venceu na Póvoa do Varzim por claros 0-6, mas com um nulo ao intervalo.

Na segunda parte, Joca Guimarães desfez a igualdade com um bis nos primeiros sete minutos. Miccoli dilatou aos 11 e aos 15, e a vitória estava assegurada. Diogo Abreu e Miguel Moura, este a estrear-se a marcar pelos pacenses, fecharam as contas.

Sporting vence com hat-trick de Rampulla

Noutra luta, de perseguição ao lugar cimeiro, o Sporting venceu em Valongo por 2-4.

Nos primeiros 25 minutos, só houve golos nos derradeiros dois minutos, com Danilo Rampulla a bisar e Franco Pósito a amenizar a desvantagem para a segunda parte.

O Valongo de Raul Meca criou muitos problemas aos leões, mas Rampulla voltou a ser providencial com um terceiro golo, a meio da etapa complementar. Facundo Navarro, de regresso a uma casa que já foi sua, fez o quarto golo a pouco mais de sete minutos do fim, e a vitória dificilmente escaparia.

Pedro Batista ainda reduziu com quatro minutos para jogar, mas Kiko Pinto - do "alto" dos seus 17 anos -, na 10ª falta leonina, não conseguiu desfeitear Xano Edo para colocar outra pressão nos instantes finais.

O Sporting fecha a primeira volta em 3º, com 32 pontos, a apenas um do Óquei de Barcelos e a cinco da liderança do Benfica. O Valongo está em lugar de play-off, em 7º, com 15 pontos.

Braga vence dérbi minhoto

No Pavilhão das Goladas, o Braga venceu o dérbi minhoto com o Riba d'Ave por 7-2, seguindo em 5º, com 25 pontos. O Riba d'Ave, é 9º, a apenas um ponto de Valongo e Oliveirense... e com um jogo a menos.

Os ribadavenses tiveram dupla oportunidade para abrir o marcador, mas nem Nanu Castro, nem Guilherme Azevedo conseguiram bater Diogo Fernandes de grande penalidade. E, se não marcaram, sofreram, com Santi Chambela a fazer o primeiro do jogo aos 11 minutos.

O Braga ampliou por Gonçalo Neto e, quando Daniel Pinheiro reduziu, Guilherme Magalhães repôs a vantagem de dois golos com que se chegou ao intervalo.

Magalhães voltou a marcar no início da segunda parte, na 10ª falta do Riba d'Ave, e o capitão António Trabulo fazia um 5-1 com 14 minutos para jogar que deixava poucas dúvidas quanto ao vencedor.

A realizar uma excelente campanha, o Braga de Jorge Silva faria o sexto já nos três minutos finais, com Trabulo a marcar de livre directo, e Gonçalo Neto fecharia as contas depois de Gustavo Pato ter feito o segundo da equipa de Jorge Ferreira.

Este sábado, último dia de Janeiro, disputa-se a 14ª jornada, primeira da segunda volta. Destaque natural para o Clássico entre Óquei de Barcelos e Porto, mas também para as saídas complicadas de Sporting a São João da Madeira, e do Benfica a Turquel.

13ª jornada

Óquei de Barcelos 5-1 Turquel • 25.Jan

• Oliveirense 1-3 Benfica • 25.Jan

• Carvalhos 2-8 Porto • 25.Jan

Braga 7-2 Riba d'Ave • 28.Jan

• Póvoa 0-6 Juv. Pacense • 28.Jan

• Sanjoanense 3-3 Tomar • 28.Jan

• Valongo 2-4 Sporting • 28.Jan

Classificação

1º Benfica (37 pontos), 2º Óquei de Barcelos (33), 3º Sporting (32), 4º Porto (28), 5º Braga (25), 6º Tomar (18), 7º Valongo (15), 8º Oliveirense (15), 9º Riba d'Ave¹ (14), 10º Sanjoanense (13), 11º Turquel (12), 12º Juv. Pacense¹ (11), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa (1)

¹ menos um jogo

14ª jornada

• Sanjoanense vs. Sporting • 31.Jan, 18h

• Braga vs. Juv. Pacense • 31.Jan, 18h

• Carvalhos vs. Riba d'Ave • 31.Jan, 18h

• Valongo vs. Oliveirense • 31.Jan, 18h30

• Póvoa vs. Tomar • 31.Jan, 18h30

• Turquel vs. Benfica • 31.Jan, 21h

• Óquei de Barcelos vs. Porto • 31.Jan, 21h30

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Trissino vai defender Coppa; Viareggio, Valdagno e Bassano também na Final Four

Trissino vai defender Coppa; Viareggio, Valdagno e Bassano também na Final Four

Viareggio, Valdagno, Bassano e, esta quarta-feira, Trissino confirmaram o teórico favoritismo que a classificação da primeira volta da Serie A1 lhes dava, e estão nas meias-finais da Coppa Italia. A Final Four, em sede a anunciar, está agendada para 7 e 8 de Março.

Kristin arrasa casa do Marinhense

Kristin arrasa casa do Marinhense

Os efeitos da depressão Kristin fizeram sentir-se um pouco por todo o país. O distrito de Leiria foi particularmente afectado, e o Pavilhão da Embra, casa do Marinhense, ficou completamente destruído. O Pavilhão Polidesportivo de Marrazes também sofreu danos consideráveis.

Uma volta quase perfeita de pontos, ainda que 'escassa' de golos

Uma volta quase perfeita de pontos, ainda que 'escassa' de golos

O Benfica termina a primeira volta do campeonato com um registo pontual que não conseguia há 10 anos, quando foi campeão nacional e europeu. Curiosamente, marca pouco, o mínimo desde que, há 16 anos, terminou em 5º. Após uma época que terminou mal, Edu Castro procura títulos.