«Boa aprendizagem da primeira, na segunda parte crescemos imenso»

Condicionado disciplinarmente na primeira parte, o Valongo deu uma boa resposta na Luz, em particular na etapa complementar. Raul Meca gostou de como a sua equipa reagiu às adversidades e, apesar da Final Four da WSE Trophy estar no horizonte, não adianta estar já a pensar nisso.

«Boa aprendizagem da primeira, na segunda parte crescemos imenso»

O Valongo começou praticamente o jogo frente ao Benfica, na Luz, no passado sábado, em inferioridade numérica, com um azul mostrado a João Maló logo no primeiro minuto.

Foi o primeiro de três azuis que os valonguenses viram na primeira metade da partida. Maló viu dois e, apesar do terceiro valer vermelho, foi aposta. "A acumulação não dita suspensão, não tinhamos nada a perder", explicou o técnico, sublinhando a importância do jogador que cumpriu muitos anos da sua formação de águia ao peito.

Raul Meca não concordou com o critério arbitral (melhor na segunda parte), mas elogiou a resposta da sua equipa. "Gostei muito da forma como lidámos com essas adversidades", afirmou, realçando as poucas oportunidades concedidas ao Benfica e, particularmente, o crescimento na etapa complementar apesar de um "golo esquisito". "Boa aprendizagem da primeira parte, na segunda crescemos imenso", vincou.

O Valongo é 7º, com 18 pontos, de cinco vitórias, três empates e sete derrotas, numa caminhada sólida de uma equipa que perdeu Carlitos, Kyllian Gil, João Almeida e, já com esta época em curso, Miguel Moura. Os quatro melhores marcadores da pretérita temporada.

Esta época, Franco Pósito é o destacado melhor marcador valonguense na fase regular do Campeonato Placard, com 13 golos, seguido do contributo de João Pedro, Pedro Batista e, ainda, Miguel Moura, todos com cinco golos.

Para além da campanha no Campeonato Placard, é inevitável ter presente a Final Four europeia, da WSE Trophy, que disputará a 14 e 15 de Março. Ainda que Raul Meca - de volta a uma Final Four depois de ter estado na da WSE Cup na pretérita temporada - rejeite que o foco seja, desde já, nessa prova.

Para já, "aprender o que temos a aprender com este jogo", e segue-se a Sanjoanense, em São João da Madeira, no dia 17. E, antes da Final Four da WSE Trophy, o Valongo ainda defronta Póvoa, Braga, Carvalhos e Óquei de Barcelos. "Se formos criando boas sensações, e conquistando pontos, será mais fácil estarmos preparados para a Final Four do que se estivermos a pensar nela", frisou o técnico, que fala de uma evolução que será natural até esse fim-de-semana.

Os valonguenses apresentaram candidatura - como os italianos do Giovinazzo - à organização da Final Four e aguardam a decisão do organismo europeu.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«E quando não é para ganhar?»

«E quando não é para ganhar?»

Edu Castro revelou-se satisfeito com uma exibição sólida do Benfica frente ao Valongo, que também vale confiança para a (dupla) visita ao Dragão Arena, onde os encarnados, ainda invictos esta época, raramente passam. Os adeptos dizem-lhe 'hoje é para ganhar'. E alguma vez não é?

Copa definida: Calafell ficou com a 'fava', Barcelona defronta anfitrião

Copa definida: Calafell ficou com a 'fava', Barcelona defronta anfitrião

Ficaram, esta segunda-feira, definidas em sorteio as 'cruzes' da Taça do Rei, que se disputará de 19 a 22 de Março em Sant Sadurní d'Anoia. O Calafell teve em 'sorte' o Reus, que defende o troféu conquistado em 2025 e era o mais indesejado para os cabeças-de-série.

Pedro Carvalho
Sporting e Porto não facilitam: goleadas a Póvoa e Turquel

Sporting e Porto não facilitam: goleadas a Póvoa e Turquel

Sporting e Porto não facilitaram na recepção a Póvoa e Turquel, que estão abaixo da linha de água. Os leões marcaram oito e os dragões, apenas na primeira parte, marcaram nove, só permitindo aos visitantes um tento de honra.

Firme na liderança: Benfica vence Valongo

Firme na liderança: Benfica vence Valongo

O Benfica venceu o Valongo por 5-1 na abertura da 15ª jornada e, pelo menos, manterá a vantagem na liderança da fase regular. Gonçalo Pinto, com uma assistência e dois golos, deu o mote para o triunfo das águias.