«E quando não é para ganhar?»
Edu Castro revelou-se satisfeito com uma exibição sólida do Benfica frente ao Valongo, que também vale confiança para a (dupla) visita ao Dragão Arena, onde os encarnados, ainda invictos esta época, raramente passam. Os adeptos dizem-lhe 'hoje é para ganhar'. E alguma vez não é?

O Benfica conseguiu, no passado domingo, uma vitória segura por 5-1 sobre o Valongo. O 14º triunfo em 15 jornadas da fase regular do Campeonato Placard.
Edu Castro, treinador das águias, elogiou o Valongo e a sua proposta de jogo. "Jogo de muita pressão nas tabelas e pressão a toda a pista, uma equipa muito física, bem trabalhada", mas o Benfica aceitou esse desafio e chegou ao intervalo a vencer por 3-0.
As águias estiveram seis minutos em superioridade, mas só lograram um golo com um homem a mais. "Como na Corunha, na situação mais improvável foi golo, e nas mais prováveis não foi", observou, afirmando que o que estava planeado para este momento, surgiu, mas houve uma bola ao poste e desvios falhados ao segundo poste. "Marcámos um golo, e não é fácil marcar mais", sublinhou.
De resto, o técnico ficou "contente com a exibição", principalmente na primeira parte. "Estivemos muito bem. Fechámos 14 remates, que não chegaram à nossa baliza", destacou.
Agora segue-se o Porto, com dois jogos consecutivos no Dragão Arena: dia 14 para a Taça de Portugal, e dia 18 para o campeonato.
As últimas vitórias do Benfica ali remontam ao play-off de 2020/21. As águias venceram ali as duas primeiras partidas das meias-finais, mas permitiriam a reviravolta numa época em que, em virtude da pandemia da CoViD-19, não foi permitido público nas bancadas. Com público, é preciso recuar a Dezembro de 2014 para encontrar uma vitória encarnada.
Momento importante? Edu Castro falou dos adeptos que lhe dizem "Hoje é para ganhar". E, no Benfica, "quando não é para ganhar?", questiona o treinador. "Vamos convencidos que podemos fazer um grande jogo e ganhar no Dragão Arena", assegurou, ressalvando que o "Porto (está) numa fase de época muito sólida".
A época passada, a primeira derrota do Benfica foi no Dragão Arena, ao 10º jogo oficial. Agora, a deslocação à casa do rival maior na modalidade será na 27ª partida, e - com 24 vitórias e dois empates - o Benfica também chega invicto. "(Na época passada) foi em Outubro, e estamos em Fevereiro", vincou. "Caiu muita chuva desde então", gracejou.
Para a Taça de Portugal, Edu Castro afirmou que "as duas equipas tiveram azar no sorteio" por se encontrarem tão cedo, recordando ainda que o sorteio tem sido madrasto com o Benfica que, sob a sua batuta, ainda não jogou - e, mesmo que vença no Dragão Arena, não jogará - em casa para a prova rainha.
Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2026, 15h21
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas






