«E quando não é para ganhar?»

Edu Castro revelou-se satisfeito com uma exibição sólida do Benfica frente ao Valongo, que também vale confiança para a (dupla) visita ao Dragão Arena, onde os encarnados, ainda invictos esta época, raramente passam. Os adeptos dizem-lhe 'hoje é para ganhar'. E alguma vez não é?

«E quando não é para ganhar?»

O Benfica conseguiu, no passado domingo, uma vitória segura por 5-1 sobre o Valongo. O 14º triunfo em 15 jornadas da fase regular do Campeonato Placard.

Edu Castro, treinador das águias, elogiou o Valongo e a sua proposta de jogo. "Jogo de muita pressão nas tabelas e pressão a toda a pista, uma equipa muito física, bem trabalhada", mas o Benfica aceitou esse desafio e chegou ao intervalo a vencer por 3-0.

As águias estiveram seis minutos em superioridade, mas só lograram um golo com um homem a mais. "Como na Corunha, na situação mais improvável foi golo, e nas mais prováveis não foi", observou, afirmando que o que estava planeado para este momento, surgiu, mas houve uma bola ao poste e desvios falhados ao segundo poste. "Marcámos um golo, e não é fácil marcar mais", sublinhou.

De resto, o técnico ficou "contente com a exibição", principalmente na primeira parte. "Estivemos muito bem. Fechámos 14 remates, que não chegaram à nossa baliza", destacou.

Agora segue-se o Porto, com dois jogos consecutivos no Dragão Arena: dia 14 para a Taça de Portugal, e dia 18 para o campeonato.

As últimas vitórias do Benfica ali remontam ao play-off de 2020/21. As águias venceram ali as duas primeiras partidas das meias-finais, mas permitiriam a reviravolta numa época em que, em virtude da pandemia da CoViD-19, não foi permitido público nas bancadas. Com público, é preciso recuar a Dezembro de 2014 para encontrar uma vitória encarnada.

Momento importante? Edu Castro falou dos adeptos que lhe dizem "Hoje é para ganhar". E, no Benfica, "quando não é para ganhar?", questiona o treinador. "Vamos convencidos que podemos fazer um grande jogo e ganhar no Dragão Arena", assegurou, ressalvando que o "Porto (está) numa fase de época muito sólida".

A época passada, a primeira derrota do Benfica foi no Dragão Arena, ao 10º jogo oficial. Agora, a deslocação à casa do rival maior na modalidade será na 27ª partida, e - com 24 vitórias e dois empates - o Benfica também chega invicto. "(Na época passada) foi em Outubro, e estamos em Fevereiro", vincou. "Caiu muita chuva desde então", gracejou.

Para a Taça de Portugal, Edu Castro afirmou que "as duas equipas tiveram azar no sorteio" por se encontrarem tão cedo, recordando ainda que o sorteio tem sido madrasto com o Benfica que, sob a sua batuta, ainda não jogou - e, mesmo que vença no Dragão Arena, não jogará - em casa para a prova rainha.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«Boa aprendizagem da primeira, na segunda parte crescemos imenso»

«Boa aprendizagem da primeira, na segunda parte crescemos imenso»

Condicionado disciplinarmente na primeira parte, o Valongo deu uma boa resposta na Luz, em particular na etapa complementar. Raul Meca gostou de como a sua equipa reagiu às adversidades e, apesar da Final Four da WSE Trophy estar no horizonte, não adianta estar já a pensar nisso.

Copa definida: Calafell ficou com a 'fava', Barcelona defronta anfitrião

Copa definida: Calafell ficou com a 'fava', Barcelona defronta anfitrião

Ficaram, esta segunda-feira, definidas em sorteio as 'cruzes' da Taça do Rei, que se disputará de 19 a 22 de Março em Sant Sadurní d'Anoia. O Calafell teve em 'sorte' o Reus, que defende o troféu conquistado em 2025 e era o mais indesejado para os cabeças-de-série.

Pedro Carvalho
Sporting e Porto não facilitam: goleadas a Póvoa e Turquel

Sporting e Porto não facilitam: goleadas a Póvoa e Turquel

Sporting e Porto não facilitaram na recepção a Póvoa e Turquel, que estão abaixo da linha de água. Os leões marcaram oito e os dragões, apenas na primeira parte, marcaram nove, só permitindo aos visitantes um tento de honra.

Firme na liderança: Benfica vence Valongo

Firme na liderança: Benfica vence Valongo

O Benfica venceu o Valongo por 5-1 na abertura da 15ª jornada e, pelo menos, manterá a vantagem na liderança da fase regular. Gonçalo Pinto, com uma assistência e dois golos, deu o mote para o triunfo das águias.