«O primeiro objectivo é, foi, e será sempre, a manutenção»

O Tomar garantiu a manutenção a duas jornadas do fim, depois de habituar os seus adeptos a outras lutas. Mas Nuno Lopes recorda que o principal objectivo é, historicamente, a manutenção. Agora, no alívio da permanência, há outros objectivos e é hora de 'preparar o que aí vem'.

«O primeiro objectivo é, foi, e será sempre, a manutenção»

O Tomar assegurou a manutenção com uma vitória por 4-2 sobre a Oliveirense.

No final da partida, o técnico Nuno Lopes reconheceu a superioridade da Oliveirense na primeira parte, e como a desvantagem mínima, apesar de algumas oportunidades para os tomarenses, era até lisonjeira.

No segunda parte, o momento do vermelho mudou o jogo. Ainda pairou o "espectro de empate", mas o Tomar garantiu os necessários três pontos. "Ganhámos não jogando melhor do que o adversário", apontou Nuno Lopes, recordando outras partidas em que aconteceu o contrário.

Desde o regresso à I Divisão, em 2020, a formação nabantina habituou os seus adeptos a "outros vôos", mas o técnico - elogiando a época do Braga, que já foi a do Tomar - tem os pés bem assentes no chão. "O primeiro objectivo é, foi, e será sempre, a manutenção", recordou.

Olhando para o passado, o Tomar esteve na categoria máxima nos primeiros nove anos da competição em formato nacional, na década de 80. Depois, esteve mais cinco temporadas entre 1994 e 1999, duas entre 2000 e 2002, e viveu o "sobe-e-desce" em 2010/11 e em 2013/14.

De 2016 a 2019, somou mais três temporadas no "convívio dos grandes". Agora, vai na sexta temporada consecutiva, já com uma sétima assegurada. Reconhecendo que é difícil, Nuno Lopes aponta agora ao 8º lugar. "Não queria deixar a manutenção para a última jornada, queria duas jornadas para lutar pelo play-off", referiu, ambicionando chegar aos 30 pontos, objectivo traçado no final da primeira volta, quando o Tomar tinha 18.

Desde a subida, em 2020, o Tomar esteve sempre presente no play-off, que, apenas garantindo na última jornada na pretérita temporada, está novamente em risco.

Com 26 pontos, os tomarenses estão em 9º, e o 8º lugar será o melhor a que poderão aspirar, mas estão na luta com Juventude Pacense (8º, com 27 pontos e com menos um jogo) e Sanjoanense (10º, também com 26 pontos).

À margem deste objectivo, a equipa da cidade templária pensa no futuro. "[A manutenção] dá-nos tranquilidade para preparar o que aí vem", afirmou Nuno Lopes. "Dentro da identidade que temos, temos de encontrar outros jogadores", visou, havendo desde já apostas que este ano mostraram valor, como "o Martim [Lopes] e o João Pedro [Inácio] que têm ganho minutos".

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Mundial empurra arranque de temporada para Novembro

Mundial empurra arranque de temporada para Novembro

A realização do Campeonato do Mundo em Outubro obrigará a preparação das várias selecções desde Setembro, o que impedirá o arranque dos diferentes campeonatos nas datas habituais. A época de clubes só deverá arrancar em Novembro, com menos tempo para os diferentes compromissos.

Empate no fecho da 24ª jornada

Empate no fecho da 24ª jornada

Foi de empate em empate, até ao empate final. No fecho da 24ª e antepenúltima jornada, Juventude Pacense e Valongo dividiram pontos com um empate a quatro selado pelos pacenses já nos derradeiros segundos de jogo. O Valongo sobe a 6º, mas em igualdade pontual com a Oliveirense.

Três habituais e um estreante em busca da Taça

Três habituais e um estreante em busca da Taça

A Taça de Portugal decide-se este fim-de-semana entre Óquei de Barcelos, Benfica e Sporting, que já festejaram conquistas esta época, e um Póvoa que, apesar de já estar despromovido, viverá um momento histórico. As águias tentam ultrapassar o trauma das 'meias' da época passada.

Uma final antecipada e 'outsiders' no caminho de um crónico vencedor

Uma final antecipada e 'outsiders' no caminho de um crónico vencedor

Em simultâneo com a decisão da Taça de Portugal no masculino, Parede, Stuart, Sanjoanense e Benfica discutem a 'coroa' no feminino. As águias, vencedoras das últimas 11 edições, são favoritas à vitória, cabendo desde logo à Sanjoanense tentar contrariar essa 'inevitabilidade'.

«Foi difícil de conter, é o meu clube...»

«Foi difícil de conter, é o meu clube...»

Afastado das pistas há mais de quatro meses, Pedro Martins, capitão do Tomar, não conseguiu conter as lágrimas após o golo que selou a vitória tomarense que vale a permanência na I Divisão. '4-2, 10 segundos, estava feito: foi uma descarga emocional', desabafou.

«Nos quartos-de-final, qualquer equipa terá de sofrer muito para nos ganhar»

«Nos quartos-de-final, qualquer equipa terá de sofrer muito para nos ganhar»

Sem rodeios ou 'paninhos quentes', Ricardo Geitoeira assumiu a falha nos objectivos para campeonato e Champions League. Mas não baixa os braços na época, e a Oliveirense lutará pelo 6º lugar nesta fase regular e preparará a sua melhor versão para os quartos-de-final do play-off.