Braga vence Taça Jorge Coutinho

Barcelos foi este fim-de-semana palco da Taça Jorge Coutinho, promovida pela Associação de Patinagem do Minho. Entre os quatro primodivisionários minhotos - Óquei de Barcelos, Braga, Riba d'Ave e Juventude de Viana -, todos a mostrar caras novas, os bracarenses levaram a melhor.

Braga vence Taça Jorge Coutinho

O Pavilhão Municipal de Barcelos recebeu este fim-de-semana mais uma edição da Taça Jorge Coutinho, torneio organizado pela Associação de Patinagem do Minho e que homenageia aquele que foi presidente do Óquei entre 1980 e 1992 e da própria Associação entre 1993 e 2001.

Enquadrado na pré-época, o evento reuniu as quatro equipas minhotas primodivisionárias: Óquei de Barcelos e Braga, respectivamente 4º e 5º no último campeonato nacional, Riba d'Ave, 11º, e a recém-regressada Juventude de Viana, campeã nacional da II Divisão.

O Braga ergueu o troféu em igualdade pontual com a Juventude de Viana, no culminar de um evento nivelado, com jogos competitivos, a permitir ter primeiras sensações sobre caras novas nas várias equipas ainda com o arranque competitivo a mais de um mês de distância, mas "ferido" pelas ausências barcelenses, dado que meia equipa de Rui Neto está já a preparar o Mundial por Portugal (Carlos Ramos, Luis Querido e Miguel Rocha) e Espanha (Guillem Torrents e Ivan Morales).

A Taça Jorge Coutinho arrancou na sexta-feira com um jogo que, num critério de confronto directo, decidiria o vencedor. Entre Braga e Juventude de Viana, que terminariam com iguais seis pontos, os bracarenses venceram por 3-2.

O chileno Joaquin Fernandez bisou nos primeiros quatro minutos numa grande entrada dos vianenses, mas o Braga virou. Paulo Pereira reduziu antes do intervalo e, já na segunda parte, igualou. Gonçalo Neto ditou o vencedor.

Entre Riba d'Ave e Óquei de Barcelos, houve empate a um. Pedro Rocha marcou para os ribadavenses na primeira parte e Kyllian Gil, de livre directo, igualou na segunda.

No sábado, o Óquei de Barcelos venceu o Braga por 2-1, com Pedro Silva a apontar o único golo da primeira parte. O reforço Lucas Honório ampliou e Tomás Santos reduziu.

Com muitos golos e cambalhotas no marcador, a Juventude de Viana bateu o Riba d'Ave por 5-4. Filipe Martins adiantou a equipa de Jorge Ferreira, mas Futuro e Tomás Pereira viraram para os de André Torres. No entanto, um bis de Gustavo Pato em superioridade numérica levaria os ribadavenses em vantagem para o intervalo.

Na segunda parte, Tiago Saraiva ampliou para o Riba d'Ave, mas a reacção vianense garantiu o triunfo, com golos de Gabriel Silva, Miguel Franco e Tomás Pereira.

Este domingo, na derradeira jornada, os vianenses adiantaram-se na corrida ao troféu ao vencerem o anfitrião Óquei de Barcelos por 1-3, novamente reagindo a desvantagem no marcador.

Lucas Honório foi eficaz de grande penalidade, mas Miguel Franco igualou antes do descanso e, na etapa complementar, Futuro e novamente Miguel Franco - jogador de 19 anos que chega do Sporting e se "apresentou" com três golos - carimbaram a vitória.

Porém, o Braga teria a última palavra. Pendente de um triunfo frente ao Riba d'Ave, a equipa de Jorge Silva até recolheu aos balneários, para o descanso, com um nulo no marcador, mas, na segunda metade construiu uma vantagem de quatro golos, com tentos dos jovens Santiago Honório (19 anos), Paulo Pereira (21), Afonso Ribeiro (19) e do já mais "tarimbado" Gonçalo Neto, que deverá ir ao Campeonato do Mundo em representação de Angola.

Guilherme Azevedo assinou o tento de honra ribadavense, mas a vitória do Braga por 1-4 também "cobria" um eventual desempate por diferença de golos com os vianenses e assegurava o triunfo no torneio, no que pode ser um bom prenúncio para uma temporada exigente, em que os bracarenses se vão estrear na WSE Champions League, a mais importante prova europeia.

No rescaldo dos três dias, fica o melhor ataque da Juventude de Viana (10 golos marcados), a defesa menos batida de Braga e Óquei de Barcelos (cinco golos sofridos), e o parco pecúlio ofensivo dos barcelenses ("apenas" quatro golos conseguidos), a que não são alheias as ausências.

No capítulo dos golos, de destacar que, dos 28 tentos obtidos nos seis jogos, 12 foram assinados por caras novas nas respectivas equipas, sendo que o agora vianense Miguel Franco logrou três, tal como o bracarense Paulo Pereira, no registo máximo individual nestes três dias.

Jogos

Braga 3-2 Juv. Viana • 11.Set

• Riba d'Ave 1-1 Óquei de Barcelos • 11.Set

Óquei de Barcelos 2-1 Braga • 12.Set

Juv. Viana 5-4 Riba d'Ave • 12.Set

• Óquei de Barcelos 1-3 Juv. Viana • 13.Set

• Riba d'Ave 1-4 Braga • 13.Set

Classificação final

1º Braga (6 pontos), 2º Juv. Viana (6), 3º Óquei de Barcelos (4), 4º Riba d'Ave (1)

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Águias em busca do 'sétimo céu'

Águias em busca do 'sétimo céu'

A Argentina tem definidas as suas 'águias' para o Campeonato do Mundo Feminino, em busca de um sétimo título mundial. Para repetir o sucesso de 2022, Dario Giuliani chamou oito das campeãs em San Juan a um grupo de 12 convocadas em que três já disputaram o campeonato português.

Pedro Costa novidade numa convocatória helvética sem campeões

Pedro Costa novidade numa convocatória helvética sem campeões

A pré-convocatória já o fazia prever e o anúncio dos 10 helvéticos que viajarão para o Paraguai confirmam a ausência de qualquer jogador do Biasca, campeão e vencedor da Taça na Suíça. Há apenas duas novidades em relação aos convocados para a Taça das Nações, e uma é portuguesa.