Cerdanyola vence Eurockey Cup de Sub-17

Na primeira edição da Eurockey Cup de Sub-17 exclusivamente feminina, a equipa 17 do Cerdanyola venceu, este domingo, uma inédita final a três. A equipa de Marc Miranda bateu a concorrência do cessante campeão Salt e do Vila-sana para erguer o troféu.

Cerdanyola vence Eurockey Cup de Sub-17
Foto de capa: Gordon Morrison / Eurockey Cup
Elite Cup Comprar bilhetes na MEO Blueticket.

A Eurockey Cup de Sub-17 de 2026 é do Cerdanyola.

Numa competição apenas com prova feminina, disputou-se este domingo uma inédita final a três, entre catalães.

O Salt, na defesa do título, impôs ao Vila-sana, que não sofrera nenhum golo nas quatro partidas anteriores, uma derrota por 5-1, com um hat-trick de Mar Vila, grande figura da conquista de 2025, a dar o mote.

Na segunda parte, o Salt defrontava o Cerdanyola, e não foi além de um empate a dois. Nos livres directos a valerem para eventual desempate pontual, o Cerdanyola venceu e ficava assim a bastar-lhe "apenas" vencer o Vila-sana para assegurar o título, depois de ter sido "vice" em 2021.

Na derradeira partida, Mariona Fernandez adiantou o Cerdanyola a cinco minutos do intervalo. Mas o Vila-sana, que não tinham hipótese de lutar pelo troféu, empatou com cinco minutos decorridos na etapa complementar, por Ona Berent.

O Cerdanyola tinha de vencer. E teve a sorte do jogo. A meio minuto do fim, um remate de meia distância de Íngrid Martín ficou nas caneleiras de Gal·la Borrell, que saiu disparada em contra-ataque para fazer o 1-2 que valia o título.

Este foi o culminar de uma caminha só com vitórias até esta final, depois da equipa orientada por Marc Miranda ter vencido, na primeira fase, Palau (2-0), Uri (4-2) e Farnham (5-2), derrotando depois a Federación Porteña (4-0) nas meias-finais.

Não obstante o triunfo, o Cerdanyola só colocou uma jogadora no "Cinco Ideal", Mariona Fernandez. A esta, juntam-se a guarda-redes Paula Bautista (Vila-sana), Mar Vila e Arlet Carretas (Salt) e a helvética Mara Landina Schenk (Uri).

O Uri recebeu o prémio "Respeito", a Federación Porteña ganhou a distinção "Amizade" e as gaulesas do Rink Atlantik foram distinguidas com "Paixão".

Parede despede-se com uma derrota e um empate

Antes dos jogos da final, os 3º classificados de cada grupo defrontaram-se em partidas-relâmpago.

O Parede, representante português nesta edição, perdeu com as francesas do Rink Atlantik por 1-2 e empatou com as helvéticas do Uri, a uma bola. Mariana Palmeirim e Ana Clara Segadães marcaram os dois golos da equipa orientada por Nuno Carrão.

Final

• Salt 5-1 Vila-sana • 25.Out

• Cerdanyola 2-2 Salt • 25.Out

• Vila-sana 1-2 Cerdanyola • 25.Out

Classificação final

1º Cerdanyola (4 pontos), 2º Salt (4), 3º Vila-sana (0)

Gostou deste artigo?

HoqueiShop
AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Barcelona e Gijón são 'super-campeões'

Barcelona e Gijón são 'super-campeões'

Na abertura da temporada em Espanha, o Barcelona venceu a Supercopa pela 16ª vez ao derrotar, nas grandes penalidades, o Igualada na final. No feminino, o Gijón, de Ana Catarina Ferreira, venceu o Vila-sana e reclamou a terceira Supercopa em seis edições.

Rivalidade à 'mesa' na Elite Cup

Rivalidade à 'mesa' na Elite Cup

As melhores equipas portuguesas ultimam a preparação para atacarem o primeiro troféu nacional da época, já esta semana, a Elite Cup. Momento para 'matar' saudades do Hóquei em Patins, para reviver rivalidades. Algumas na mesma 'mesa de jantar', entre família.

Gordon Morrison / Eurockey Cup
Vila-sana, Salt e Cerdanyola na final a três

Vila-sana, Salt e Cerdanyola na final a três

Vencedores dos três grupos da primeira fase, Vila-sana, Salt e Cerdanyola passaram as meias-finais sem sofrer qualquer golo e defrontam-se este domingo numa inédita final a três pelo troféu da Eurockey Cup de Sub-17 Femininos.

João Rodrigues despede-se: «Saio da Seleção com a paz de quem deixou tudo na pista»

João Rodrigues despede-se: «Saio da Seleção com a paz de quem deixou tudo na pista»

João Rodrigues anunciou nas redes sociais a despedida da selecção portuguesa, que capitaneou na conquista do Campeonato da Europa de 2016 e do Campeonato do Mundo de 2019. O atacante, agora com 36 anos, representou a selecção das quinas em seis europeus e sete mundiais