Primeiro troféu é para o Porto: Elite Cup conquistada

Na quinta final em dois anos entre Óquei de Barcelos e Porto, os dragões garantiram a conquista do primeiro troféu oficial nacional de 2026/27. Na decisão da Elite Cup, o 'kaiser' Cesar Carballeira deu o mote e Rafa carimbou o triunfo.

Primeiro troféu é para o Porto: Elite Cup conquistada
Foto de capa: Futebol Clube do Porto

Óquei de Barcelos e Porto encontraram-se este domingo em Santo Tirso para decidirem o primeiro troféu oficial nacional da temporada, sendo que a discussão de títulos entre galos e dragões não tem sido rara.

Esta foi a quinta final em dois anos, depois da decisão da Supertaça em 2024, Champions League, Campeonato Placard e Continental em 2025, com a equipa de Rui Neto a sorrir mais vezes: três contra uma. Agora, Paulo Freitas - que só tinha estado à frente dos dragões na Continental - levou a melhor.

O Porto venceu na decisão da Elite Cup por 2-5 e reclama o primeiro troféu da temporada, repetindo na prova o sucesso oficial de 2022 e o oficioso de 2019.

Cesar Carballeira, único reforço para esta temporada, inaugurou o marcador aos oito minutos, não perdoando à entrada da área depois de uma arrancada de Carlo Di Benedetto.

Os barcelenses reagiram e, a sete minutos do descanso, Pedro Silva recuperou na sua área e lançou vertical para Kyllian Gil, que, com um remate cruzado da direita, repôs a igualdade, ficando - com Guillem Torrents a negar uma grande penalidade a Gonçalo Alves - tudo em aberto para os segundos 25 minutos.

O Porto destacou-se cedo, em (mais) duas falhas defensivacs do Óquei de Barcelos.

Logo aos três minutos, Hélder Nunes pressionou alto, recuperou e, com olhos na nuca, colocou na área, onde Carballeira, completamente solto de marcação, voltou a não desperdiçar. O "kaiser" galego criou impacto imediato, e seria mesmo escolhido como MVP.

Com pouco mais de seis minutos cumpridos, Hélder lançou da divisória para Mena, que surgiu para o desvio de primeira nas costas da defensiva. Os dragões "cavavam" uma vantagem de dois golos que saberiam gerir.

O golo que o Óquei de Barcelos muito procurou chegou a cinco minutos do fim, com Miguel Rocha a ser lesto a chegar a uma bola perdida na área de Xavi Malián, relançando a esperança de outro desfecho.

A equipa de Rui Neto teve de se precipitar ofensivamente em busca da igualdade e pagou caro. A um minuto do fim, Rafa arrancou da sua meia pista, tabelou com Hélder que, com novo passe com peso, conta e medida, devolveu para as costas da defensiva para o 2-4.

Os barcelenses não baixaram os braços, mas a diferença de dois golos com poucos segundos para jogar pesava no esclarecimento. Já sem guarda-redes, uma perda de bola permitiu a Rafa arrancar pela esquerda e só parar quando carimbou definitivamente a conquista desta Elite Cup.

Quartos-de-final

• Benfica 6-1 Valongo • 29.Out

• Sporting 3-5 Oliveirense • 29.Out

• Porto 7-3 Sanjoanense • 30.Out

• Óquei de Barcelos 2-1 Braga • 30.Out

Meias-finais

• Benfica 1-2 Óquei de Barcelos • 31.Out

• Oliveirense 2-4 Porto • 31.Out

Final

• Óquei de Barcelos 2-5 Porto • 1.Nov

Gostou deste artigo?

HoqueiShop
AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Elite Cup Hóquei
«Vamos continuar a lutar com todas as nossas forças»

«Vamos continuar a lutar com todas as nossas forças»

O Benfica manteve a sua hegemonia total nas provas nacionais com a vitória na Elite Cup, mas a Sanjoanense, finalista pela terceira vez consecutiva, não desarma. Lamentando decisões arbitrais distintas em situações semelhantes, o treinador Rui Pedro aponta já à Taça Continental.

«Este título vai causar mais trabalho»

«Este título vai causar mais trabalho»

Paulo Dias, treinador dos Sub-15 do Porto que conquistaram a Eurockey Cup no passado domingo, elogiou o trabalho da sua equipa ao longo do evento, e a capacidade de ultrapassar adversidades na final a três, de praticamente perdida a conquistada no meio de muita emoção.

Gonçalo Nunes deixa Tomar: por agora, basta de Hóquei

Gonçalo Nunes deixa Tomar: por agora, basta de Hóquei

O Tomar anunciou esta terça-feira o fim da ligação com Gonçalo Nunes, que era reforço para esta época. Talento precoce, há muito nos holofotes, 'fartou-se' do Hóquei, num alerta a todos para a condição anímica tantas vezes subestimada.

Óquei Clube de Barcelos
Cesar, Carlo e Hélder em destaque na festa azul-e-branca

Cesar, Carlo e Hélder em destaque na festa azul-e-branca

Vencedor da Elite Cup, o Porto dominou as distinções finais. Cesar Carballeira foi escolhido como MVP e Carlo Di Benedetto foi o melhor marcador. Cesar e Carlo integram também o 'Cinco Ideal', tal como Hélder Nunes e os 'intrusos' barcelenses Guillem Torrents e Miguel Rocha.

«Saímos perfeitamente orgulhosos»

«Saímos perfeitamente orgulhosos»

Depois de seis vitórias, o Oeiras acabou por 'deixar' escapar um histórico troféu da Eurockey Cup de Sub-15 na derradeira partida de uma final a três exigente, mas o percurso, consequência do trabalho realizado, deixou o técnico Nuno Henriques orgulhoso.

Europeu 2027 confirmado no Vendéspace

Europeu 2027 confirmado no Vendéspace

A World Skate Europe confirmou a realização do próximo Campeonato da Europa no Vendéspace, em La Vendée, de 29 de Agosto a 4 de Setembro de 2027. Será apenas a segunda vez que o Europeu se realiza em França, e a primeira vez fora da Península Ibérica desde 2010.