Benfica destaca-se nos títulos nacionais pós-pandemia
Não sendo discutível que um Campeonato vale mais do que qualquer outra prova, diz-se que um troféu é um troféu. E o Benfica voltou este sábado a distanciar-se do Porto nas contas pós-pandemia. As águias contam agora nove troféus nacionais, quatro às ordens de Edu Castro.

As contas aos troféus são sempre feridas de subjectividade. Muitas vezes coloca-se aos treinadores a escolha: prefere ganhar este ou este? E a resposta deveria ser óbvia. "Não posso ganhar os dois?"
Na frieza dos números, o Benfica somou este sábado, com a conquista da Supertaça António Livramento, o seu 8º troféu no pós-pandemia, destacando-se do Porto, que, uma semana antes, chegara ao 7º com a conquista da Elite Cup.
São contas aos troféus nacionais, reservando para depois da realização da Taça Continental - em que está o Porto - o olhar sobre as provas internacionais. Nessas, Porto, Sporting, Óquei de Barcelos e Valongo envergonham as águias, sem qualquer troféu conquistado quando entram equipas de além-fronteira.
Regressando ao rectângulo à beira-mar plantado, o Benfica venceu a terceira Supertaça desde 2020/21, a que se junta a conquista de três Elite Cups e dois Campeonatos Nacionais. Para trás, fica o Porto, com três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal (cinco troféus dos mais apetecíveis) e duas Elite Cups.
Nestas seis temporadas completas e agora uma iniciada, o Sporting conta quatro troféus nacionais, o Óquei de Barcelos dois, e o Tomar um, a Taça de Portugal de 2022/23.

Contas dos treinadores
Olhando para os troféus nacionais conquistados pelos treinadores dos ditos "três grandes", aqueles que são sempre mais escrutinados, Edu Castro somou o quarto troféu em nove possíveis, destacando-se de Joan Ignasí Edo, com três nos mesmos nove possíveis, sendo que, chegando ambos em 2024, não tiveram "culpa" de não poder disputar a Supertaça na sua primeira temporada.
Paulo Freitas chegou uma temporada depois, na última época, para vencer um troféu nacional (a Elite Cup na semana passada) em seis possíveis. Também venceu a Champions League, e por isso disputará a Continental Cup no próximo fim-de-semana, mas isso serão contas de outro rosário.
Porto destacadíssimo na História
A História dos troféu nacionais remonta a 1939, mas, apesar do Porto ter começado a vencer apenas em 1983, foi somando troféus atrás de troféus nas provas nacionais. São já 70 com carácter oficial, deixando muito para trás os 54 conquistados pelo Benfica.
Se há equilíbrio na Elite Cup (dois dos dragões e três das águias), na Taça (19-15 favorável ao Porto) e Campeonato (26-25 também com os portistas na frente), a Supertaça desequilibra definitivamente as contas, com os dragões a contarem 23 contra apenas 10 das águias.
No palmarés azul-e-branco, só falta - e, pelos vistos, continuará a faltar - uma Taça 1947, cuja única edição realizada foi conquistada pelos encarnados.
Domingo, 8 de Novembro de 2026, 12h30
Gostou deste artigo?


