Opinião

A antevisão da 14ª jornada

Jan 29, 2016
Hugo Gaidao

Olhando para a 14ª jornada do Nacional da I Divisão, num campeonato onde a equipa do Benfica vai passeando a sua classe, começo precisamente pelo jogo do líder na sua visita ao Pavilhão do HC Braga. E podemos dizer que o líder do campeonato tem tudo para continuar a sua caminhada para o título. O Braga vem de uma derrota em São João da Madeira e começa a entrar em zona perigosa no que diz respeito à luta pela manutenção. Mesmo sabendo que normalmente em Braga a equipa da casa é sempre perigosa, o facto é que a equipa liderada por Pedro Nunes é claramente favorita para trazer os três pontos da cidade dos arcebispos.

Benfica é claramente favorito em Braga

Em Vale de Cambra defrontar-se-ão HA Cambra e FC Porto. O Porto, remodelado com muita juventude e qualidade, liderado por Cabestany que já prolongou contrato, tem vindo a recuperar lugares na classificação e já é segundo. Com um percurso imaculado na Liga Europeia, os azuis-e-brancos são claros favoritos a trazer a vitória e a confirmarem a sua ascensão na tabela.

No Pico, Candelária e Turquel jogam um jogo de aflitos. O Candelária não pode perder mais pontos sob pena de ficar definitivamente arredado da luta pela manutenção. Por sua vez, o Turquel vem de um excelente resultado contra o forte Óquei de Barcelos e certamente viajará até ao Pico com o objectivo de, pelo menos, pontuar. O “factor casa” poderá ser decisivo para este encontro, onde o equilíbrio deverá ser uma realidade ao longo dos 50 minutos.

Turquel vem de um excelente resultado

Na Linha de Cascais, em Paço de Arcos, a equipa local que está tranquilamente no grupo dos oito primeiros classificados, defrontará um Barcelos ferido no seu orgulho após a derrota em Turquel. A equipa de Paulo Freitas viu-se ultrapassada pelo FC Porto e certamente viajará ate ao Sul, novamente com o objectivo de vencer e com esperança numa escorregadela do Porto em Vale de Cambra. Por outro lado, o Barcelos está em perigo de poder ser ultrapassado por Oliveirense. Será um jogo muito equilibrado, com um conjunto de Paulo Garrido normalmente muito forte a jogar em casa, mas ainda assim com um pequeno favoritismo para os visitantes.

Na primeira volta, o Barcelos venceu o Paço de Arcos por 5-2

Sanjoanense e Sporting defrontam-se domingo num dos embates mais esperados da jornada, não só pela história deste duelo mas também porque ninguém esquece que a Sanjoanense foi uma das equipas que bateu o Sporting no campeonato passado. Apesar da Sanjoanense fazer em sua casa a maioria dos pontos, acreditamos que o Sporting não voltará a cometer o mesmo erro do ano passado e, com maior ou menor dificuldade, sairá de São João da Madeira com os três pontos na bagagem.

Em Viana, local de culto para o hóquei em patins, aguarda-se a visita da fortíssima Oliveirense que, na semana anterior, quase impunha a primeira derrota ao Benfica neste campeonato. Com equipas recheadas de jogadores experientes e com muita qualidade, certamente irá assistir-se a um grande espectáculo. Apesar de Viana ser um recinto difícil para se pontuar, o favoritismo cai na Oliveirense para a vitória neste jogo.

Oliveirense venceu a Juventude de Viana no arranque do campeonato por tangenciais 3-2

Por fim, e no 3 de Fevereiro, o jogo que encerra a jornada será jogado em Torres Vedras, entre Física – que se assume como uma das boas surpresas do campeonato - e o Valongo, que mudou de treinador. Apesar do favoritismo recair nos valonguenses, encontrarão certamente uma Física muito determinada e, à semelhança do que tem feito neste campeonato, a procurar pontos. Pontos esses que poderão ser determinantes para a luta pela manutenção.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade