Notícia

Equipas 'B' de Porto e Sporting na III Divisão

Aug 24, 2016

Porto e Sporting foram esta quarta-feira a sorteio com as suas equipas "B", seguindo as pisadas do rival Benfica.

No sorteio do Campeonato Nacional da III Divisão que teve lugar na sede da Federação de Patinagem de Portugal, as grandes novidades - mas já anunciadas - foram as equipas "B" de Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal.

As equipas "B" surgiram como um auxiliar na transição de jovens jogadores do escalão júnior (sub-20) para o escalão sénior e, depois das águias, é a vez de dragões e leões apostarem na consolidação dos seus talentos da formação, permitindo-lhes competir assiduamente com jogadores mais experientes e assim ganharem outra maturidade.

A temporada 2016/17 contará com cinco equipas "B". Quatro na III Divisão - Porto (Zona A), Infante Sagres (B), Parede e Sporting (D) - e o Benfica na II Divisão (Zona Sul).

O Benfica, então com José Trindade (agora no Sporting) como responsável da secção, constituiu equipa "B" em 2013, formada integralmente com jogadores juniores do clube. Sob a liderança de Jorge Godinho (que se mantém no comando técnico da equipa "B" dos encarnados na temporada que vai iniciar), as jovens águias chegaram à final do Nacional da III Divisão e, na discussão com o Valença, arrecadaram o título. Dessa equipa "B", Diogo Neves (na próxima temporada no Bassano), Alexandre Marques (Turquel), Guilherme Silva (Valongo), Diego Dias e Diogo Alves (Paço de Arcos), Diogo Rodrigues (Candelária) ou João Sardo (Benfica) são alguns exemplos de jogadores que deram o "salto" para os seniores com o "trampolim" da equipa "B".

Nuno Lopes ira orientar a equipa "B" do Sporting; João Lapo será o responsável técnico do Porto "B"

A III Divisão

A III Divisão será disputada por 46 equipas, distribuídas por quatro zonas. A primeira jornada está agendada para 16 de Outubro, com a equipa "B" do FC Porto a defrontar, na Zona A, o Académico do Porto, enquanto a equipa "B" do Sporting irá "abrir", na Zona D, com o HC Santiago.

No final desta primeira fase, os vencedores de cada uma das zonas ascende à II Divisão, disputando entre si - num campeonato a duas voltas - o título de campeão. Também num campeonato a duas voltas, os segundos classificados de cada zona, discutirão mais dois lugares de subida.

Jogos da equipa "B" do FC Porto realizam-se às 11h de domingo no Dragão Caixa, com transmissão pelo Porto Canal.

No sorteio onde um lugar ainda está por decidir - o representante dos Açores será o NS Ilha Terceira ou HC Ponta Delgada, dependendo de decisão disciplinar - o vice-presidente da FPP Paulo Rodrigues enalteceu o trabalho de clubes, televisões e sites na promoção da modalidade, congratulando-se pelo regresso de Limianos e Juventude Azeitonense, pela formação de equipas seniores pela ADB Campo, CRC Águias e HC Maia, e pelo surgimento das equipas "B" de Porto, Sporting e Parede.

Documentos relacionados

Calendário 2016/17 da III Divisão - Zona A
Calendário 2016/17 da III Divisão - Zona B
Calendário 2016/17 da III Divisão - Zona C
Calendário 2016/17 da III Divisão - Zona D
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade