Notícia

Os votos que decidem (mas não desta vez)

Oct 27, 2016

No próximo sábado, salvo algum imponderável, Fernando Claro será reconduzido como presidente de Direcção da Federação de Patinagem de Portugal, órgão que tutela os desportos de patinagem, entre os quais o Hóquei em Patins.

Tendo chegado à presidência em 2003, Claro prepara-se para iniciar o seu quarto mandato, concorrendo pela quarta vez em lista única.

Mas quem legitima esta eleição? Se a "corrida" fosse, pelo menos, a dois, quem decidiria?

A Assembleia Geral de carácter eleitoral que se realiza no dia 29 de Outubro em Esposende vai reunir 61 delegados com direito a voto. Indicados pelas diferentes associações, os delegados têm liberdade de voto mas dificilmente fogem do apoio previamente determinado em assembleia própria a um dos candidatos.

E como estão distribuídos estes delegados?

Há dois grandes grupos de associações com poder de voto nas eleições (e demais assembleias) da FPP: as Associações de Classe e as Associações Regionais de Patinagem.

As Associações Regionais de Patinagem - comummente conhecidas como "APs" - levam à Assembleia 21 delegados (cerca de 35% do "eleitorado"). Actualmente existem 14 destas associações, todas com direito a um mínimo de um delegado/voto. As restantes sete vagas para delegados de APs são divididas conforme o peso, em termos de número de clubes, que são seus associados.

Já as Associações de Classe, independente do número de associados, têm um peso de 40 delegados (os restantes 65% dos votos), representando entidades específicas: Clubes (21 delegados), Atletas (9), Árbitros (5) e Treinadores (5).

Sem concorrência nas eleições, a expectativa é a de que Fernando Claro - e a sua lista de continuidade - seja aclamado com a maioria dos votos.

Até à Assembleia, o HóqueiPT dá a palavra às Associações que representam as diferentes classes, numa série de entrevistas com os respectivos presidentes sobre o que há para elogiar e criticar do último mandato da direcção da FPP e quais as expectativas e exigências para o que se vai iniciar.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade