Notícia

Benfica goleia antes dos 'quartos'

Feb 19, 2017

O Benfica venceu o Diessbach no fecho da fase de grupos da Liga Europeia por 12-2.

Com o apuramento para os quartos-de-final e o primeiro lugar do grupo A garantido, o campeão em título teve um fim de tarde tranquilo.

Com Diogo Almeida a titular depois de ter jogado toda a segunda parte em Vic, o Benfica entrou a pressionar muito alto - deixando até duas vezes um adversário contrário solto - e inaugurou o marcador aos três minutos, num remate cruzado de Carlos Nicolía. Pouco depois, João Rodrigues - a passe do argentino - fez o primeiro de uma mão cheia de golos.

João Rodrigues e Nicolía apontaram os primeiros golos da partida

Com uma dúzia de minutos decorridos, o Benfica chegava a quatro golos de vantagem e Pedro Nunes fazia entrar do banco Miguel Rocha, Adroher e Tiago Rafael, que se juntavam a João Sardo, entrado instantes antes. O Diessbach recuou o bloco e obrigava à meia-distância, em particular de Miguel Rocha, a que faltava a necessária pontaria ou que esbarrava na atenção do guarda-redes Carlos Silva.

Carlos Silva representou o Benfica entre 2004 e 2010

Antes do intervalo, o Diessbach reduziu para 4-1 por Pascal Kissling, internacional suíço, mas a entrada do Benfica na segunda parte voltou a ser forte - e eficaz - como na primeira. Miguel Rocha logrou enfim bater Carlos Silva para o 5-1 e João Sardo também introduziu a bola na baliza... mas os árbitros não viram. Só depois de mais dois golos de João Rodrigues é que Sardo marcou a valer, então para o 8-1 com oito minutos jogados dos derradeiros 25 da fase de grupos.

João Sardo, habitualmente com poucas oportunidades, assinou dois golos... mas só um contou

Carlos Silva, internacional português e moçambicano (às ordens de Pedro Nunes), cedeu o seu lugar - o Diessbach usou todos os jogadores - a Kloti Josua e o jovem guarda-redes não tardou a ir buscar a bola ao fundo das redes, com um golo de Valter Neves. Pouco depois, João Rodrigues fez o seu quinto golo de livre directo (por azul ao português Rui Faria), e o Benfica voltava a "fechar a torneira" aos 12 minutos.

O Benfica terminou a fase de grupos com o melhor ataque (37 golos marcador). O Barcelona - com apenas 11 tentos consentidos nas seis partidas - reclama a melhor defesa.

Josua protagonizou um punhado de boas defesas num período em que o Benfica já estava em descompressão e Tobias Arn apontou o segundo para os helvéticos. Valter Neves e Tiago Rafael, no último minuto, elevaram a contagem para o 12-2 final.

Os 'Quartos'

O Benfica - já se sabia - vai agora continuar a defesa do título de campeão europeu frente ao Liceo, que venceu o La Vendéenne por 8-2. No grupo D dos galegos, o destaque é para a prestação da Oliveirense, a somar a sexta vitória (5-4 frente ao Breganze) em outros tantos jogos, terminando esta primeira fase como a única equipa a não perder qualquer ponto.

A equipa de Tó Neves vai encontrar nos quartos um velho conhecido. Nuno Resende foi jogador e treinador (num determinado período até acumulou as duas funções) da Oliveirense e conduziu agora os italianos do Lodi ao apuramento, vencendo na derradeira jornada o Vic por 6-3.

A outra equipa que poderia acabar sem perder pontos, acabou por claudicar em Alverca. O Reus de Pedro Henriques foi derrotado pelo Sporting por 6-3, com um hat-trick de Pedro Gil, mas já tinha garantido o primeiro lugar no grupo C e vai defrontar nos quartos-de-final o Porto.

Os azuis-e-brancos cumpriram com um concludente 13-3 frente ao Bassano de Diogo Neves, mas a tão desejada quanto improvável derrota do Barcelona na recepção ao Merignac não aconteceu (os blaugrana venceram por 5-1) e os dragões ficaram mesmo em segundo no grupo B. No único confronto sem portugueses, o Barcelona defrontará o Forte dei Marmi.

A primeira mão dos quartos-de-final joga-se a 11 de Março e a segunda e decisiva segunda mão realizar-se-á a 1 de Abril.

Jogos relacionados

SL Benfica
12 : 2
18 Fev 00h00
RHC Diessbach

Provas relacionadas

Liga Europeia - Fase de grupos
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade