Notícia

A Taça meio cheia

Apr 03, 2017

São já conhecidas cinco das oito equipas que marcarão presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal, nuns "oitavos" que vão ser jogados em quatro dias distintos. A Parede, Tomar, Física, Sanjoanense e Óquei de Barcelos faltam juntar três equipas.

Equipa da II Divisão certa na Final Four

Nos Açores, num duelo entre equipas da II Divisão, o Parede foi o primeiro a garantir o apuramento para os quartos-de-final, vencendo o Marítimo por 0-3 com um golo de José Gago e dois de Simão Lage. A equipa de Pedro Caeiro Gonçalves "caiu" na pretérita temporada às portas da Final Four, quando, ainda a competir na III Divisão, foi afastada pelo Benfica.

Desde 2014 que uma equipa da II Divisão não marca presença na Final Four. Foi em Turquel, com o Alenquer a defrontar o Porto nas meias-finais.

Nesta edição, o "sonho" do Parede de estar na final a quatro da prova rainha irá passar por Torres Vedras, onde houve Taça.

A Física, também da II Divisão, recebeu e venceu o primodivisionário Riba d'Ave por 4-3. A equipa do escalão maior até se adiantou no marcador - pelo jogador-treinador Hugo Azevedo - e voltou a estar na frente quando Tiago Pimenta fez o 1-2, mas a primeira parte terminaria com a igualdade a dois. Na etapa complementar, a Física conseguiu uma vantagem de dois golos e segurou o seu bilhete para os "quartos" até final. Já no último minuto, o Riba d'Ave reduziu para o 4-3 final, tendo ainda soberana oportunidade - de livre directo - para igualar, mas Ricardo Lopes não conseguiu levar o jogo para prolongamento.

Da próxima eliminatória entre Física e Parede fica desde já garantida a presença de uma equipa da II Divisão na Final Four, que se realizará a 25 de Junho.

Para o Nacional da II Divisão, a Física recebeu e venceu o Parede por 6-4... há uma semana

Particularmente interessados no desfecho desse jogo dos "quartos" em Torres Vedras estarão Sanjoanense e Tomar.

A equipa de São João da Madeira fez valer o estatuto de primo-divisionário e venceu em Espinho por 2-3, enquanto, em Tomar, o Sporting local afastou o Paço de Arcos com uma vitória por 8-6.

A protagonizar um excelente campeonato na I Divisão, o recém-promovido Tomar chegou a uma vantagem de três golos, que o capitão forasteiro, Rui Pereira, fez perigar com um golo antes e outro depois do intervalo. Mas, dado o alerta, o Tomar disparou para uma vantagem de três golos - ampliada depois para quatro - que geriria até final.

Nos quartos-de-final, o Tomar viaja até São João da Madeira, onde na 3ª jornada - no já distante mês de Outubro - venceu por 2-7.

O "lado negro" do quadro

Já definidos os dois jogos dos quartos-de-final que definirão dois semifinalistas que necessariamente partirão como outsiders, falta definir metade do quadro. A metade onde os "tubarões" têm encontro marcado.

Semifinalista nas duas últimas temporadas, o Óquei de Barcelos não teve vida fácil para passar à próxima fase. Com compromisso marcado com o Candelária no Pico, o jogo foi adiado de sábado para domingo devido ao mau tempo, a impedir ligações aéreas. E depois a decisão foi adiada do tempo regulamentar para o prolongamento, até que Reinaldo Ventura, de livre directo, carimbou a ouro o passaporte para a próxima fase da prova.

Porto e Benfica foram os finalistas de 2016. A Oliveirense não está na Final Four da Taça desde 2013.

Benfica, Porto e Oliveirense jogaram no fim-de-semana a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europeia, e tiveram de adiar os encontros da Taça de Portugal.

Esta terça-feira, no jogo de onde sairá o adversário do Óquei de Barcelos, o Benfica tem uma viagem curta até ao Estoril para defrontar a Juventude Salesiana, da II Divisão.

Também na Linha estará o FC Porto, mas quarta-feira. Os dragões jogam em Oeiras a partir das 21h frente ao actual segundo classificado da zona sul da II Divisão. O vencedor desta eliminatória defronta o vencedor da eliminatória que se inicia à mesma hora, entre Oliveirense e Juventude de Viana, naquele que é o jogo de maior cartaz dos oitavos-de-final.

Resultados dos oitavos-de-final até ao momento

Candelária SC 3-4 OC Barcelos (golo de ouro)

AA Espinho 2-3 AD Sanjoanense

Marítimo SC 0-3 Parede FC

SC Tomar 8-6 CD Paço de Arcos

AE Física D 4-3 Riba d'Ave HC

Terça-feira, 4 de Abril

AJ Salesiana vs SL Benfica (21h)

Quarta-feira, 5 de Abril

AD Oeiras vs FC Porto (21h)

AJ Salesiana vs SL Benfica (21h)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade