Notícia

Houve festa, mas Benfica segue em frente

Apr 05, 2017

Houve festa da Taça no Estoril.

A Juventude Salesiana, da II Divisão, não conseguiu levar de vencida o Benfica, mas esteve na frente do marcador quase 30 dos 50 minutos da partida que determinava o adversário do Óquei de Barcelos nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Jomi inaugurou o marcador

O pavilhão dos Salesianos do Estoril encheu para receber o bicampeão nacional Benfica e os pupilos de Luís Costa Duarte não decepcionaram os seus adeptos.

Logo no primeiro minuto, na primeira vez em que a bola rondou uma das balizas, Diogo Almeida foi traído por um desvio do colega. João Miguel Morais ("Jomi") celebrou a vantagem madrugadora e ajudou à estratégia de expectativa defensiva e saídas rápidas para o ataque. João Rodrigues fez aos cinco minutos a igualdade de grande penalidade, mas a lição dos da casa estava bem estudada.

O Benfica insistia no ataque, falhando na concretização - mérito de uma grande exibição do guarda-redes Alexandre Ferreira - e facilitando defensivamente.

João Rodrigues apontou os quatro golos da reviravolta

Aos nove minutos, Costa Duarte pediu um minuto para falar com os seus jogadores, como que a contar-lhes em segredo qual o caminho para o golo. E, de regresso ao jogo, Hernâni Domingos isolou-se e rematou colocado para o 2-1.

Se o tento inaugural poderia de alguma forma ser atribuído a um acaso, o segundo golo confirmava uma noite complicada para o Benfica. Não piorou desde logo porque Diogo Almeida defendeu a grande penalidade de Jomi, mas agudizou-se com o terceiro golo, assinado por Miguel Mendes a finalizar novo lance de (des)vantagem numérica consentida pelos encarnados. Reagiu de imediato João Rodrigues, a reduzir para a diferença mínima, mas sem evitar - nos mais de sete minutos que faltavam para o descanso - que o Benfica recolhesse aos balneários em desvantagem.

Alexandre Ferreira foi figura maior nos salesianos

Na segunda parte, o Benfica continuou pressionante... e a falhar defensivamente. Todavia, começavam a faltar "pernas" aos salesianos para levar perigo junto da baliza de Diogo Almeida. E sempre que houve perigo, o guarda-redes das águias resolveu atrás. João Rodrigues resolveu na frente.

Aos cinco minutos, Diogo Almeida negou o golo de grande penalidade a Jomi para, volvido minuto e meio, João Rodrigues fazer o 3-3. E o goleador dos encarnados consumou mesmo a reviravolta, com o quarto do Benfica e da sua conta pessoal, a 16 minutos do final.

Guarda-redes encarnado, Diogo Almeida, foi importante na segunda parte

Alexandre Ferreira continuava a brilhar na baliza da Juventude Salesiana e a manter a sua equipa na eliminatória. Mas André Eduardo e Hernâni Domingos não conseguiram concretizar um livre directo que foi repetido, e o mesmo André Eduardo - que representou o Benfica nos escalões de formação - também não conseguiu desfeitear Diogo Almeida após um grande lance individual... Eram oportunidades que escasseavam enquanto o Benfica asfixiava junto da outra baliza. E a sete minutos do final, Jordi Adroher fez o 3-5 que seria definitivo.

O capitão Leonardo Monteiro

Apesar da diferença de dois golos ainda deixar muito em aberto, já faltava discernimento aos da casa para dar ainda mais alegria a um pavilhão repleto, numa festa a que o treinador do Benfica, Pedro Nunes, deixou largos elogios. Tal como ao guarda-redes Alexandre Ferreira, treinado por si em Paço de Arcos. O treinador da Juventude Salesiana, Luís Costa Duarte também se congratulou pelo pavilhão cheio e pela exibição da sua equipa, focando-se na organização. Quer da partida, para lá da pista, quer do seu grupo, a discutirem a eliminatória com um dos grande do hóquei patinado nacional.

A festa do último golo da Juventude Salesiana prolongou-se até final nas bancadas, apesar da reviravolta encarnada

Um jogo dos quartos por definir

Definidos os jogos dos quartos-de-final entre Física e Parede, entre Sanjoanense e Tomar e entre Benfica e Barcelos, falta definir uma partida.

Esta quarta-feira, o Oeiras recebe o Porto a partir das 21h, enquanto à mesma hora Oliveirense e Juventude de Viana se defrontam em Oliveira de Azeméis.

Os "quartos" estão agendados para 6 de Maio.

Jogos relacionados

A Juv Salesiana
3 : 5
4 Abr 21h00
SL Benfica
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade