Notícia

Último passo para a Final Four

May 06, 2017

Jogam-se este fim-de-semana os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Em duas das quatro partidas entrarão em jogo os vencedores de 25 das últimas 26 edições, tendo só escapado a Porto (nove triunfos), Benfica (nove), Óquei de Barcelos (quatro) e Oliveirense (três) a conquista em 2007, que sorriu ao Académico de Cambra.

Por sortilégio do sorteio, as quatro equipas jogam para marcarem presença na mesma "meia", sendo desde já certo que, destas, apenas uma chegará à final agendada para 25 de Junho.

SL Benfica vs OC Barcelos

Às 16h deste sábado, encontram-se na Luz, pela quinta vez esta temporada, Benfica e Barcelos. O jogo disputa-se entre a revalidação da CERS pelo Óquei de Barcelos e a defesa da Liga Europeia pelo Benfica, com a equipa liderada por Paulo Pereira a procurar - depois de Viareggio - fazer outra desfeita em casa do adversário.

Benfica e Barcelos já se defrontaram quatro vezes esta época

Nos confrontos desta temporada com o Barcelos, o Benfica venceu as duas partidas que disputou em casa. A vitória por 9-2 virou a derrota por 5-4 em Barcelos na primeira mão da Taça Continental e garantiu mais um título para o museu da Luz, mas a vitória por 6-4 para o Campeonato mostrou as dificuldades que os encarnados têm sentido perante os "galos". E tal é ainda mais notório nos jogos na "Catedral" em Barcelos, com o Óquei a conseguir uma vitória (os tais 5-4) e um empate a seis, em que o Benfica só nos derradeiros instantes conseguiu respectivamente evitar uma derrota mais expressiva, que complicaria a segunda mão, e salvar um ponto, importante na luta pelo título nacional.

FC Porto vs UD Oliveirense

Ás 18h há outro jogo grande. O Porto, terceiro no Campeonato e detentor da Taça, recebe a Oliveirense, líder do Campeonato, no Dragão Caixa.

Os pupilos de Guillem Cabestany poderão partir com a vantagem anímica de terem vencido, já esta época, duas vezes a Oliveirense, ainda que à vitória para a I Divisão (6-4 no Dragão) seja necessário juntar a oficiosa vitória na Elite Cup (9-3).

O Porto é uma das duas equipas - a outra foi o Sporting - que já venceu a Oliveirense esta temporada

No entanto, na memória de Porto e Oliveirense estará o último confronto a eliminar. Nos quartos-de-final da última edição da Liga Europeia, a Oliveirense venceu na segunda mão no Dragão Caixa por 3-4 e seguiu em frente, chegando mesmo à final.

As duas equipas voltarão a encontrar-se mais tarde este mês, dia 27, então com o título nacional em mira.

AD Sanjoanense vs SC Tomar

Também às 18h, São João da Madeira é palco de uma das partidas do lado dos "underdogs". Quis o sorteio que um dos lugares na final fosse disputado por equipas que nunca conquistaram o troféu e o Tomar, com uma campanha digna de registo no Nacional da I Divisão, assume-se como claro candidato a esse lugar.

Tomar parte com alguma dose de favoritismo, mas a Sanjoanense tem uma palavra a dizer em casa

No entanto, e apesar de ter vencido em São João da Madeira por 2-7 para o Campeonato, o Tomar não deverá ver a tarefa facilitada por uma Sanjoanense que não consegue largar a lanterna-vermelha na divisão maior e que procura dar uma alegria aos seus fervorosos adeptos. E, em Tomar, há pouco mais de dois meses, o duelo entre as duas equipas terminou com um empate a três...

AE Física D vs Parede FC

O último semi-finalista será apenas conhecido este domingo, a partir das 16h30, quando Física e Parede entrarem em rinque para decidirem que equipa da II Divisão chega à festa do Hóquei em Patins que terá lugar a 24 e 25 de Junho.

Desde 2014 que uma equipa do escalão secundário não chega à Final Four, quando o Alenquer surpreendeu o Turquel nos quartos-de-final e só caiu aos pés do Porto nas meias-finais. Esse honroso lugar será este ano disputado entre o líder e o actual sexto classificado da Zona Sul, com algum favoritismo para os de Torres Vedras.

A equipa de André Gil está, com 49 pontos, na frente da corrida a um lugar na I Divisão na próxima temporada e no fim do mês de Março recebeu e venceu o Parede por 6-4. Mas na Parede a história foi bem diferente. O grupo orientado por Pedro Caeiro Gonçalves, que soma 41 pontos, venceu por 4-1...

Jogos relacionados

SL Benfica
6 : 3
6 Mai 16h00
OC Barcelos, SAD
FC Porto
7 : 3
6 Mai 18h00
UD Oliveirense
AD Sanjoanense
6 : 7
6 Mai 18h00
SC Tomar
AE Física D
4 : 3
7 Mai 16h30
Parede FC

Provas relacionadas

Taça de Portugal - Quartos-de-final
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade