Notícia

Fase de grupos concluída

Sep 05, 2017

A última jornada da fase de grupos do Campeonato do Mundo e Taça FIRS serviu para definir algumas "pontas soltas".

No grupo de Portugal, Argentina e Itália já tinham carimbado o passaporte para os "quartos", faltando decidir quem venceria o grupo (e, já se sabia, defrontaria Angola) e quem terminaria em segundo (defrontando o Chile).

Portugal venceu a França por 6-5 e passa aos "quartos" como terceiro do grupo A.

Em partida arbitrada por Rui Torres - com o francês Xavier Bleuzen -, a Argentina justificou mais uma vez o a quota de favoritismo que lhe é atribuída neste Mundial, vencendo por 6-1, e garantindo o primeiro lugar do grupo. Os argentinos venciam por 2-0 ao intervalo e consolidaram a vitória na etapa complementar, com Carlos López a bisar.

Assim, a Argentina defrontará nos quartos-de-final a selecção angolana, enquanto a Itália tem encontro marcado com o Chile.

A classificação do grupo A do Campeonato do Mundo ficou assim ordenada: 1º Argentina, 2º Itália, 3º Portugal e 4º França.

Espanha triunfa e Chile passa aos "quartos"

No grupo B do Campeonato do Mundo, a última jornada foi de arbitragem portuguesa.

Joaquim Pinto e Paulo Rainha estiveram na decisão do vencedor do grupo, entre a Espanha e Moçambique. Os moçambicanos, orientados na China por Carlitos e a partir de Lisboa por Pedro Nunes, estiveram a vencer e discutiriam o jogo até final.

A Espanha só sairia para o descanso em vantagem graças a um golo nos segundos finais da primeira parte, por Pau Bargalló, depois de Nuno Araújo ter inaugurado o marcador e Marin ter restabelecido a igualdade. Na segunda parte, Fred empatou logo aos quatro minutos, mas Adroher repôs a vantagem em menos de um minuto. E o marcador não mexeu mais...

Nuno Araújo, da Oliveirense, é uma das armas moçambicanas

A Espanha defrontará assim a Colômbia nos quartos-de-final, enquanto Moçambique ficaria à espera do vencedor do jogo entre Portugal e França... tendo saído Portugal na "rifa".

Com o outro lugar nos quartos-de-final em discussão, e arbitragem de Luís Peixoto e Miguel Guilherme, o Chile venceu a Alemanha por 7-3, pese o terceiro bis do germânico Milan Brandt em outros tantos jogos.

Os chilenos avançam para os quartos-de-final, defrontando a Itália, e os alemães - depois de um brilhante quarto lugar em 2015 - são relegados para a disputa da Taça FIRS.

A classificação do grupo B do Campeonato do Mundo ficou assim ordenada: 1º Espanha, 2º Moçambique, 3º Chile e 4º Alemanha.

Colômbia goleia no fecho

A Colômbia, de André Torres, confirmou a vitória no grupo A da Taça FIRS com "estrondo", vencendo a África do Sul por 19-0. Os colombianos já tinham carimbado o lugar nos quartos-de-final - em que defrontarão a Espanha - mas não "levantaram o pé", concretizando mesmo a maior goleada do grupo.

No outro jogo, a Áustria, de João Meireles, venceu Macau por 3-13 e segurou o segundo lugar, relegando os macaenses para o último lugar do grupo. Macau e África do Sul empataram entre eles e marcaram os mesmos 11 golos, mas Macau sofreu 36 contra "meros" 32 consentidos pelos sul africanos.

A classificação do grupo A da Taça FIRS ficou assim ordenada: 1º Colômbia, 2º Áustria, 3º África do Sul e 4º Macau.

Angola, de goleada em goleada

No fecho do passeio que foi a fase de grupos na Taça FIRS, Angola voltou a mostrar que o seu lugar é mais acima.

Com nova goleada, 24-1 ao Egipto, os angolanos fecham a fase de grupos com 74 golos marcados e apenas três sofridos e vão agora, no primeiro jogo verdadeiramente a valer, defrontar a Argentina nos quartos-de-final.

Para Angola, o Mundial começa a sério frente à actual campeã do Mundo.

No jogo frente ao Egipto, João Pinto voltou a ser o mais profícuo, com nove golos, e soma já 23 na competição. O segundo mais certeiro é o colombiano Camilo Ramirez, com "apenas" 15.

No outro jogo do grupo, a Holanda venceu os Estados Unidos por 4-8, terminando a fase de grupos em segundo.

A classificação do grupo A da Taça FIRS ficou assim ordenada: 1º Angola, 2º Holanda, 3º Egipto, 4º Estados Unidos

Quartos-de-final do Campeonato do Mundo

Espanha vs Colômbia

Moçambique vs Portugal

Chile vs Itália

Angola vs Argentina

Meias-finais do Campeonato do Mundo

(Espanha ou Colômbia) vs (Chile ou Itália)

(Moçambique ou Portugal) vs (Angola ou Argentina)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade