Diário

Hóquei Diário / 15 de Abril de 2018

Apr 15, 2018

Final Four definida

Riba d'Ave, Porto, Valongo e Sporting de Tomar são os semifinalistas da edição deste ano da Taça de Portugal, com portistas e nabantinos, finalistas na pretérita temporada, a repetirem a presença.

No jogo grande dos quartos-de-final, o Porto recebeu e venceu o Benfica por 5-2, com um hat-trick de Hélder Nunes. Os pupilos de Cabestany ganharam cedo vantagem e geriram os acontecimentos, chegando agora à Final Four depois de eliminarem, para além dos encarnados, nada menos que Oliveirense (16-avos) e Sporting (oitavos), os assumidos candidatos ao título nacional.

A jogar na pista do adversário, os primodivisionários Tomar e Valongo negaram a festa da Taça a Maia (III Divisão) e Marinhense (II Divisão). O Tomar venceu os maiatos por 2-7, enquanto o Valongo bateu o Marinhense por 1-4.

Intruso entre as equipas da I Divisão, surge o Riba d'Ave. Depois de na pretérita temporada ter garantido pontos suficientes em pista para a manutenção, mas ter descido por questões administrativas, a equipa liderada pelo treinador-goleador Hugo Azevedo venceu o Valença por 5-4, num jogo apenas resolvido no prolongamento.

A Final Four disputa-se nos dias 16 e 17 de Junho, em lugar ainda a definir. Definidos estão já os confrontos das meias-finais, com o Riba d'Ave a defrontar o Porto e o Valongo a disputar com o Tomar o outro lugar na decisão.

Lei do (mais) Forte

Na única decisão a três jogos da Legahockey, o Forte impôs-se ao Valdagno com uma vitória por 4-2 e garantiu a última vaga nas meias-finais.

Confirmado o apuramento das quatro equipas que tinham terminado nos quatro primeiros da primeira fase, a equipa de "Gigi" Bresciani irá agora medir forças com o Breganze, enquanto o outro lugar na final será disputado por Lodi e Viareggio, numa eliminatória que se jogará à melhor de cinco.

As meias-finais começam a ser disputadas já na próxima terça-feira, dia 17, e prolongam-se até 8 de Maio em caso de ser necessário ir a quinto jogo.

Hat-trick de Rui Ribeiro apura Uttigen

Na Suíça, o já apurado Diessbach assistiu na "poltrona" às decisões de quem o acompanhava nas meias-finais.

Nos terceiros jogos dos quartos-de-final em que a vitória valia o apuramento para a fase seguinte, destaque para o triunfo do Uttigen, fora de portas, sobre o Uri por concludentes 0-5, com um hat-trick de Rui Ribeiro, ex-jogador de Paço de Arcos, Benfica, Oliveirense e Candelária. Ao intervalo, o Uttigen já vencia por 0-4.

Já o vencedor da primeira fase, o Biasca, teve de fazer horas-extra para afastar o Genève. O empate a quatro no final do tempo regulamentar obrigou a prolongamento, com Alberto Orlandi - que, em Portugal representou o Porto, e já fechara as contas dos primeiros 50 minutos - a marcar mais dois golos (terminaria com um "poker") nos primeiros cinco minutos extra. O prolongamento teria ainda mais três golos, para um resultado final de 8-5.

Nas meias-finais, o Biasca irá defrontar o Uttigen, enquanto o Diessbach defrontará o Montreux, campeão em título, que venceu o Thunerstern por 5-1, com golos dos portugueses Tiago Sousa (2) e Flávio Silva e ainda de Xavier Terns (2).

Liceo empata e deixa Barcelona com margem

Em Espanha, Reus e Liceo protagonizaram um grande jogo que terminaria com a divisão de pontos. No final, o empate a seis com hat-tricks de Casanovas e Di Benedetto, bis de Torra e Carballeira e um tento de Marin e Josep Lamas, acabaria por não agradar a ninguém.

O empate a seis apaga a má imagem deixada pelo Liceo na segunda mão da Liga Europeia [ndr: derrota por 7-2], mas, com a vitória do Barcelona em Alcoy por 2-5, ficam agora a quatro pontos do líder blaugrana. O Reus, agora a oito pontos do Barcelona, terá dito definitivamente adeus ao título com seis jornadas para jogar.

Atento ao que se passava em Reus, o Barcelona até chegou ao intervalo a perder, mas daria a volta na segunda parte para consolidar a liderança. Na OK Liga, os blaugrana têm em agenda deslocações complicadas a Igualada, Lleida e Noia (todos em luta por um lugar na Liga Europeia), mas, com quatro pontos de vantagem sobre o segundo, Liceo, têm agora margem para um "deslize".

A 24ª jornada da OK Liga termina este domingo com o Lleida (6º) a receber o Palafrugell (15º).

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade