Diário

Hóquei Diário / 18 de Maio de 2018

May 18, 2018

Barcelona oficializa saída de Ordoñez

O Barcelona anunciou oficialmente a saída do avançado Lucas Ordoñez.

Confirmada oficiosamente quando Aitor Egurrola o chamou para - com Xavi Barroso - levantar a Liga Europeia no passado domingo, a saída de "Lukitas" tem agora cariz oficial. O internacional argentino chegou ao Barcelona após a conquista do Campeonato do Mundo em 2015 e depois de ter representado, na Europa, Cerdanyola, Tenerife, Follonica, Vic, Liceo e Valdagno.

Em três temporadas ao serviço dos blaugrana conquistou 10 grandes títulos. A nível interno só lhe escapou uma das Supertaças - conquistou duas -, tendo vencido as três OK Ligas e as três Taças do Rei que disputou pelo Barcelona, para além de ainda ter conquistado uma Taça Continental frente ao Sporting e uma Liga Europeia, frente ao Porto. E agora, aos 29 anos, rumará ao Benfica.

Mudanças no Campeonato Nacional

O Jogo adianta na sua edição desta sexta-feira que a Federação de Patinagem de Portugal enviou a proposta de planeamento da próxima temporada aos clubes, em que, após uma primeira fase de 26 jornadas (como se realiza actualmente), é prevista uma segunda fase do Campeonato Nacional em que os oito primeiros disputarão o título (em "todos-contra-todos") e os seis últimos discutem a manutenção, descendo à II Divisão três equipas como actualmente.

Este é um regresso a um modelo já utilizado no passado, em que, apesar de não ser referido na peça do diário, deverá prever a divisão dos pontos conquistados na primeira fase para arranque da segunda.

Ainda segundo O Jogo, na proposta, o início do Campeonato é apontado para 13 de Outubro, jogando-se a Supertaça António Livramento no dia 6 e a Supertaça Feminina a 27 do mesmo mês.

Congresso

O Sporting organiza esta sexta-feira e este sábado o I Congresso de Hóquei em Patins.

Presentes a debater vários temas gerais e de especificidade técnico-táctica estarão, entre outros, os seleccionadores nacionais de Portugal e Espanha, Luís Sénica e Alejandro Dominguez, respectivamente vigentes campeão da Europa e campeão do Mundo.

Saiba mais: "Sporting organiza Congresso"

Espanha anuncia 'pré' de Sub-20

O seleccionador espanhol de Sub-20, Sergi Macià, avançou uma lista de 15 nomes da qual sairão os 10 que representarão a Espanha no próximo Europeu do escalão, que se realiza entre 15 e 22 de Setembro em Viana do Castelo.

Os candidatos a uma presença no 51º Campeonato da Europa são Aleix Domènech e Arnau Anglas (Arenys de Munt), Àlex Joseph (Barcelona), Armando Sánchez (Rivas Las Lagunas), Biel Pujades, Nil Gamissans, Pol Molas e Roc Pujades (Manlleu), Jan Escala e Luka Hernández (Reus), Lluis Ricart (Caldes), Miquel Grau (Benfica), Pol Ferrer (Vendrell), Pol Manrubia (Vic) e Raul Fernández (Lleida), merecendo destaque a indicação de Pol Manrubia, que recentemente esteve na conquista da Taça Latina, e de Miquel Grau ("Miki"), jogador do Benfica.

A Espanha é a mais titulada nas 50 edições já realizadas com 23 triunfos contra 19 de Portugal, mas não vence desde 2006. E, em caso de voltar a não triunfar, bate o seu indesejável recorde de número de edições sem conquistas, passando a seis.

O último título foi conseguido em Saint-Omer, com uma selecção orientada por "Catxo" Ordeig que contava, entre outros, com Xevi Puibgi e Pablo Cancela, actualmente na Oliveirense, e Martin Barros e Marc Coy, que já passaram pelo campeonato português.

Renovações no Turquel

Depois de André Pimenta, o Turquel anunciou a continuidade de Luís Silva, para uma quarta temporada, e de André Moreira, para uma segunda.

Luís Silva, de 28 anos, chegou em 2015, proveniente do Tomar, enquanto André Moreira se fixou na Aldeia do Hóquei depois de ter representado Vilafranquense, Paço de Arcos, Portosantense, Candelária, Cascais e Sporting.

Confirmando-se as saídas de João Silva ("Janeka"), Marco Barros e Pedro Vaz, ficarão por definir as situações do guarda-redes Samuel Santos, do capitão Vasco Luís, de Daniel Matias e do ainda júnior Tiago Mateus.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade