Notícia

Elite Cup vai ter sorteio e já tem seis apurados

May 18, 2018

Faltam disputar quatro jornadas na corrente edição do Campeonato Nacional da I Divisão e ainda há muito por decidir: o Campeão Nacional, a equipa que se junta a Benfica, Porto e Sporting na Liga Europeia, quem garante um lugar na Taça CERS e quem se mantém entre os maiores do Hóquei em Patins nacional.

A tabela final determinará ainda os oito classificados para mais uma edição da Elite Cup, promovida pela Associação Nacional de Clubes de Patinagem, que este ano introduz um sorteio para definir as partidas dos quartos-de-final, ainda que condicionado por quatro cabeças-de-série.

Sorteio

Nas duas primeiras edições, a classificação definia os jogos dos quartos-de-final, com o primeiro a defrontar o oitavo, o segundo a defrontar o 7º e assim sucessivamente...

Para a próxima edição, os quatro primeiros serão cabeças-de-série e não jogarão entre si nos quartos-de-final, mas é introduzido um factor de imprevisibilidade, sendo sorteados, entre as equipas que se classifiquem do quinto ao oitavo lugar, os adversários dos quatro primeiros.

Nas meias-finais, o vencedor do jogo dos "quartos" que envolva o Campeão Nacional defrontará o vencedor do jogo do quarto classificado, enquanto o vencedor do jogo do segundo defrontará o do terceiro.

Clubes já apurados

Entretanto, com o Campeonato Nacional a andar a passos largos para o seu final, havendo apenas 12 pontos em disputa, há já seis equipas com lugar garantido na edição de 2018 da Elite Cup.

Benfica (60 pontos), Porto (60), Sporting (59), Oliveirense (42), Valongo (41) e Tomar (33) já têm lugar certo nos oito primeiros, ao passo que Juventude de Viana (33) e Óquei de Barcelos (31) ainda têm os seus lugares cobiçados pelo Turquel (21), que esteve presente na primeira edição.

Tomar estrear-se-à na Elite Cup

No entanto, faltando apenas um ponto a Juventude de Viana e dois aos barcelenses para garantirem o lugar na Elite Cup, a tarefa da equipa da Aldeia do Hóquei é hercúlea, sendo forçada a vencer todos os seus jogos - Oliveirense, Valença e Braga (todos fora) e Valongo - e a torcer por sucessivos deslizes das equipas minhotas.

Terceira edição

Depois de duas edições em Coimbra, a Elite Cup, ruma a sul e a Portimão para a sua terceira edição. A prova decorre nos dias 28, 29 e 30 de Setembro e em jogo estará a sucessão a Sporting, primeiro vencedor, e Benfica, detentor do troféu.

Recordamos as classificações das duas edições realizadas:

2017

1º Benfica; 2º Sporting; 3º Oliveirense; 4º Porto; 5º Juventude de Viana; 6º Óquei de Barcelos; 7º Valongo; 8º Valença

2016

1º Sporting; 2º Porto; 3º Oliveirense; 4º Benfica; 5º Óquei de Barcelos; 6º Juventude de Viana; 7º Turquel; 8º Valongo

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade