Diário

Hóquei Diário / 20 de Junho de 2018

Jun 20, 2018

EVRI Cup em Viana do Castelo

Realiza-se em Viana do Castelo, a partir desta quarta-feira e até sábado, dia 23, mais uma edição da EVRI Cup, a grande festa europeia dos veteranos de Hóquei em Patins.

Para uma prova que é marcada pelo convívio salutar entre todos, Viana recebe 16 equipas na categoria de +50 (com mais de 50 anos) e 12 de +35, em representação de seis países distintos.

Em +50 apresentam-se a competição Juv. Viana, Parede e Os Lobinhos (Portugal), Tergeste, Castiglione, Bassano e Evergreen Trieste (Itália), Cibeles, Barcino, GEIEG, Centro Asturiano Oviedo e Voltregà (Espanha), Dreamteam e Marathon (Holanda), Kurink (Bélgica) e La Porteña (Argentina), enquanto em +35 estarão presentes os emblemas de Juv. Viana, Barcelos, Parede, Paço de Arcos, Vila Praia e Porto (Portugal), Barcino, Vilafranca e GEIEG (Espanha), Carbonia e Bassano (Itália) e Rolta (Bélgica).

A prova terá uma primeira fase de grupos, com quatro grupos por categoria, e a classificação final será decidida por uma fase de eliminatórias. A última edição da EVRICup, em 2017, teve lugar em Oviedo e culminou com os triunfos dos espanhóis do Barcino (+35) e do Voltregà (+50).

Oito irredutíveis gauleses

Já são conhecidos os escolhidos de Fabien Savreux para o Campeonato da Europa que se realiza a partir de 14 de Julho na Corunha. Face às restrições orçamentais, o lote de jogadores é "emagrecido" para oito em vez dos habituais 10, mas, com muitos anos de trabalho conjunto apesar de apenas dois não serem Sub-23, a França promete ombrear com as principais selecções.

Saiba mais: "Os 'dez' da França (que são só oito...)"

Bicampeão do Mundo em Barcelos [e mais Mercado]

Óquei de Barcelos (Portugal)

Gonçalo Nunes foi anunciado como reforço do Óquei de Barcelos, seguindo as pisadas de "Alvarinho". Ambos os jogadores chegam às mãos do técnico Paulo Pereira emprestados pelo Sporting e reencontram-se depois da conquista do título mundial de Sub-20 em 2015, em Vilanova, e da participação na Taça Latina, já este ano.

Gonçalo despontou e está a afirmar-se ainda muito jovem, rumando a Barcelos com "apenas" 19 anos, mas depois de terminar como sexto melhor marcador do exigente Campeonato Nacional da I Divisão, com 35 golos. Em Setembro do ano passado sagrou-se bicampeão do Mundo de Sub-20, ao conquistar de novo o título, desta feita em Nanjing.

Tomar (Portugal)

O Tomar anunciou os três reforços que deverão colmatar as saídas do guarda-redes Marco Gaspar e de João Lomba e Paulo Passos, apresentando Carlos Silva ("Carlitos", ex-Valença) para secundar Diogo Alves entre os postes e ainda Guilherme Silva (ex-Valongo) e João Paulo Candeias (ex-Infante Sagres). Todos são internacionais jovens e estarão às ordens de Jorge Godinho, técnico que renderá Nuno Domingues, de saída após sete anos de ligação aos nabantinos.

Plantel 2018/19: Alexandre Marques ("Xanoca"), Carlos Silva ("Carlitos", gr, ex-Valença), Diogo Alves (gr), Guilherme Silva (ex-Valongo), Hernâni Diniz, Ivo Silva, João Alves ("Joka"), João Paulo Candeias (ex-Infante Sagres), João Sardo e Pedro Martins. Treinador: Jorge Godinho.

Turquel (Portugal)

Confirmados 10 jogadores, faltava ao Turquel desvendar o timoneiro do grupo. Nelson Lourenço, que assumiu o comando técnico da equipa em Fevereiro último, manter-se-á como treinador principal, tendo agora o tempo de planeamento e preparação que não teve esta temporada, para alcançar mais rapidamente o primordial objectivo da manutenção.

Plantel 2018/19: André Moreira, André Pimenta, Diogo Almeida (gr, ex-Paço de Arcos), Luís Silva, Pedro Batista (ex-Monza), Samuel Santos (gr), Tiago Mateus, Tiago Rafael (ex-Benfica), Vasco Luís e Zé Costa (ex-Sporting "B"). Treinador: Nelson Lourenço.

Alenquer (Portugal)

Mário Rodrigues ("Marinho") regressa aos 27 anos à casa que o viu nascer e o lançou para o Hóquei em Patins. Natural de Alenquer, o internacional moçambicano começou no Alenquer e Benfica e despertou a atenção do Sporting nos escalões de formação. Por onde passou, deixou a sua marca - golos - e regressa à terra de Alão depois de ter também actuado nos campeonatos francês e italiano, tendo representado na temporada que agora termina o Óquei de Barcelos.

Este regresso a casa tem motivações profissionais (extra-Hóquei), mas constitui um reforço de peso para o objectivo de subida do Alenquer, sendo ainda propalada a possível entrada de Tiago Losna (ex-Paço de Arcos).

Marinho

Breganze (Itália)

Depois de anunciar os reforços Eloi Mitjans (ex-Vendrell), Gerard Teixidó (ex-Voltregà) e Lucas Martinez (ex-Follonica), o Breganze de Diego Mir apresentou quem os tentará, e aos restantes elementos do plantel, manter em forma durante a próxima temporada.

O preparador-físico catalão Ramon Riverola foi o escolhido, levando para Breganze uma experiência cimentada em muitos anos ao serviço da equipa do Barcelona, tendo estado presente no último europeu com a selecção helvética, que conquistaria um brilhante quarto lugar.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade