Notícia

Valença, o anfitrião do Eurocidade

Sep 12, 2014

O anfitrião do 1º Torneio Eurocidade, o Valença, vai entrar na sua segunda época depois do regresso às competições seniores de hóquei em patins. Depois de uma primeira época brilhante, culminada com o vice-campeonato da III Divisão e marcada pela eliminatória da Taça em que levou o FC Porto a prolongamento, a equipa que é presidida por um dos jogadores - Miguel Fernandes ("Micha") - prepara-se para disputar a II Divisão numa competitiva Zona Norte.

Este torneio surge num conjunto de acções tomadas pelo clube na divulgação da modalidade em Valença e servirá de apresentação da equipa aos sócios. Nas meias-finais, já esta sexta-feira, o Valença tem pela frente um grande: o Sporting.

Miguel Fernandes

O treinador Paulo Morais poderá contar com os reforços Jorge Maceda ("Xixa") e José Campos ("Ziga") mas ainda não terá ao seu dispor Aírton Barros - o internacional jovem angolano ainda se encontra em Angola - e, possivelmente, Hélder Martins, a contas com uma lesão. Contactado pelo HóqueiPT, Paulo Morais deixa as suas expectativas.

HóqueiPT: Quais as expectativas para este 1º Torneio Eurocidade?

Paulo Morais: As expectativas são as melhores. Tenho a certeza que estão reunidas todas as condições para a realização de um excelente torneio, não só pela qualidade de todas as equipas, mas também pela excelente organização que envolverá todo este torneio, em que mais uma vez vai ficar demonstrado todo o profissionalismo e qualidade, tanto da direcção, bem como de todos os Valencianos, e em que vai ficar bem claro que todos somos Valença HC. Vai, com certeza, ser um torneio que vai dignificar, e muito, o Hóquei em Patins.

Paulo Morais a dar indicações

Para nós, Valença HC, este será mais um passo importante na nossa preparação, em que estamos cientes do valor das equipas e das dificuldades que vamos encontrar, o que de uma certa forma nos vai ajudar a evoluir como equipa. O nosso principal objectivo é apresentar já uma equipa com princípios e com uma identidade, para chegarmos ao dia 20 de Setembro e estarmos preparados para resolvermos da melhor forma todos os problemas que os jogos nos irão colocar.

HPT: Como correram os trabalhos de pré-época, marcada por algumas ausências?

PM: Como é obvio, gostava de ter iniciado os trabalhos com todo o plantel que vou ter á minha disposição. Mas não será por isso que vamos iniciar o campeonato menos competentes, até porque todos eles, com excepção do Xixa e do Aírton, já trabalharam comigo, quer em Valença, quer no Limianos, e todos eles conhecem a minha forma de estar e trabalhar.

Tomba e Ziga venceram em Angola o Torneio Zé Dú, realizado em Agosto, ao serviço da Académica de Luanda.

Eles sabem perfeitamente quais serão os nossos objectivos. O primeiro passa claramente por criar um grupo bastante forte, um grupo solidário e um grupo que se identifique como uma família. Porque, por vezes, não basta ter os melhores jogadores do mundo para que as coisas corram da melhor da forma.

Tomba

HPT: Um pouco em tom de provocação, vai ser o Torneio Eurocidade vs Feiras Novas. Teme que percam público por causa disso?

PM: Muito sinceramente penso que uma coisa não implica a outra. Os nossos adeptos são demasiado fieis e não vão deixar um jogo do seu clube para terem mais tempo de "festa".

Vamos ter certamente um pavilhão lotado, como aconteceu para a Taça de Portugal com o FC Porto e com o Benfica "B" para o apuramento do campeão nacional da III Divisão.

As "Feiras Novas" decorrem entre 10 e 15 de Setembro. Com quase 200 anos de história, a celebração reúne largas centenas de milhar de pessoas em Ponte de Lima.

O Valença disputou esta quinta-feira a final do Torneio Jorge Coutinho, tendo sido derrotado pela Juventude de Viana por 8-3, numa partida em que Paulo Morais poupou alguns jogadores.

Provas relacionadas

Torneio Eurocidade
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade