Diário

Hóquei Diário / 7 de Agosto de 2018

Aug 07, 2018

Foto de capa: Diario de Cuyo

Apertura 2018 decide-se hoje

Antes do arranque do Sul Americano em Santos, decide-se esta terça-feira na Argentina quem sucede ao Social San Juan como vencedor do Torneo de Apertura ("Torneio de Abertura") de San Juan.

Ao UVT de Ezequiel Mena - que é apontado como reforço do Oeiras - basta um empate na recepção ao Estudiantil (actual 6º), enquanto o Concepción do eterno David Páez recebe o Caucetera (10º) e, para além de ter de vencer, depende de uma derrota da UVT para depois fazer valer o confronto directo. Na nona ronda do Apertura, o Concepción venceu o UVT por 3-2, com golos de Ariel Romero, Damián Páez e Osvaldo Raed, contra dois tentos de Mariano Ortiz.

O Torneo de Apertura teve início a 3 de Março e é jogado a uma só volta entre 19 equipas.

Sete argentinas à conquista do Sul-Americano

Serão sete as equipas argentinas que de 12 a 18 de Agosto lutarão pela conquista do Sul Americano em Santos, no Brasil.

Andes Talleres, Concepción, Huracán, Leonardo Murialdo, San Lorenzo de Almagro, Social San Juan e UVT partem à conquista da mais importante prova sul-americana de clubes, que só em quatro de 31 edições escapou às equipas do país das pampas.

Em 2017, o Concepción triunfou no Recife e conquistou o direito a participar na Taça Intercontinental, em que - apesar de cair no prolongamento da meia-final - deixaria uma excelente imagem do hóquei argentino frente ao campeão europeu Reus.

Estrutura técnica oficializada

Estava pendente de detalhes e agora é oficial. José Luis Páez ("Negro" Páez) vai assumir o comando técnico da selecção principal argentina, com Jorge Otiñano a assumir a Feminina e Juan Manuel Garcés os Sub-19.

O primeiro grande desafio da nova estrutura técnica é o pan-americano que se disputa em Medellin (Colômbia) em Dezembro, mas as "armas" estão já apontadas aos Campeonatos do Mundo que integram a segunda edição dos World Roller Games que, em 2019, se realizam em Barcelona.

Saiba mais: "Argentina escolhe 'Negro' para seleccionador"

Garcia quer mais um jogador

No arranque dos trabalhos para Barcelona, Liceo e Reus, merece destaque a vontade expressa de Jordi Garcia, técnico dos rojinegros, de contar com mais um jogador.

O Reus perdeu Torra, Casanovas e Marin para o campeonato português, tendo assegurado César Carballeira (ex-Liceo), Cristian Rodriguez (ex-Vendrell) e Marc Julià (ex-Bassano). Mas tal apenas supre - pelo menos em quantidade - as saídas, gorando-se a vontade inicial de Garcia de contar com mais um jogador na rotação com Romà Bancells, Jordi Salvat e Alex Rodriguez.

Esse jogador poderá ser Tiago Rafael e, confrontado com essa possibilidade, o técnico "reusence" afirmou que o jogador que se desvinculou do Turquel é "muito bom jogador" e que "pode encaixar neste Reus", sem no entanto fechar a porta a outras hipóteses.

Saiba mais: "Tiago Rafael deixa Turquel... antes de chegar"

Marinhense com meia equipa confirmada

De regresso à I Divisão 21 anos depois, mas apenas dois anos volvidos sobre o regresso à II Divisão depois de ter caído no último escalão, o Marinhense vai preparando paulatinamente a próxima temporada.

Tiago Sousa, que chegou ao clube em 2016, continua como treinador e já foram anunciadas as renovações de David Costa, Filipe Almeida, Dário Santo, Pedro Coelho e Filipe Vaz, este melhor marcador da equipa na II Divisão na pretérita temporada, com 34 golos.

A estreia do Marinhense neste regresso ao convívio dos grandes está agendada para 13 de Outubro, com a recepção ao Valongo.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade