Notícia

Braga vence Eurockey Sub-17

Oct 22, 2014

O Hóquei Clube de Braga venceu a 1ª edição da Eurockey Cup em Sub-17.

Foi o culminar de uma época de sonho já no lançamento de outra. Depois do título nacional, conquistado com uma reviravolta na final com o favorito Benfica, os Sub-17 do Braga viajaram até Blanes para disputar aquela que pode ser considerada a Liga dos Campeões Europeus do escalão, ainda que – para já – oficiosa.

A caminhada bracarense começou com uma goleada por 10-3 sobre os espanhóis do Alcobendas. Ao segundo dia, ainda mal o sol tinha nascido e o Braga já vencia 5-1 o Bassano. Os italianos acordaram na segunda parte, chegando ao 5-4, mas os pupilos de Vítor Silva deixavam clara a candidatura ao título frente a uma equipa de valor. No fecho da fase de grupos, o 21-1 sobre os suíços do Thurnerstern constituiu a grande goleada do evento.

Já a eliminar, Órdenes e Manlleu caíram pela margem mínima (4-3 e 5-4) no caminho para a final de domingo, onde o Braga encontraria o Modena, carrasco do Sporting na fase de grupos e com dois campeões da Europa do escalão – Nicolas Barbieri e Davide Gavioli - no plantel. Seria também uma pequena vingança para os jovens internacionais portugueses Gonçalo Pereira e Gabriel Costa…

A final começou com muitas cautelas de parte a parte. Depois de seis jogos em três dias era importante não falhar. E André Silva não falhou nas duas primeiras oportunidades da partida para o Braga. Aos sete minutos e meio e aos nove, o jogador do Braga bisou e obrigou os italianos a correrem atrás do resultado.

Após uma reacção ténue na primeira parte, o Modena entrou muito forte na etapa complementar e reduziu mas, com Gabriel Costa em excelente plano, defendendo uma grande penalidade e um livre directo nos cinco derradeiros minutos do jogo e da prova, os italianos não conseguiram chegar ao empate e o título ficou para os portugueses.

No final, Luís Botelho, presidente do Braga, não conseguia conter a felicidade por um feito ímpar, não só na história do clube mas também na modalidade.

O treinador Vítor Silva, sempre muito exigente com os seus jogadores ao longo do torneio, destacou a qualidade das equipas em prova, que serviu para valorizar a conquista bracarense.

Para além da conquista colectiva, Gonçalo Pereira e Gabriel Costa consumaram a vingança sobre os italianos com a escolha para o cinco ideal da competição. O guarda-redes Gabriel Costa, repetidamente chamado à atenção pelo seu treinador para potenciar o seu valor, arrecadou o troféu de jogador mais valioso do torneio. Em declaração ao HóqueiPT dividiu o mérito com os seus colegas.

Provas relacionadas

Eurockey U17 - Fase final
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade