Notícia

Portugal procura primeiro título Mundial

Oct 26, 2014

Começa este domingo em Tourcoing, França, a 12ª edição do Mundial Feminino de Hóquei em Patins.

Este ano o Mundial conta com 14 equipas – eram 15 até à desistência do Brasil – e Portugal está integrado no grupo D com Alemanha, Itália e a Índia, selecção com quem a equipa das quinas se estreia.

A constituição dos grupos esteve de resto envolvida em alguma polémica. No sorteio inicial, sem condicionantes, um grupo juntava Espanha, Alemanha, Argentina e Chile, quatro potências e três ex-campeãs do Mundo. Após vários protestos, foi feito novo sorteio, agora com cabeças de série. Mas nem esse sorteio foi definitivo, dado que a desistência do Brasil obrigou a novo figurino.

Portugal entra neste Mundial para procurar superar as três pratas já conquistadas. Para tal, o seleccionador português conta com as guarda-redes Alice Vicente (AA Coimbra) e Maria Vieira (SL Benfica) e as jogadoras de pista Ana Ferreira e Carolina Gonçalves (AA Coimbra), Inês Vieira, Rute Lopes, Rita Lopes e Marlene Sousa (SL Benfica) e Rita Dias e Tânia Freire (A Stuart HC Massamá).

A fase de grupos – com quatro grupos - decorre até dia 28, seguindo-se a fase final até sábado, 1 de Novembro, dia da grande decisão.

Esta é a primeira edição em território francês. As francesas são as detentoras do título, conquistado no Brasil (Recife) em 2012, mas Argentina e Espanha dividem o maior número de títulos: quatro cada.

Provas relacionadas

Campeonato do Mundo Feminino - Fase de grupos
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade