Notícia

Turquel e Viana vencem batalhas na 'guerra' da manutenção

Mar 17, 2019

Contas feitas à 20ª jornada, com 18 pontos ainda em disputa, apenas sete pontos separam o sexto classificado da zona de despromoção. Nada menos que nove equipas a lutarem por seis lugares entre os maiores em 2019/20.

O Marinhense perdeu em Tomar por 5-2 e a manutenção é quase uma utopia. Os leões do Nabão, penúltimos da classificação, adiantaram-se aos quatro minutos, pelo capitão Ivo Silva, e ao intervalo dispunham de uma confortável vantagem de três golos.

Após o reatamento, Ivo Silva completou um hat-trick frente à equipa do seu ex-treinador, Nuno Domingues, e arrumou a questão do vencedor. Filipe Almeida ainda reduziu, mas Pedro Martins repôs a distância. O chileno Nico Carmona fixaria o resultado final já nos derradeiros três minutos, demasiado tarde para se pensar em reviravolta.

O Marinhense soma 10 pontos e está a oito da primeira equipa acima da linha de água, sendo que nas seis jornadas que sobram defrontará Porto, Sporting e Oliveirense, candidatos ao título…

O Tomar, sem sair da incómoda penúltima posição, passa a somar 17 pontos e “cola” no Paço de Arcos e Valongo, ambos com 18.

O Valongo foi derrotado em Viana do Castelo, onde ao intervalo perdia por 2-0, com golos de Francisco Silva e Gonçalo Suissas. Primeiro perdulário, num livre directo e numa grande penalidade, e depois a sobreviver a dois livres directos, o Valongo reduziria a dois minutos do apito final, por Carlos Ramos (“Carlitos”), mas os três pontos ficariam mesmo em Viana.

Francisco Silva inaugurou o marcador na importante vitória vianense sobre o Valongo

Na Linha, o Paço de Arcos teve três pontos na mão e deixou-os fugir. A vencer por 3-0 ao intervalo e por 4-1 aos sete minutos da segunda parte, Luís Duarte viu a vantagem esvair-se. Nuno Pereira fez o 4-2 e Diogo Seixas, campeão da Europa e do Mundo de Sub-20 às ordens do técnico do Paço de Arcos, reduziu para a diferença mínima. Já nos cinco minutos finais, o treinador-goleador Hugo Azevedo bisou no jogo e estabeleceu o 4-4 final.

O empate do Riba d’Ave e a derrota do Braga em Oliveira de Azeméis, permitiram à Juventude de Viana ascender ao sexto lugar, saindo da 20ª jornada como um dos grandes vencedores de mais uma batalha na guerra da manutenção. O outro grande vencedor foi o Turquel.

A equipa de João Simões venceu em Oeiras por 3-6 e passou o seu adversário directo na classificação. O Turquel sobe a nono classificado com 22 pontos, mais dois que o Oeiras e mais quatro que Valongo e Paço de Arcos, que “marcam” a linha de água.

Depois de uma grande penalidade desperdiçada por cada equipa, João Souto, que anda certeiro ao serviço da equipa da Aldeia do Hóquei, inaugurou o marcador aos sete minutos e meio. Ferruccio, de livre directo, restabeleceu a igualdade, numa primeira parte que ficaria a dever muito em golos à segunda.

Na etapa complementar, Pedro Batista adiantou os alvinegros e não mais o Turquel largaria a liderança do marcador. Daniel Matias ampliou e, depois de Miguel Sardinha reduzir, André Pimenta repôs a diferença em 2-4. A minuto e meio do final, Diogo Alves relançou a esperança da equipa da Linha com o 3-4 que deixava em aberto a divisão de pontos. Mas o embalo anímico acabaria por fazer ricochete… Vasco Luís e João Souto consumaram a vitória forasteira.

Na próxima jornada, dividida entre dia 23 e dia 27, destaque para os confrontos directos entre Valongo e Paço de Arcos e entre Turquel e Juventude de Viana. Para as outras equipas, frente aos cinco primeiros classificados, qualquer ponto valerá ouro…

20ª jornada

Jogos

• Porto 3-1 Sporting

• Oliveirense 3-2 Braga

• Oeiras 3-6 Turquel

• Benfica 4-3 Óquei de Barcelos

• Tomar 5-2 Marinhense

• Paço de Arcos 4-4 Riba d’Ave

• Juventude de Viana 2-1 Valongo

Classificação

1º Porto (49 pontos), 2º Sporting, Oliveirense (46 pontos), 4º Benfica (41), 5º Óquei de Barcelos (35), 6º Juventude de Viana (25), 7º Braga (24), 8º Riba d’Ave (23), 9º Turquel (22), 10º Oeiras (20), 11º Valongo (18), 12º Paço de Arcos (18), 13º Tomar (17), 14º Marinhense (10)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade