Notícia

Barcelona vence, mas Noia garante luta na Liga Europeia

Mar 20, 2019

Foto de capa: Paco Largo @ FC Barcelona

Quando a classificação final da fase de grupos da Liga Europeia determinou um embate entre Barcelona e Noia nos quartos-de-final, muitos vaticinaram uma passagem sem problemas dos blaugrana, campeões europeus.

No entanto, o duelo de passado sábado para a OK Liga indicia que poderá não ser bem assim…

Na presente edição da principal prova do país vizinho, o Barcelona tivera apenas três deslizes em 22 jogos. O primeiro, à oitava jornada, fora precisamente em Sant Sadurní, a dois golos. Muitos acreditavam ter sido apenas um acidente de percurso, mas agora, na segunda volta, a equipa orientada por Pere Varias mostrou que o resultado não foi fruto do acaso.

Barcelona voltam a defrontar-se, para a Liga Europeia, já próximo sábado, 23 de Março, em Sant Sadurni, e a 6 de Abril, na cidade condal.

Em pleno Palau Blaugrana, Sergi Llorca – que até é dos “quadros” do Barcelona - adiantou o Noia de livre directo, não conseguindo a equipa de Edu Castro melhor na primeira parte do que restabelecer a igualdade, por Pau Bargalló.

A partida, ainda que com algum ascendente do Barcelona, foi pautada pelo equilíbrio e o golo da vitória para o líder da OK Liga só chegaria a 20 segundos do apito final, por Matias Pascual e numa altura em que a equipa de João Rodrigues estava em superioridade numérica depois de azul a Marc Grau (Pau falhou o respectivo livre directo).

Entre Barcelona, primeiro, e o Noia, quarto, estão 17 pontos. E Liceo e Reus, que venceram nesta 23ª jornada.

Perante o seu público, o Liceo limpou de alguma forma a má imagem deixada na pista do Noia, e venceu desta feita o aflito Girona por 6-1. Ao intervalo, os “verdes” já venciam por 2-0, com golos de Carlo Di Benedetto e Marc Coy, e ampliou para 4-0 no arranque da etapa complementar, com um “bis” de Dava Torres.

Enric Torner ainda reduziu, mas, de grande penalidade, nos derradeiros cinco minutos, Sergi Miras e Coy fixaram o 6-1 final.

Em Reus, houve golo português na vitória por 5-3. Tiago Rafael marcou o terceiro da equipa da casa frente ao Igualada, numa primeira parte que terminaria com uma igualdade a três. Na segunda, muito equilibrada, a equipa de Jordi Garcia marcaria a abrir, por Alex Rodriguez, e a fechar, por Marc Julià.

Ainda na luta por um lugar na Liga Europeia, garantido pelos quatro primeiros lugares, estão Lleida e Caldes. Com resultados distintos, as duas equipas estão agora empatadas a 37 pontos (se bem que o Lleida tem menos um jogo), a nove do Noia.

O Lleida deixou-se surpreender no “11 de Setembro” pelo Lloret, por 1-3, que assim somou três importantes pontos na luta pela manutenção. O gaulês Antoine Le Berre bisou para os vencedores, enquanto o compatriota Bruno Di Benedetto assinou o único golo do detentor da Taça CERS. O Caldes venceria o Sant Cugat por 5-3.

O Sant Cugat ocupa a penúltima posição, com 16 pontos, mais quatro que o praticamente condenado Alcoy, que tem 12. A equipa de Renato Castanheira e João Ramalho não segurou a vantagem de 1-2 que tinha a 10 minutos do fim, e veria o Alcobendas virar para 3-2.

No particular de garantir um lugar na OK Liga, o Vendrell de Josep Delriu continua a somar pontos. Desta feita, num dérbi regional com o Calafell.

Gerard Pujol marcou o único golo da primeira parte, para Calafell. Já na segunda parte, os visitantes ainda se voltaram a adiantar com o 1-2, mas o Vendrell igualou e a quarta vitória consecutiva foi consolidada por um bis do jovem Pablo Najera. No entanto, os 12 pontos conseguidos nas últimas quatro jornadas ainda não tiram o Vendrell da zona de despromoção. É que, esta época, descem quatro equipas…

Para completar a jornada, falta disputar mais de 25 minutos de outro dérbi, o de Osona, entre Voltregà e Vic. Os “vigatans” venciam por 0-2 na pista do rival – com um bis de Aniol Mangas – mas uma quebra de luz levou à interrupção do jogo. Será retomado esta quinta-feira.

Jornada 23

Jogos

• Voltregà vs Vic • 21.Mar, 21h30 (interrompido com 0-2)

• Barcelona 2-1 Noia

• Caldes 5-3 Sant Cugat

• Vendrell 4-2 Calafell

• Alcobendas 3-2 Alcoy

• Reus 5-3 Igualada

• Lleida 1-3 Lloret

• Liceo 6-1 Girona

Classificação

1º Barcelona (63 pontos), 2º Liceo (50), 3º Reus (49), 4º Noia (46), 5º Lleida*, Caldes (37), 7º Igualada* (36), 8º Voltregà* (30), 9º Alcobendas, Calafell (25), 11º Lloret (23), 12ºs Vic, Vendrell (21), 14º Girona (20), 15º Sant Cugat (16), 16º Alcoy (12)

(* com menos um jogo)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade