Notícia

Espanha é tricampeã mundial no feminino!

Jul 14, 2019

A Espanha venceu o Campeonato do Mundo de Seniores Femininos, vencendo na final a Argentina por 5-8.

O jogo, arbitrado por Joaquim Pinto e José Pinto, foi ingrato para as argentinas de Jorge Otiñano. A Espanha adiantou-se muito cedo, ainda não estavam cumpridos quatro minutos, e sempre que a Argentina se aproximava ou igualava, a Espanha voltava a marcar.

Berta Busquets inaugurou o marcador

“Luchi” Agudo – num nível superior, muitas vezes a assumir sozinha as despesas do jogo argentino – restabeleceu a igualdade aos nove minutos, mas vinte segundos depois, Marta Piquero, reforço do Benfica para a próxima temporada, voltava a colocar “La Roja” na frente. E, depois de Luchi voltar a igualar, Laura Puigdueta fez o 2-3 com que se chegaria ao intervalo.

Luchi Agudo, autora de três golos, batalhou muitas vezes “a solo” contra a armada espanhola

Determinada após o reatamento, a Argentina voltaria a igualar, agora a três, aos quatro minutos e meio. Meio minuto depois Berta Busquets apontava o seu segundo golo (inaugurara o marcador) para nova vantagem das de Ricardo Ares e não mais a Espanha perderia a dianteira. Até porque, pouco depois, Marta Piquero, “cavava” uma vantagem de dois golos, num remate de meia distância, que as espanholas, com toda a experiência do mais competitivo campeonato do mundo, saberiam gerir.

Marta Piquero, reforço do Benfica para a próxima época, bisou

A partida e o desfecho da competição ficariam definidos nos derradeiros cinco minutos, com dois golos da pouco utilizada Maria Sanjurjo. A galega entrou para transformar o livre directo da 10ª falta argentina no 5-7 e, a meio minuto do final, com a Argentina balanceada para o ataque, faria o 5-8 final, desnivelado para o que foi o equilíbrio durante o jogo.

Este foi o sétimo título da Espanha em 15 edições, vencendo pela terceira vez consecutiva, um inédito tri na história da competição. A Argentina, que soma cinco títulos, voltou a ser finalista vencida, depois de também ter sido derrotada na partida decisiva em 2017, então por 5-7 após prolongamento.

A Espanha junta este triunfo ao dos Sub-19, mas o pleno escapará… na final masculina, o título será para Argentina ou Portugal.

Adeus de Peke

Entretanto, no final do jogo, Maria Diez (“Peke”) anunciou que se retirará da selecção espanhola. A jogadora do Manlleu completou no mês passado 30 anos, poucos dias depois de se ter consagrado como a melhor marcadora da OK Liga, com 41 golos.

Maria Diez, ou “Peke”

Classificação final

• 1º Espanha

• 2º Argentina

• 3º Chile

• 4º Itália

• 5º Portugal

• 6º Alemanha

• 7º França

• 8º Suíça

Chile, de José Querido, venceu a Itália por 3-0 e terminou em terceiro
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade