Notícia

Paço de Arcos vence em Torres Vedras e André Gil não poupa arbitragem

Nov 18, 2019

Com sete equipas envolvidas nas competições europeias, a sexta jornada do Campeonato Nacional da I Divisão teve apenas duas partidas disputadas este fim-de-semana. O Valongo venceu o Turquel e o Paço de Arcos somou os seus primeiros pontos frente à Física.

Em Torres Vedras, defrontavam-se duas equipas em busca dos primeiros pontos. Um azul a João Lima aos quatro minutos e meio e a André Gaspar um minuto depois marcaram os momentos iniciais da partida. Do primeiro azul não houve golo de livre directo – tentado por Diogo Silva –, mas do segundo resultaria mesmo o tento inaugural, por Pedro Batista.

Em desvantagem, a Física foi pressionante perante um Paço de Arcos bem organizado defensivamente e suportado em mais uma exibição segura de Diogo Rodrigues (“Matraco”). A meio da primeira parte, Rafael Lourenço viu azul, mas André Gaspar não conseguiu bater o guarda-redes da equipa da Linha. Mais eficaz, no último minuto da primeira parte, “Rafa” Lourenço faria o 0-2 depois de azul ao argentino Mathias Arnaez.

A agora dupla vantagem permitia ao Paço de Arcos entrar confiante na etapa complementar. A Física pressionou, mas perderia João Rodrigo Campelo aos 13 minutos por protestos. A equipa de André Gil sobreviveria ao “underplay”, mas Rafa Lourenço bisaria para o definitivo 0-3 a oito e meio do fim. A teia defensiva bem urdida por Luís Duarte não cederia e Matraco manteria a sua baliza inviolada.

Críticas à arbitragem

No final da partida, em declarações à Rádio Oeste, o técnico André Gil não pouparia críticas à dupla de arbitragem constituída por João Martins e João Catrapona, num jogo em que destacou dois pontos. “Uma exibição tremenda do guarda-redes do Paço de Arcos e uma dupla de arbitragem vergonhosa”, referiu.

“Condicionou-nos o jogo desde o primeiro momento”, apontou, sem esconder a revolta. “Eu não compreendo como é que uma dupla de arbitragem destas está na I Divisão. Provavelmente, deve ser o primeiro jogo que fizeram na primeira… eles já na segunda são medianos. Sinceramente não entendo, e isto incomoda-me bastante. E mete em causa uma semana de trabalho que tivemos, e em que trabalhámos bem”, referiu.

De facto, em rigor – para além da ironia de André Gil –, este não seria o primeiro jogo de João Martins e João Catrapona no escalão maior, mas o terceiro. João Martins apitou o encontro entre Benfica e Sanjoanense da jornada inaugural ao lado de João Duarte. Na terceira jornada, João Catrapona apitou com Paulo Carvalho o dérbi entre Paço de Arcos e Sporting. E na quarta, os dois árbitros do Alentejo apitariam juntos outro dérbi, da região centro, entre Os Tigres e Turquel.

Valongo vence Turquel e iguala Porto

Em Valongo defrontaram-se outras duas equipas com igual número de pontos, mas comuns mais confortáveis sete conquistados.

A equipa da casa venceria o Turquel por 4-2 e “colou” ao Porto – que joga quarta-feira – com 10 pontos. Ao intervalo, a equipa de Miguel Viterbo já vencia por 3-0, com dois tentos de Guilherme Silva e um de Diogo Abreu. Mas o triunfo esteve longe de ser tranquilo.

Na segunda metade do jogo, André Pimenta reduziu aos sete minutos e, a oito minutos do final, Xavier Lourenço relançou a discussão, ao colocar o marcador na diferença mínima. O vencedor acabaria por só ficar definido a meio minuto do fim, quando Guilherme Silva, de grande penalidade (já convertera um castigo máximo na primeira parte), ampliou a distância e selou o resultado.

Quarta-feira há mais

A sexta jornada completa-se na próxima quarta-feira, com as cinco partidas em falta. Natural destaque para o Clássico entre Óquei de Barcelos e Porto, com muita expectativa sobre o que os barcelenses poderão fazer depois da vitória no João Rocha, mas também para a deslocação do líder Benfica a Braga. Na pretérita temporada, as águias “chumbaram” no exame bracarense.

I Divisão – 6ª jornada

• Valongo 4-2 Turquel

• Física 0-3 Paço de Arcos

Quarta-feira, 20 de Novembro

• Braga vs Benfica • 19h

• Óquei de Barcelos vs Porto • 20h

• Os Tigres vs Oliveirense • 21h

• Sanjoanense vs Sporting • 21h

• Juventude de Viana vs Riba d’Ave • 21h30

Classificação

1º Benfica (15 pontos), 2ºs Oliveirense, Sporting e Óquei de Barcelos (12), 5ºs Porto e Valongo* (10), 7º Riba d’Ave (9), 8ºs Braga e Turquel* (7), 10º Os Tigres (6), 11º Sanjoanense e Paço de Arcos* (3), 13º Juventude de Viana (2), 14º Física* (0)

*com mais um jogo realizado

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade