«Estou a ajudar a equipa de outra maneira»

«Estou a ajudar a equipa de outra maneira»

Visita regular da Eurockey Cup, Marc Gual não faltou este ano, estando em Vilanova i la Geltrú para a edição de Sub-15 que seria ganha pelo Valongo.

A cerca de um mês de completar 39 anos – no próximo dia 13 de Dezembro, tal como o companheiro de formação e de tantas conquistas pela selecção Pedro Gil –, o icónico jogador falou ao HóqueiPT com o evento referência dos escalões jovens como pano de fundo.

Testemunhando o crescimento da competição e como os jovens jogadores competem ao longo do ano para estarem presentes, até ao lamento por não ter tido uma oportunidade similar, Marc Gual falou-nos também dos tempos com Ricardo Pereira no Reus – entre 2003 e 2005 – tendo tido oportunidade de rever o internacional português, agora treinador dos Sub-15 do Paço de Arcos.

Depois de Carlos Realista e António Rocha, Ricardo Pereira foi dos primeiros atletas lusos a ter projecção no Hóquei patinado do país vizinho, mas Gual elogiou a capacidade de integração e adaptação, em loas estendidas aos “seus” João Rodrigues e Hélder Nunes.

Marc Gual pendurou os patins no final da pretérita temporada, mas continua com a equipa do Barcelona, agora como delegado. Ajuda noutros aspectos, vive o jogo de outra maneira.

Gual é uma das figuras mais marcantes do Hóquei moderno, tendo ganho tudo o que havia para ganhar.

O catalão – e também internacional pela Catalunha - representou Noia, Reus, Liceo e regressou ao Reus para ganhar a sua primeira OK Liga, ainda antes de rumar ao Barcelona. De blaugrana conquistou mais sete vezes (em oito temporadas…) o campeonato espanhol, juntando também três Ligas Europeias a um palmarés que já contava com uma pelo Reus.

Marc Gual foi MVP da OK Liga nas temporadas de 2009/10 (Liceo) e 2010/11 (Reus), nas duas primeiras edições do galardão.

Por “La Roja”, Gual viveu o mais impressionante período de selecções da História. Ganhou consecutivamente as grandes competições entre 2005 e 2013, num total de cinco campeonatos do Mundo e quatro da Europa.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia