Notícia

Futuro do Hóquei feminino português à prova em Molfetta

Dec 05, 2019

Terá lugar de 19 a 22 de Dezembro a sexta edição do torneio feminino de Sub-17, promovido anualmente pelo comité europeu desde 2014.

Este ano, o torneio homenageia Nunzio Fiorentini, que dá inclusivamente nome ao pavilhão onde, em Molfetta (Itália), os jogos terão lugar. Nos anos anteriores, os eventos foram dedicados a Carlos Sena (Mieres, 2014), Antonio Gonzalez (Mieres, 2015), Toni Battistella (Breganze, 2016), Adolf Hirschfeld (Remscheid, 2017) e Quima Jimeno (Cerdanyola, 2018).

Observar e Validar Futuro

Depois de participações de Turquel (vencedor da primeira edição), Juventude Salesiana e Stuart, o Hóquei feminino português estará representado por uma selecção no âmbito do projecto federativo “Observar e Validar Futuro” de detecção – ou confirmação – de jovens talentos.

O seleccionador nacional Hélder Antunes elegeu as guarda-redes Inês Rodrigues (Infante de Sagres) e Mónica Alho (Académico da Feira) e as jogadoras de pista Carolina Monteiro (CACO), Érica Silva e Raquel Santos (Carvalhos), Inês Baudouin e Inês Florêncio (Sporting), Joana Rodrigues (Sanjoanense), Sofia Sacadura (Académica de Coimbra) e Teresa Morais (Infante Sagres).

No grupo escalado, destaque para as chamadas de Joana Rodrigues e Teresa Morais, na peugada dos irmãos, os internacionais jovens portugueses Tiago Rodrigues (Porto) e Álvaro Morais (“Alvarinho”, Óquei de Barcelos) que, juntos, se sagraram campeões do Mundo de Sub-20 em 2015, em Vilanova i la Geltrú. Destaque também para o “bis” de Inês Baudouin e Inês Florêncio, agora leoas, que na última edição deste torneio ajudaram a Stuart a alcançar um meritório segundo lugar.

A comitiva, liderada por Agostinho Silva, vice-presidente financeiro da FPP que já nos World Roller Games liderou a comitiva feminina, parte de Lisboa às 6h55 de dia 18 para Nápoles (a cerca de 250 km de Molfetta), regressando no dia 23 a Portugal.

Para a primeira fase da competição, o projecto português foi integrado no grupo B com as espanholas do Sferic Terrasa, as inglesas do England RHC e as francesas do Espoir Ligérien, ao passo que o grupo A conta com as equipas espanholas do Mataró e Asturhockey, o projecto anfitrião Pink 2019 Molfetta Matera e o projecto alemão Eagle Team.

Sílvia Coelho no apito

A representação portuguesa neste evento estende-se à arbitragem. Sílvia Coelho volta a merecer a confiança das esferas europeias e estará em Molfetta com Carlo Luorio, Francesco Stallone e Simone Brambilla (Itália), Loic Le Menn (França), Thomas Ehlert e Thomas Ullrich (Alemanha) e Tania Pardo (Espanha).

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade