Notícia

Torra vs. Gonçalo: mais do que (muitos) golos

Jan 23, 2020

Esta quinta-feira, a partir das 19h30, Oliveirense e Porto encerram a primeira volta num jogo que coloca frente-a-frente duas equipas com 28 pontos, agora a três de Benfica e Sporting e a quatro do líder Óquei de Barcelos.

O embate, que terá transmissão na TVI24, encerra em si outro frente-a-frente, entre duas figuras maiores do Melhor Campeonato do Mundo. Gonçalo Alves (que representou a Oliveirense entre 2012 e 2015) e Marc Torra são os dois melhores marcadores da prova – ainda que o português tenha uma vantagem significativa – e os esteios das suas equipas.

Telmo André Sousa proporciona-nos um valoroso trabalho de análise aos dois atletas, desde logo numa demonstração do que pode ser feito – mas é muitas vezes descurado – pelas equipas antes das partidas.

Um agradecimento especial a Tiago Sousa, a Luís Moreira (‘Tikinho’) e a Luís Duarte, que me ajudam bastante nesta ainda curta caminhada.

Telmo André Sousa

Marc Torra

Nome

Marc Torra i Sayó - #08

Nascimento

1984-09-15 (35 anos)

Nacionalidade

Espanhola

Clube actual

União Desportiva Oliveirense

Posição

Avançado-Ala – Destro

Marc Torra

Observado

Forte dei Marmi vs. Oliveirense (Liga Europeia, 18 de Janeiro de 2020)

Análise

A defender procura condicionar o seu opositor directo em espaço vital e com relativa facilidade intercepta e recupera bolas.

A atacar é um jogador bastante disponível, de drible característico e com qualidade na colocação do passe e do remate, de pulso.

No jogo observado, o Torra, no processo ofensivo, procurou constantemente criar espaços e assistir os colegas. Já no processo defensivo, por vezes, foi precipitado na forma como procurou desarmar.

Neste próximo embate, já com 18 golos no campeonato, será certamente um elemento chave, quer no jogo corrido como nas bolas paradas.

Gonçalo Alves

Nome

Gonçalo Bonnet Alves - #77

Nascimento

1993-07-26 (26 anos)

Nacionalidade

Portuguesa

Clube actual

Futebol Clube do Porto

Posição

Avançado-Ala – Destro

Gonçalo Alves

Observado

Porto vs. Noia (Liga Europeia, 18 de Janeiro de 2020)

Análise

A defender gosta de antecipar o seu opositor directo e procura com frequência o desarme quando próximo deste, fazendo uso do contacto físico.

A atacar é dotado de uma técnica individual invejável, de um fortíssimo remate batido (lado reverso preferencial) e vertical.

No jogo observado, o Gonçalo, no processo ofensivo, procurou bastantes vezes o espaço para receber a bola e efectuar incursões em velocidade. Já no processo defensivo devido ao seu posicionamento em relação ao seu opositor foi concedendo espaços.

Neste próximo embate, já com 29 golos no campeonato, será certamente um elemento chave, quer no jogo corrido como nas bolas paradas.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade