Notícia

Lodi recorda WSE-RH de proposta 'arrogantemente' ignorada

Oct 30, 2020

O Lodi emitiu esta sexta-feira um comunicado crítico para com a posição da World Skate Europe – Rink Hockey na preparação desta temporada, ignorando a posição das principais equipas italianas.

É uma espécie de “eu bem te disse”. Quando no início de Agosto se convidavam as equipas para a nova edição da Liga Europeia, o Lodi e o Forte, as duas equipas italianas mais cotadas, surpreenderam com a decisão de não participação. Desde logo, nesse momento de recusa, partilharam a sua proposta de adiar as competições para 2021, num formato que não fosse tão exigente como a fase de grupos da principal prova europeia, jogada a seis jornadas.

O Comité manteve o modelo e a 18 de Outubro viu-se obrigado a cancelar inúmeros jogos e a suspender a Taça WSE. E agora, a escassos 10 dias do arranque previsto da Liga Europeia, suspendeu todas as provas… até 2021. Como Lodi e Forte preconizavam.

O Lodi denuncia uma atitude “arrogante” quer do Comité, quer de uma auto-proclamada associação europeia de clubes que de “europeia” tem muito pouco, limitando-se a oito emblemas ibéricos. As propostas italianas não foram tidas antes em conta, mas agora, “depois de casa roubada”, serão agora possivelmente consideradas na hora de colocar “trancas na porta”.

O Comité já anunciou que diferentes modelos serão equacionados e discutidos para, em 2021, as provas – Liga Europeia, Taça WSE e Taça da Liga Feminina – possam ser realizadas.

O comunicado do Lodi

Durante o Verão, o Amatori Wasken Lodi (conjuntamente com o Hockey Forte) apresentou oficialmente ao Comité de Hóquei em Patins da World Skate Europe uma proposta para mudar o formato das competições europeias de clubes para a temporada 2020/2021, tendo em conta as incertezas devido à evolução imprevisível da pandemia do CoViD-19.

Esta proposta (formulada num espírito de leal cooperação e funcional para proteger os interesses dos clubes do risco económico de receitas perdidas de bilheteira e de inconvenientes logísticos a possíveis limitações em viagens internacionais) nem sequer foi levado em consideração, sendo negada uma resposta formal e fundamentada a explicar porque o formato alternativo (baseado em eliminatórias a duas mãos, a começar em Fevereiro de 2021) não era viável.

Por ocasião de uma reunião realizadas no início de Agosto do Comité com os clubes com direito a participar nas competições europeias, o Amatori Wasken Lodi reiterou a sua posição, confiante pelo menos num debate e numa discussão de ideias. Tudo o que conseguimos foi o confrangedor silêncio do Comité e das melhores equipas europeias, com ninguém a sentir a necessidade e dever de abertamente tomar uma posição, evidentemente porque já tinham combinado entre si a decisão a ser tomada.

Entretanto, hoje soubemos pela imprensa que a (inevitável) decisão de suspender as competições europeias de clubes até ao final de Dezembro foi tomada pelo Comité a pedido da EHCA, a "Associação Europeia de Clubes", constituída em Setembro de 2019, e que se limita a quatro clubes espanhóis e quatro portugueses, os mesmos que em Agosto, com o seu silêncio, tinham recusado a possibilidade deste cenário.

O nosso clube é pequeno, mas dirigido por pessoas sérias e transparentes, que são muito claras sobre o que significa fazer em prol do Hóquei em Patins, num contexto local em que o Hóquei em Patins tem uma importância desportiva e social como em poucas outras partes do Mundo e, portanto, representa uma herança do movimento internacional de Hóquei em Patins. Não esperamos um pedido de desculpas pela forma arrogante como fomos tratados, nem o reconhecimento de que a nossa tese tinha fundamento. Esperamos, no entanto, que desta negativa experiência se possa iniciar um projecto de colaboração baseado na valorização do papel de TODOS os clubes, com um Comité pronto para encetar diálogo com TODOS e proteger TODOS, e que as principais equipas entendam que a liderança não se faz só de orçamento e palmarés, mas que é feita sobretudo de um sentido de responsabilidade pelo bem de TODOS.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade