Confinamento pára jogos e treinos de divisões secundárias e formação

Confinamento pára jogos e treinos de divisões secundárias e formação

Com a excepção das Primeira Divisão, Nacional de Seniores Femininos e Taças de Portugal, o Hóquei em Patins vai parar. Nem jogos, nem treinos para as divisões secundárias ou formação. #CoViD19

Actualização: Taça de Portugal será recalendarizada

O anúncio do Primeiro Ministro António Costa de um confinamento semelhante ao que foi vivido em Março e Abril do ano passado deixava antever naturais repercussões no desporto.

No entanto, ao contrário do que aconteceu no primeiro confinamento, António Costa anunciou, na sequência das últimas excepções, a continuidade da actividade dos principais campeonatos de seniores - I Divisão e Nacional de Seniores Femininos - e competições equiparadas. Como a Taça de Portugal no Hóquei em Patins. E apenas estas.

Outras competições que estavam a decorrer - II Divisão, III Divisão e Campeonato Nacional de Sub-23 - serão forçadas à paragem e, à "sombra" do dever de recolher domiciliário, com o fecho de pavilhões e recintos desportivos, nem treinos poderá haver...

A decisão governamental decreta explicitamente o encerramento das instalações desportivas, como "pavilhões de futsal, basquetebol, andebol, voleibol, hóquei em patins e similares", permitindo apenas "as actividades de treino e competitivas dos atletas de selecções nacionais das modalidades olímpicas e paralímpicas, da 1.ª divisão nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculino e feminino (....)". Os jogos permitidos continuarão sem público.

A formação, que ainda não pôde competir esta temporada, continua distante da retoma e o cumprimento da data limite de 8 de Março parece cada vez mais uma miragem, ficando desde já as edições desta época dos campeonatos nacionais de Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19 com o sério risco de serem definitivamente cancelados.

O novo Estado de Emergência vigorará desta sexta-feira, 15 de Janeiro, até 30 de Janeiro, quando as medidas serão revistas, dado que estas têm de ser, por lei, revistas de 15 em 15 dias. No entanto, António Costa alertou desde logo para se ter o horizonte de um mês para estas regras que agora entram em vigor.

Utopia na Taça

Para o próximo dia 23 de Janeiro estão previstos os 16-avos-de-final da Taça de Portugal de Seniores Masculinos, com equipas das II e III Divisão envolvidas. Estas - segundo a equiparação já definida em Dezembro - poderão continuar os seus treinos tendo em vista essa partida, apesar de estarem impedidas de realizar partidas nos seus campeonatos.

Em caso de apuramento, as equipas das divisões ditas "inferiores" poderão continuar a treinar até aos "oitavos", previstos para 13 de Fevereiro, três semanas depois dos 16-avos.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia