Notícia

Alessandro Bertolucci assume 'squaddra azzurra'

Feb 20, 2021

Depois de 10 anos, Massimo Mariotti "passa" o comando técnico da selecção italiana a Alessandro Bertolucci. "Alex" assume também os Sub-19, ao passo que Massimo Giudice, mantendo a selecção feminina, liderará também os Sub-17. #Mercado #Selecções

Alessandro Bertolucci é o novo seleccionador italiano, vendo assim premiado o excelente trabalho que tem realizado à frente do Sarzana.

Depois de uma excelente campanha em 2018/19, chegando à final da Taça WSE e da Coppa Italia, a interrompida temporada de 2019/20 acabaria por não dar oportunidade a "Alex" para mostrar que a época anterior não fora fruto do acaso. Mas, na presente temporada, os "rossoneri" voltam a estar acima das expectativas.

Sem aquisições sonantes, o Sarzana intromete-se entre equipas com investimentos pesados, e o mérito é apontado a Alessandro Bertolucci. E o treinador, um dos melhores jogadores transalpinos de todos os tempos, assume agora a selecção nacional.

Tendo representado o Óquei de Barcelos entre 1998 e 2001, Alex ganhou inclusivamente o seu espaço no Hóquei em Patins português, como um atacante de garra e que nunca vira a cara à luta. Características que tem mostrado enquanto treinador.

Ainda como jogador, sagrar-se-ia campeão do Mundo por Itália em 1997, em Wuppertal, no último título mundial conquistado pelos transalpinos. Agora, o técnico de 51 anos tem a missão de potenciar uma selecção jovem, a que vai faltando um novo título.

Parte do trabalho está feito por Massimo Mariotti, que estava desde 2011 à frente da selecção e que surpreendeu com a conquista do campeonato da Europa em 2014, em Alcobendas. Lançou nomes como Giulio Cocco, Alessandro Verona, Davide Gavioli ou "Checco" Compagno, todos com um largo futuro pela frente e que olham, olhos nos olhos, os maiores talentos da modalidade.

O primeiro desafio de Alex, caso a pandemia o permita, será o Campeonato da Europa. O evento está apontado para o final de Agosto e a federação italiana, que completa 100 anos, pretendo organizá-lo.

Massimo Giudice

Na reestruturação dos quadros técnicos das selecções italianas, mantém-se o seleccionador feminino, Massimo Giudice. À frente das "Azzurre" desde 2018, Giudice acumulará agora também a direcção técnica da selecção de Sub-17, até agora sob alçada de Tommaso Colamaria.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade