A descida (ou não...) d'Os Tigres

A descida (ou não...) d'Os Tigres

A derrota em Braga ditou a descida matemática d'Os Tigres, ao fim de duas temporadas na I Divisão. Finda a época, a equipa de Almeirim será despromovida à II Divisão... se houver descidas e subidas. #PrimeiraDivisão #SegundaDivisão

A história recente d'Os Tigres está marcada por instabilidade directiva na complicada realidade desportiva da Zona Centro. Gerido por uma Comissão Administrativa, a equipa de Almeirim regressou à I Divisão na pretérita temporada, mas a afirmação desde cedo se configurava complicada.

Quando a última época foi interrompida, com 19 jogos realizados, Os Tigres eram penúltimos, mas somando 13 pontos ainda tinham hipóteses matemáticas de manutenção. Envolvidos na "liguilha" em Setembro, garantiriam a continuidade entre os maiores do Hóquei em Patins nacional.

Agora, o saldo de golos até é curiosamente similar (56-104 esta temporada contra 53-103 na pretérita), mas os apenas 10 pontos conquistados em 23 partidas ditam a impossibilidade matemática de fuga aos malfadados três últimos lugares da classificação.

Em Braga, Os Tigres somaram a sexta derrota consecutiva, a 19ª nesta época na I Divisão. Excepções foram a vitória em Riba d'Ave (3-4), logo na 2ª jornada, e as vitórias no Pavilhão Alfredo Bento Calado nas 8ª (Famalicense, 4-1) e 18ª (Valongo, 2-1). Em São João da Madeira, na 4ª jornada, o 2-2 final é o único empate registado pelos pupilos de André Luís. Com a derrota mais pesada a ser registada em Oliveira de Azeméis (8-3), Os Tigres sucumbiram em cinco partidas pela margem mínima .

A Comissão Administrativa d'Os Tigres lançou o apelo para a apresentação de listas que legitimem uma Direcção.

N'Os Tigres desde 2018, conduzindo a equipa da II à I Divisão, André Luís conduz um grupo onde jovens valores procuram a sua afirmação. Em Braga, foram a jogo Miguel Feio e Diogo David com 21 anos e Paolo Dias e João Maló com 20, todos com um passado nos escalões de formação do Benfica.

Nas três jornadas que faltam para o fim da primeira fase - o fim da época para Os Tigres... - estes jovens em particular, mas todo o plantel almeirinense, poderá mostrar-se frente aos dois primeiros da classificação, com a recepção a Óquei de Barcelos (20/3) e a deslocação ao Dragão Arena (27/3).

A temporada terminará para Os Tigres, após um hiato de três semanas, a 17 de Abril, ao receber a Juventude de Viana, num jogo que poderá ser importante nas contas dos vianenses, entre manutenção e um lugar no playoff.

Hipótese de manutenção

Os Tigres já não têm qualquer hipótese de fugir dos lugares de descida, mas, de facto, a despromoção não pode ser dada como consumada.

Segundo o documento federativo de interrupção e suspensão de competições que vigora esta temporada, a II Divisão só terá subidas - com consequentes descidas na I Divisão - caso se cumpram 75% dos jogos. E, para já, tal ainda está distante.

O regresso da II Divisão - aos treinos - está apontado pelo plano de desconfinamento a 19 de Abril. Depois disso e até Julho, cada equipa terá de chegar aos 20 jogos realizados, sendo que o Académico de Cambra até já soma 11, mas Valença e Póvoa (Zona Norte) e BIR (Zona Sul) ainda só têm seis partidas realizadas.

O último planeamento apontava à retoma dos treinos no início de Abril e terá necessariamente de ser revisto.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia