Notícia

Italianos falham Luso e também a arbitragem será ibérica

Apr 06, 2021

Face às obrigatórias quarentenas, os quatro árbitros italianos nomeados para a Liga Europeia vêem inviabilizada a sua participação, sendo substituídos, atendendo às restrições de viagens na Europa, por portugueses e espanhóis. #LigaEuropeia

Os italianos Filippo Fronte, Francesco Stallone, Massimiliano Carmazzi e Ulderico Barbarisi não estarão na fase preliminar da Liga Europeia. As nomeações foram conhecidas com a oficialização da realização desta fase da prova que decorre de 9 a 11 de Abril no Luso, mas as medidas em vigor em Portugal e em Itália, relacionadas com a necessária quarentena após entrada nos países, inviabiliza as deslocações.

Para suprir a ausência dos árbitros transalpinos, a World Skate Europe Rink Hockey decidiu chamar mais dois árbitros espanhóis e dois portugueses. Os asturianos Jonathan Sánchez e Miguel Díaz juntam-se aos galegos Daniel Villar e Rubén Fernandez (numa escolha também baseada na proximidade do território português), ao passo que Joaquim Pinto (Porto) e Luís Peixoto (Lisboa) se juntam a Miguel Guilherme (Lisboa) e Rui Torres (Minho).

A arbitragem dos jogos entre equipas portuguesas deverá ser assegurada por árbitros espanhóis, os jogos entre equipas espanholas (na prática, o jogo entre Liceo e Barcelona) será dirigido por uma dupla portuguesa, e os jogos "ibéricos" terão um árbitro de cada país.

Pinto e Peixoto

Depois de Rui Torres, que dirigiu 22 encontros em 25 jornadas, Pinto e Peixoto são os dois árbitros com mais jogos apitados na presente edição da I Divisão, tendo apitado respectivamente 21 e 20 encontros.

Luís Peixoto é mesmo o árbitro que apitou mais encontros entre os cinco candidatos ao título português, todos presentes nesta fase preliminar. Apitou três partidas do Benfica (uma vitória e dois empates), duas de Oliveirense (uma derrota e um empate), Óquei de Barcelos (uma vitória e uma derrota) e Sporting (um empate e uma derrota) e uma do Porto (uma vitória).

Joaquim Pinto apitou quatro jogos entre os candidatos, três deles com o Óquei de Barcelos (com três desfechos diferentes). O Sporting registou uma derrota e uma vitória, o Porto um empate, a Oliveirense uma vitória e o Óquei de Barcelos uma derrota.

Por curiosidade, Joaquim Pinto e Luís Peixoto ainda não apitaram enquanto dupla na presente I Divisão, mas estiveram na única entrega de título em Portugal na temporada. Apitaram juntos o dérbi entre Benfica e Sporting da final da Taça 1947 (que se realizou no Luso), tendo as águias vencido por 6-5 após marcação de grandes penalidades.

Recorde-se que a fase preliminar da Liga Europeia terá nove equipas participantes - todas da Península Ibérica - divididas em três grupos Porto, Noia e Óquei de Barcelos no Grupo A, Sporting, Reus e Oliveirense no Grupo B e Barcelona, Liceo e Benfica no Grupo C. As equipas defrontam-se em três jornadas, entre sexta-feira e domingo, e o primeiro de cada grupo fica apurado para a Final Four que se realiza também no Luso, a 15 e 16 de Maio.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade