A decisão a quatro na Coppa

A decisão a quatro na Coppa
Foto de capa: Sonia Fusalli Foto

Entre o fim da fase regular e o arranque do play-off, decide-se este fim-de-semana em Forte dei Marmi a Taça de Itália. Numa Final Four, Forte, Follonica, Lodi e Sarzana procuram levantar o troféu. #CoppaItalia

A pandemia obrigou a repensar a tradicional Final Eight da Taça de Itália e a decisão concentrada será só a quatro, depois dos quartos-de-final terem sido antecipados.

Em Forte dei Marmi, Follonica, Lodi, Sarzana e o anfitrião Forte procuram um título que está nas mãos do Breganze desde 2019, por a prova não ter tido lugar em 2020.

Nos duelos das "meias", o Lodi é favorito frente ao Sarzana. A equipa de "Gigi" Bresciani venceu os dois jogos da fase regular à equipa de Alessandro Bertolucci. No "Vecchio Mercato", o Lodi venceu por 3-6, ao passo que, no PalaCastelotti de Lodi, o triunfo seria tangencial, por 4-3.

O Sarzana terminou a fase regular num meritório quarto lugar, surpreendendo quem lhe vaticinava uma prova a meio da tabela. Os "rossoneri" estiveram sempre na luta pelos primeiros lugares e partem para esta Coppa com legítimas aspirações a surpreender.

Entre Forte e Follonica, há praticamente um empate técnico. Depois de um empate a quatro em Follonica, a equipa de Sérgio Silva, "apenas" quinta na fase regular, quase impunha nova igualdade a quatro a um Forte que terminaria as 26 jornadas como líder. No ultimo suspiro dos dois embates entre as duas equipas, Davide Motaran fez o 5-4 que desequilibra as contas, mas que não tira altas expectativas para o duelo na Coppa.

As meias-finais terão lugar sábado, ao passo que a partida decisiva está agendada para domingo.

Meias-finais

• MF1 • Lodi vs. Sarzana • 24.Abr  • 21h

• MF2 • Forte vs. Follonica • 24.Abr •  18h

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 25.Abr • 18h

Follonica em busca da 10ª, Sarzana da primeira

Em Forte dei Marmi encontram-se três ex-vencedores da prova e um Sarzana que procura um inédito troféu. A equipa de Alessandro Bertolucci esteve perto de cumprir o sonho em 2019, mas seria batida na final pelo Breganze.

Por outro lado, o Follonica conta já nove títulos, sendo apenas superada pelos 20 do Novara. A equipa orientada pelo português Sérgio Silva - único português nesta Final Four - ficou com o troféu sempre que chegou à final, a última vez em 2018. No seu período áureo, o Follonica conquistou a Coppa em seis edições consecutivas, entre 2005 e 2010, com Sérgio Silva a dar o seu cunho a duas, em 2006 e 2007, então como jogador.

Entre os dominadores do Hóquei em Patins italiano nos últimos anos, o Lodi soma três títulos e o Forte apenas um. Os "gialorossi" triunfaram pela última vez em 2016, registando o Forte, no ano seguinte, o seu único triunfo na competição. Os agora anfitriões da decisão regressaram à derradeira partida em 2018, mas não conseguiriam contrariar o "karma" do Follonica nas finais.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia