Lodi vence a Coppa

Lodi vence a Coppa

O Lodi conquistou a Taça de Itália pela quarta vez na sua história ao bater o Forte por 3-2 nas grandes penalidades. Enric Torner foi o único a desfeitear os guarda-redes em 18 penaltis e Riccardo Porchera foi um herói inesperado. #CoppaItalia

O Lodi ergueu pela quarta vez a Taça de Itália, num jogo impróprio para cardíacos.

Em Forte dei Marmi, Lodi e Forte, dominadores nos últimos anos no Hóquei em Patins transalpino, encontraram-se pela primeira vez na final de uma "Coppa". Na terceira vez do Forte na decisão e oitava do Lodi, o jogo foi pautado pelo equilíbrio.

Sem golos na primeira parte, Jordi Mendez adiantou o Lodi aos seis minutos e meio, mas o também catalão Martí Casas respondeu menos de um minuto depois

Aos 13 minutos, Martí Casas fez o seu segundo golo para a vantagem do Forte, mas o desnível no marcador voltaria a não durar. Minuto e meio depois, "Checco" Compagno repôs a igualdade, que não mais seria desfeita em tempo útil. Ou em prolongamento.

Com tudo adiado para a lotaria brilharam os guarda-redes. Valentin Grimalt e Riccardo Gnata defenderam oito grandes penalidades cada até à série decisiva. Enric Torner fez, enfim, balançar a rede, mas tudo ficava pendente de mais uma grande penalidade, com o Forte com hipótese de igualar.

Na 18ª grande penalidade, Alberto Orlandi mandou avançar Martí Casas, que bisara no tempo regulamentar. Pierluigi Brescianni surpreendeu ao mandar o ainda desconhecido Riccardo Porchera (estreou-se a titular na última jornada da Serie A1) em vez de Grimalt para entre os postes. E terá também surpreendido Casas, que não conseguiria marcar... O Lodi erguia a Taça.

A conquista junta-se às de 1978, 2012 e 2016 e os "gialorossi" alcançam o número de triunfos do Breganze, anterior detentor do troféu. Longe estão ainda as nove conquistas do Follonica e as inalcançáveis 20 do Novara.

Quartos-de-final

Lodi 6-2 Bassano

Forte 7-6 Trissino

• Valdagno 0-1 Follonica

Sarzana 5-3 Montebello

Meias-finais

Forte 10-8 Follonica (6-6, 4-2 gp)

Lodi 4-3 Sarzana

Final

Lodi 3-2 Forte (2-2, 1-0 gp)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia