Campeão regressa ao Dragão

Campeão regressa ao Dragão

Saiu campeão nacional e regressará campeão nacional e europeu. Telmo Pinto está de regresso ao Porto depois de duas temporadas no Sporting. #Mercado #PrimeiraDivisão

No final da temporada 2018/19, Telmo Pinto deixou um Porto campeão nacional para colmatar a saída de Henrique Magalhães de um Sporting campeão europeu. Agora, os caminhos dos dois jogadores que, juntos, foram campeões nacionais no Valongo e campeões do Mundo em Barcelona, voltam a cruzar-se. Na A1.

Desde que asseguraram o regresso de Henrique Magalhães da Oliveirense que os leões tentam colocação para Gonçalo Nunes ou Telmo Pinto. Apesar do enorme apoio que tem do plantel e de ter sido importante, pela sua segurança e rigor, em particular na fase final da temporada, Telmo deverá ter visto a sua margem para jogar reduzida e regressará a uma casa que bem conhece.

Com grande parte do seu percurso formativo cumprido de azul-e-branco, Telmo Pinto, agora com 28 anos, rumou ao Valongo em 2012 para com Henrique - mas também Girão, Souto ou Rafa, entre outros - escrever a página mais bonita da história do clube, com a conquista do Nacional. Ficaria até 2015, conquistando também a Supertaça antes de rumar ao Porto de Guillem Cabestany.

Em quatro temporadas na equipa principal do Porto conquistou dois campeonatos, três Taças de Portugal e três Supertaças. Rumaria depois a Sul, para reencontrar Girão e Souto. A primeira temporada ficou marcada pela pandemia e o cancelamento das provas, mas a segunda foi de glória. No regresso ao Porto, leva consigo o estatuto de campeão nacional e de campeão europeu pelos leões.

No Porto pós-Cabestany, Telmo Pinto resolve - e de que maneira - o "problema" criado pela inesperada saída de Daniel Oliveira ("Poka") para o Benfica numa altura em que o "mercado" já estava de alguma forma condicionado. Para colmatar a saída de Giulio Cocco fora elegido Carlos Ramos (Valongo) e a opção para fechar o plantel seria Hugo Santos, que tem contrato com os dragões e terminou cedência à Sanjoanense. Mas Hugo é um atacante e, agora, o regresso - até pelos menos minutos que poderia ter como 11º jogador - poderá estar hipotecado.

No Sporting, certa é para já apenas a entrada de Henrique Magalhães, enquanto de saída estão Álvaro Morais (Óquei de Barcelos) e então Telmo Pinto (Porto), o que no imediato levará a um "emagrecimento" do plantel às ordens de Paulo Freitas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia