Notícia

Pichu, um argentino n'Aldeia

Aug 10, 2021

O Turquel anunciou o acordo com o argentino Federico Balmaceda. "Pichu" junta-se aos também reforços Tiago Silva (ex-BIR) e Xavier Lourenço (ex-Candelária), este de regresso um ano depois. #Mercado #PrimeiraDivisão

Turquel é uma daquelas localidades de Portugal em que o Hóquei em Patins fala mais alto, com jogadores com potencial a aparecerem com frequência. Mas dificilmente rivalizará em quantidade com a argentina San Juan, viveiro de inúmeros craques de bitola mundial. Agora, a equipa da Aldeia "importa" Federico Balmaceda. "Pichu".

Em 2016, depois de uma ligação de duas temporadas, o argentino German Dates - há muitos anos radicado em Portugal - deixava Turquel e não mais a equipa do concelho de Alcobaça voltaria a contar com um estrangeiro, reforçando consecutivamente a sua aposta na "prata da casa". Mas, para a próxima temporada, já anunciados Xavier Lourenço e Tiago Silva, a equipa contará novamente com um jogador do país das pampas.

Federico Balmaceda despontou como goleador nos escalões de formação da Unión Vecinal de Trinidad, a UVT, e em 2011 integrou a selecção argentina de Sub-20 que disputou em Barcelos o Mundial do escalão. A albiceleste foi afastada nas "meias", nas grandes penalidades, por Portugal e acabaria em quarto, mas alguns jogadores conseguiriam - mais cedo ou mais tarde - a sua afirmação. Como Maxi Oruste, actual jogador do Liceo, Gonzalo Romero, do Sporting e uma das estrelas maiores da modalidade, Franco Platero, que neste defeso troca o Liceo pela Oliveirense, ou Guido Pellizari, que esteve no Valença de 2016 a 2018, e Pablo González, que esta época representou o Marinhense.

"Pichu" aventurou-se no Hóquei em Patins europeu em 2014, para representar o Correggio. Seguiu-se o Pieve e o Giovinazzo, regressando em 2017 à Argentina. Em 2020 foi de novo chamado ao Velho Continente, assinando um compromisso de dois anos com o Lyon. Apontou cinco dos sete golos da sua equipa nas duas primeiras jornadas, mas não houve mais jornadas... A pandemia precipitou o novo regresso à Argentina e à UVT onde despontara.

Aos 29 anos, Balmaceda estava integrado nos trabalhos da pré-selecção albiceleste de "Negro" Paez, que prepara a participação no Sul America, mas partiu para Portugal. E para Turquel.

Mais dois reforços

Para além de Federico Balmaceda, o Turquel já anunciou outros dois reforços. Tiago Silva chega aos 22 anos do BIR, onde, com muitos golos, contribuiu para a melhor campanha de sempre da equipa de Valado dos Frades, quarta na Zona Sul da II Divisão.

Xavier Lourenço, de 26 anos, regressa... outra vez. Formado no Turquel, "Xavi" sairia em 2016 para um périplo por Espanha (Alcoi), França (Saint-Omer) e a II Divisão Nacional (Os Tigres) antes de voltar a "casa" em 2019.

Previa-se um regresso em definitivo, mas, depois de apenas uma temporada, Xavi voltou a emigrar, para o Saint-Omer onde já fora feliz. Mas as rígidas medidas restritivas de combate à pandemia em França permitiram apenas um par de jornadas e, sem competição à vista, Xavier Lourenço voltou a Portugal em Dezembro para ajudar à missão de subida - que não seria cumprida - do Candelária.

Com estes três reforços e a anunciada continuidade de André Pimenta, Daniel Passos, Tiago Mateus, Tiago Rafael, do capitão Vasco Luís e dos guarda-redes Diogo Almeida e Gonçalo Duarte,  o plantel às ordens de João Simões tem oficializados 10 jogadores e poderá estar fechado, tendo como "backup" um punhado de valores seguros da equipa "B" e de Sub-19.

Turquel 2021/22

Guarda-redes: Diogo Almeida e Gonçalo Duarte

Jogadores de pista: André Pimenta, Daniel Passos, Federico Balmaceda (ex-UVT), Tiago Mateus, Tiago Rafael, Tiago Silva (ex-BIR), Vasco Luís e Xavier Lourenço (ex-Candelária)

Treinador: João Simões

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade