A nova 'Armada' de Cabestany

Guillem Cabestany anunciou esta segunda-feira a 'Armada' que outrora foi 'Invencível' e que procurará defender o título europeu conquistado em 2018. Em relação à última competição, Cabestany muda meia selecção.

A nova 'Armada' de Cabestany

Guillem Cabestany anunciou esta segunda-feira a sua primeira convocatória como novo seleccionador absoluto de Espanha. O objectivo é revalidar o título conquistado em 2018, num Campeonato da Europa que se realiza em Paredes entre os dias 14 a 20 de Novembro. Em competição, para além de Espanha, estarão os históricos Portugal e Itália, a França e ainda Alemanha e Andorra.

Numa lista inicial de quatro guarda-redes e 15 jogadores de pista (ainda Cabestany não tinha sido anunciado) que estavam apontados a um Europeu em Agosto, entram agora o guarda-redes Martí Serra, do Lleida - juntando-se a Carles Grau e Xavi Maliàn -, e o atacante Marc Grau, do Liceo, para uma escolha final de 12 jogadores.

Na última prova disputada, às ordens de Alejandro Dominguez, a Espanha foi terceira no Campeonato do Mundo de 2019, não dando continuidade em Barcelona às conquistas mundial (2017, Nanjing) e europeia (2018, Corunha) dos dois anos anteriores. Cairia frente a Portugal nas meias-finais, no prolongamento, e dessa selecção não estará agora Albert Casanovas, que abandonou em 2020, mas também "saem" Sergi Fernández, Edu Lamas, Jordi Adroher e Nil Roca.

A grande surpresa poderá ser a chamada de Sergi Aragonés, que procura o seu espaço no novo Benfica, mas que Guillem Cabestany considera um "super-jogador" e "super-completo". De Portugal, para além de Malián e Aragonés, Cabestany escolheu também os leões Ferran Font e Toni Pérez e um Xavi Barroso que conhece desde os tempos do Vendrell e que chamou para o "seu" Porto.

Guillem Cabestany sucede a Ricardo Ares - que, pela pandemia, não chegaria a liderar a Espanha em qualquer competição - e regressará a Portugal á frente de "La Roja" com o indubitável valor acrescentado de seis temporadas à frente do Porto, tendo treinado Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Jorge Silva, Rafa e Telmo Pinto, cinco dos convocados de Garrido para tentar destronar a Espanha.

O técnico catalão - e a selecção que agora orienta - defenderá o título conquistado na Corunha, procurando voltar a vencer em Portugal, o que aconteceu pela última vez em 2012... em Paredes. Depois disso, e antes da edição na Corunha, a Espanha falhou o "octa" em Alcobendas (2014) e viu Portugal vencer em Oliveira de Azeméis (2016).

Espanha - Campeonato da Europa 2021

Guarda-redes: Carles Grau (Liceo), Martí Serra (Lleida), Xavier Malián (Porto)

Jogadores de pista: César Carballeira (Liceo), Ferran Font (Sporting), Ignacio Alabart (Barcelona), Marc Grau (Liceo), Pau Bargalló (Barcelona), Sergi Aragonés (Benfica), Sergi Panadero (Barcelona), Toni Pérez (Sporting), Xavi Barroso (Porto)

Treinador: Guillem Cabestany

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Liceo vira Clássico com bis de Grau

Liceo vira Clássico com bis de Grau

O Liceo venceu o Reus com reviravolta de Marc Grau, no jogo maior de uma 6ª jornada em que Roc Pujadas marcou os três golos do triunfo do Noia. A regra foram vitórias por 4-1, em quatro dos jogos realizados.

A 'normalidade' que redunda em triunfos

A 'normalidade' que redunda em triunfos

A selecção de Sub-17 espanhola, às ordens de Cabestany, venceu a primeira Eurockey Cup feminina. O reflexo de uma base alargada e que redunda em conquistas da selecção sénior.