«Para nós, não vale a pena arriscar mais»

A pandemia deixou marcas e receios profundos em Itália e a selecção italiana preferiu não ir a jogo perante os casos nos portugueses. 'O mais importante é que os dois rapazes fiquem bem', deseja Alessandro Bertolucci.

«Para nós, não vale a pena arriscar mais»
Foto de capa: Marzia Cattini @ FISR

Quando a pandemia chegou à Europa, Itália foi devastada ainda antes de alastrar a outros países. Milhares de casos e milhares de mortes deixaram marcas que custarão a sarar.

"Tivemos medo e, para nós, não vale a pena arriscar mais", conta ao HóqueiPT o seleccionador Alessandro Bertolucci sobre o jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares no Europeu que acabaria por ser cancelado.

"Desistimos de jogar porque amanhã [este domingo] regressamos às nossas famílias, aos nossos clubes e acreditamos que esta é a decisão mais segura que podemos tomar neste momento", esclarece. "Ainda não fizemos testes. Temo-los aqui e vamos ver o que decidimos com o médico, mas, de certeza, quando regressarmos a Itália vamos fazer tudo o que seja necessário", explica. "A equipa está toda bem e não quisemos arriscar mais", reforça.

Num perceptível português - que confessa, vai praticando com o professor João Pinto, seu atleta no Trissino -, "Alex" lamenta o sucedido. "É uma pena que isto tenha acontecido, pelo Hóquei em Patins em geral, e só desejo que fiquem bem os dois rapazes [João Rodrigues e Henrique Magalhães] que contraíram o vírus. Isso é o mais importante neste momento", deseja.

Alessandro Bertolucci brilhou no Óquei de Barcelos entre 1998 e 2002 e, pese o triste desfecho deste Campeonato da Europa, é apaixonado por Portugal. "Alegrou-me muito regressar ao país onde nasceu a minha filha. Esta é a minha segunda pátria. Um dia vou regressar", garante.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Jogo pelo bronze cancelado

Jogo pelo bronze cancelado

O jogo pelos 3º e 4º lugares, entre Portugal e Itália, foi cancelado a poucos minutos do início depois de terem sido conhecidos dois casos positivos de CoViD-19 na selecção portuguesa.

«França e Espanha não aplicaram os valores de ética e fair play»

«França e Espanha não aplicaram os valores de ética e fair play»

Em linha com o que começa a ser prática comum entre os clubes nacionais, a Federação de Patinagem de Portugal emitiu um comunicado. A FPP visa o jogo entre França e Espanha, repudiando 'todos os comportamentos anti-desportivos'.

Agressão 'inadvertida' vale suspensão de oito dias a Font

Agressão 'inadvertida' vale suspensão de oito dias a Font

Ferran Font foi sancionado com suspensão por oito dias (já cumpridos) na sequência da expulsão no primeiro jogo do Sporting, em Valongo. Na habitual demora processual, Font participou em seis jogos e assinou 10 golos.

Portugal vence o jogo mais ingrato

Portugal vence o jogo mais ingrato

A selecção portuguesa venceu Andorra por 12-1, num jogo que já nada mudava no desfecho da primeira fase. Afastado da final, Portugal defrontará Itália pelo bronze este sábado.